Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 14/02/2012




Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


"A solidariedade converte em direito o que a caridade dá como favor."
( José Ingenieros )





EVANGELHO DE HOJE
Mc 8,14-21



Os discípulos haviam esquecido de levar pão e só tinham um pão no barco. Jesus chamou a atenção deles, dizendo:
- Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!
Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros:
- Ele está dizendo isso porque não temos pão.
Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou:
- Por que vocês estão discutindo por não terem pão? Vocês não sabem e não entendem o que eu disse? Por que são tão duros para entender as coisas? Vocês têm olhos e não enxergam? Têm ouvidos e não escutam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil pessoas? Quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Doze.
Jesus perguntou outra vez:
- E, quando eu parti os sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Sete.
Então Jesus perguntou:
- Será que vocês ainda não entendem?






MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.
Este Evangelho que Jesus e os discípulos estavam na barca, e os discípulos estavam preocupados porque tinham se esquecido de levar pão. “Jesus falou: Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Eles pensaram que Jesus estava falando do fermento material. Jesus os repreendeu. Lembrou-lhes que no dia anterior havia multiplicado pães para uma multidão, e disse: “Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvir?”
Tanto os fariseus como Herodes buscavam exageradamente a própria segurança, sem confiar em Deus. E essa busca se transformava em ganância, que gera a exploração do próximo, a desunião etc. Como os fariseus e Herodes pertenciam à classe alta, o seu exemplo de vida atuava na sociedade como o fermento, isto é, transformava toda a massa.
Nós passamos a vida preocupados com o pão material, e nos esquecemos de nos dedicar mais às coisas de Deus. O cristão não se preocupa demais com as coisas materiais, sabendo que Deus é Pai providente. Por isso não acumulam bens, e substituem o comércio pela gratuidade e a concentração pela partilha.
Na visita de Jesus aos seus amigos Marta, Maria e Lázaro, Marta cometeu um erro semelhante. Ao invés de ouvir Jesus, como sua irmã, ficou atarefada na preparação de comida e pouso para os queridos visitantes. E Jesus deu bronca: “Marta, Marta! Tu te preocupas com tantas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
Os três grandes pecados do mundo são a concupiscência da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida. Todos provêm da falta de fé, e são as raízes de todos os pecados que cometemos (Cf 1Jo 2,15-16).
O “fermento dos fariseus e o fermento de Herodes” era a preocupação exagerada pela própria segurança e sobrevivência, esquecendo-se de confiar mais em Deus, e obedecer-lhe servindo ao próximo.
O milagre da multiplicação dos pães aconteceu exatamente quando Jesus e os discípulos fizeram o contrário dos fariseus e de Herodes: repartiam com os outros o pouco que tinham.
Os fariseus tinham uma maneira de ser religioso muito comum em todos os tempos: praticar a religião egoísticamente, sem viver no amor. E sendo, tanto os fariseus como Herodes, gente importante na sociedade, os Apóstolos corriam sério perigo de ir na onda deles, o que já estava começando a acontecer naquela preocupação com o esquecimento dos pães.
Os fariseus estavam dispostos a servir a Deus; mas Deus, em troca, devia reconhecer os méritos deles e premiá-los. Esta é a mentalidade da maioria das seitas atualmente, torcendo para o inverso a frase de S. Francisco em sua oração: “É dando que se recebe”.
O fariseu evita o trato simples com os demais, por medo de que descubram seus sentimentos. Ele sabe que tem as mesmas fraquezas, apesar de ser praticante da Lei. Mas não tem a chave da superação dos próprios defeitos, que é a oração humilde. Não lhe resta, portanto, outro caminho senão salvar as aparências, através de uma conduta externa irrepreensível.
A Irmã Dulce nasceu em Salvador – BA, em 1914. Como jovem, formou-se em enfermagem. Com dezoito anos entrou na Congregação das Irmãs da Caridade, onde se tornou Irmã em 1932.
Dois anos depois, ela estava caminhando na vila Ilha dos Ratos, periferia de Salvador, e um menino lhe pediu ajuda. Conversando com o garoto, ela viu que ele não tinha onde morar. Olhou de lado, viu um barraco abandonado, arrombou a porta e colocou a criança dentro.
No dia seguinte, ela voltou ao local para ver como estava o menino. Uma velhinha que sofria de câncer e um deficiente físico lhe pediram ajuda. Como os dois não tinham onde morar, Irmã Dulce os colocou junto com o menino no barraco.
Apareceu o dono do barraco reivindicando a posse, e a Irmã levou os três para um mercado de peixe desativado. Ali, como espaço era maior, o grupo cresceu. Mas o prédio pertencia à prefeitura e o prefeito foi implacável: mandou a Irmã embora de lá.
Ela conseguiu licença da madre superiora e transformou o galinheiro do convento em albergue. E assim foi. Nada desanimava a Irmã.
Numa noite, em 1952, ela ouviu o barulho forte na rua. Foi até a janela e viu que um ônibus e um bonde tinham colidido. Correu ao local, pegou um caixote, subiu em cima e quebrou o vidro da janela do ônibus, salvando doze pessoas. Seu hábito ficou todo chamuscado. Resumindo, a Ir Dulce foi uma bênção para os pobres de Salvador. Está em processo de beatificação.
Esta não foi contaminada pelo fermento dos fariseus.
Maria Santíssima não acumulava bens para si, nem procurava dar uma aparência melhor do que ela era realmente. Mesmo não tendo pecado, era humilde e se reconhecia indigna dos favores divinos. Que ela nos ajude no testemunho da verdade, da humildade e da transparência, da confiança em Deus e do serviço aos irmãos.
Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.






VIDA SAUDÁVEL

Saiba como manter a dieta sem atrapalhar a vida social


Dieta e vida social combinam sim, desde que você tenha determinação para resistir às tentações
Dieta significa descartar saídas com amigos, almoços e jantares em restaurantes e zero de vida social, certo? Não precisa ser assim segundo dicas listadas pelo site Female First. Confira como conciliar as duas coisas sem fazer tantos sacrifícios.

Apoio

A jornada para perder peso é algo pessoal, mas fica difícil se as pessoas próximas não colaboram. O ideal é que seus amigos apoiem e evitem tantos convites tentadores. O ideal seria você ter uma conversa franca com eles, sobre a dieta e projeto de vida saudável. Em vez de recusar os convites para sair, apenas sugira um lugar light, ao invés de fast-food.

Lanchinhos em casa

Quando você for sair, seja para o cinema, bar ou qualquer lugar onde possa vir a ser tentado pelas guloseimas, o ideal é comer um lanche saudável antes de sair de casa. Assim, você sacia a fome e evita sair da dieta.

Comer fora

Você pode comer fora de casa quando está fazendo dieta. Apenas conte a quantidade de calorias a ser ingerida antes de escolher o prato. Se você já sabe o restaurante aonde vai, procure previamente conhecer o menu on-line e descubra uma refeição que esteja dentro do limite de calorias da sua dieta.
Você também pode sugerir um lugar que seja especializado em saladas, ou um restaurante que divulga o número de caloria dos pratos no menu. Agora se o seu destino for o cinema ou bar, faça um lanche saudável antes de sair de casa, e leve uma garrafa de água, sempre que sentir fome, tome um pouco.

Festas em casa

Se você fizer uma festa ou convidar alguém para ir a sua casa, ofereça lanches saudáveis para seus convidados. Faça uma adaptação das receitas, com aperitivos com calorias adequadas à dieta.Todos esses sacrifícios serão recompensados quando você entrar naquele jeans tão sonhado.
Quando os resultados começarem a aparecer, você vai parar de se preocupar e deixar de evitar os eventos sociais. Mas não seja rígida, mesmo quando o assunto é dieta, a todos é permitido uma pequena folguinha para depois voltar ao regime diário.

Colegas

Vale apena dizer que você é o que você come. Então, evite trazer para casa alimentos que estão fora da sua lista de dieta. Não adianta deixar a geladeira cheia de guloseimas, se seu objetivo é perder peso.
Independente se quem mora com você esteja fazendo dieta ou não, peça para que não trague para casa alimentos calóricos, ou algum tipo de tentação que o faça você sair da linha. Outra solução é manter tais itens em armários separados, longe dos seus olhos.
Quando sair da linha

Se você está se sentindo preso e não motivado na sua dieta, tente manter um diário e anote tudo que você come. Assim fica mais fácil você adotar uma alimentação mais saudável e saber se dá para para fazer concessões e sair um pouco da dieta.







MOMENTO DE REFLEXÃO

No mundo já somos mais de 7  Bilhões de pessoas, e você anda sofrendo por causa de uma só?
Temos mais de 1,5 milhão de empresas no Brasil, e você chorando por causa de um emprego?
Olha quantas oportunidades podem se abrir, novas profissões, novos setores, aprendizado.
E mesmo sem conseguir um emprego, resta a oportunidade de comprar balas no atacado e vender no varejo, ou fazer bolos em casa, quem sabe não nasce ai o Rei/Rainha do Hot-Dog?
Por que você se limita tanto?
Se fechando nesse mundinho, quando há esse mundão de meu Deus, estradas e mais estradas, desertos, planícies, mares, rios, montanhas e mais montanhas, e você se afundando nas mesmas ruas…
Por que você insiste no sofrer?
Mude o rosto, desfaça essa cara de quem comeu e não gostou, pare com essa mania de ser infeliz, de fazer os outros sentirem pena.
“Quem tem pena são as aves, você tem “pele”,
Enquanto você dorme todas as células do seu corpo se renovam, enquanto você anda, ela é elástica e flexível, coisa que muita gente não é, por isso não anda, empaca, emperra, não se renova.
Antes de reclamar de Deus, dos anjos, dos amigos, dos pais ou dos parentes, procure em você mesmo, olhe para dentro de você e veja o que lhe falta:
ânimo? você sonha?
amigos? você os procura?
estabilidade? você se controla?
paz na família? você fala baixo, doa amor, se entrega para a paz?
Pergunto de novo: por que você se limita tanto?
Está tudo ai em você, pronto para vencer, pronto para ser feliz, só depende de você.
Mude agora, acredite nas possibilidades, não tenha medo de ser melhor a cada dia, ainda que cada passo seja um gemido, do calo que ainda não cicatrizou.
Tudo é pouco, perto do que você merece!
Acredite em você!

Paulo Roberto Gaefke




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário