Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 08/02/2012




Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2012


"É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças."
( Giacomo Leopardi )




EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,14-23


Jesus chamou outra vez a multidão e disse:
- Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. [Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.]
Quando Jesus se afastou da multidão e entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram o que queria dizer essa comparação. Então ele disse:
- Vocês são como os outros; não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo.
Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos.
Ele continuou:
- O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.
Neste Evangelho, Jesus suprime todas as leis judaicas sobre pureza e impureza, introduzindo outro sentido para essas palavras.
O que vem de fora não torna o homem pecador, e sim o que sai do coração, isto é, da consciência humana, que cria os projetos e dá uma direção aos atos humanos. Jesus anuncia uma nova forma de moralidade, onde os homens podem relacionar-se entre si na liberdade, uma liberdade responsável, que parte da consciência bem formada.
A intenção de Moisés, ao promulgar a lei sobre a pureza e impureza (Lv 11) era proteger a saúde de um povo bárbaro e sem cultura. Mas a interpretação errada dessa lei deu fundamento a uma sociedade injusta, baseada em tabus que criavam e solidificavam diferenças entre as pessoas, gerando privilegiados e marginalizados, opressores e oprimidos.
É bom lembrar que os livros da Bíblia foram escritos em épocas diferentes, durante um período de muitos séculos. E Deus se apresenta como o grande pedagogo do seu povo. Na medida em que o povo assimilava uma lei, ele dava outra mais forte e profunda.
Por exemplo, Abraão podia ter muitas mulheres, e Moisés permitiu dar carta de divórcio à esposa. Já Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, diz: “O Senhor é vigia entre ti e a mulher da tua juventude, a quem traíste. É ela a tua companheira, a esposa com a qual tens compromisso. O Senhor não fez dos dois uma unidade de carne e espírito? E para que essa unidade? Para conseguir uma descendência que seja de Deus” (Ml 2,14-15).
Veja a diferença entre um livro e outro! Por isso que, sem a ajuda da Igreja, não podemos entender a Bíblia de forma correta.
Nada do que Deus criou é impuro. Por isso ele não se ofende de comermos carne de porco ou qualquer outro alimento, ou de tocarmos em doentes ou objetos manchados de sangue. O pecado está no que sai do coração. E ele exemplifica: “Más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”.
Certa vez, um senhor foi conversar com o padre, dizendo que estava com crise de fé. Os dois foram conversar numa sala, cuja janela era de vidros transparentes, mas estes estavam embaçados, devido ao frio que fazia lá fora.
A certa altura, o padre pediu ao homem: “Por favor, vá até a janela e olhe para fora”. Ele. O padre perguntou: “O que você está vendo?” “Estou vendo pessoas passando na rua” – disse ele – “mas vejo mal, nem dá para distinguir direito, porque os vidros estão embaçados”.
Então o padre foi lá, abriu a janela e perguntou: “E agora”. O senhor respondeu: “Agora vejo nitidamente as pessoas, as casas e até as flores no canteiro central”.
Concluindo, o padre: “Uma vida cristã medíocre embaça os olhos e a pessoa começa a ter dúvidas de fé”. Melhore a sua fidelidade a Deus, que as dúvidas de fé desaparecerão. “A lâmpada do corpo é o olho; se teu olho for transparente, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas” (Mt 6,22-23).
O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.





CURIOSIDADES



 O que era Rosebud?

Esta é a dúvida que acompanha todo o enredo de Cidadão Kane, a obra-prima cinematográfica do diretor Orson Wells. Mas a revelação só ocorre nos momentos finais do filme quando, em seu derradeiro suspiro, o personagem Charles Foster Kane relembra dos bons tempos em que brincava na neve com seu trenozinho vermelho, carinhosamente batizado de Rosebud. Detalhe de alcova: o termo traduzido significa botão de rosa e era o “apelido” pelo qual William Randolph Hearst chamava o clitóris de sua amante, a atriz Marion . Para quem não sabe, a história de Kane é inspirada na vida de Hearst, grande magnata da imprensa nos anos 40.


Por que o cinema é conhecido como a sétima arte e quais são as outras seis?

Na Antigüidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloqüência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima arte".


Por que o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho?

Porque no dia 19 de junho de 1898, retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Segreto registrou as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da baía da Guanabara.


Por que o prêmio recebeu o nome de Oscar?

Até 1931, o troféu, era chamado apenas de estatueta. Nesse ano, conta a lenda, a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, ao observar a estatueta em cima da mesa de um dos diretores da Academia, comentou: "Nossa, parece meu tio Oscar". Ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu a brincadeira e a publicou. O nome pegou. O Troféu imprensa, cópia fiel do Oscar, foi criado em 1958 para premiar os melhores da TV Brasileira.


Adianta proteger o vidro do carro com a mão para que uma pedra não o quebre?

De acordo com o engenheiro John McNeill Ingham, este costume tem bons fundamentos teóricos. Em contato com o vidro, o corpo é capaz de absorver parte da energia da pedra e, além disso, pode evitar uma possível vibração, que propagaria pequenas trincas. “Na prática, porém, os dedos surtem pouco efeito”,garante o profissional. Ele próprio já teve o vidro estilhaçado durante uma viagem em estrada de cascalho, mesmo com um amigo apoiando o pé na superfície do vidro.


Como a água produz energia elétrica?

Para entender o processo é preciso saber a diferença entre as energias potencial e cinética. O potencial é a capacidade de movimento do objeto estático (energia sem movimento) enquanto a cinética é o próprio deslocamento (energia do movimento). Em uma represa, a água parada acumula energia potencial. Quando as comportas são abertas, a energia potencial se transforma em cinética e move as turbinas. A energia elétrica é produzida por um gerador que funciona com o movimento das turbinas.






MOMENTO DE REFLEXÃO


A mente e o corpo são inter-relacionados e dependentes um do outro. Portanto, quando uma pessoa está enferma, também está mentalmente abaixo do normal.
A pessoa que atravessa a fase depressiva de seu ciclo de humor deve guardar segredo desse fato, pois se comentar seus sentimentos, apenas o intensifica.
Foi o que aconteceu com minha amiga, que - por não saber controlar seus ciúmes - acabou envenenando o seu relacionamento amoroso!
Ela era casada pela primeira vez, porém ele já vinha de outro casamento.
Eles amavam-se como adolescentes e, embora já tivessem filhos, ainda se comportavam como os casais de namorados, especialmente quando iam ao cinema; aliás, nem sei por que iam, pois não assistiam ao filme, ficavam naquele amasso o tempo todo; digo não o que me contaram, mas o que vi com meus próprios olhos.
Um dia, sua irmã apareceu em sua casa, para passar alguns dias.
Tudo ia bem, até que minha amiga achou de acusar o marido de ficar olhando para as pernas da irmã dela, quando estavam na sala vendo TV.
Ele estava inocente, portanto, defendeu-se; contudo, ela não acreditou e ainda salientou o fato de que só porque a irmã, tinha pernas bonitas, ele não tinha olhos para mais nada a não ser para as belas pernas da irmã!
Resumindo: até a primeira acusação, o marido era inocente. Porém, a esposa bateu tanto naquela tecla, que ele acabou prestando atenção realmente nas pernas da outra... E não deu outra! Acabou tendo um caso com a cunhada.
Observem como tudo começou!
Do nada! Pois não havia nada ainda até as crises de ciúmes.
Alguém observou, com muita propriedade, que cada indivíduo é como um pequeno imã que atrai o ponteiro de uma bússola.
Pode-se mover a bússola ao redor do imã em qualquer direção e sempre o ponteiro indicará o imã.
Como um dia de primavera pode nublar-se a qualquer momento, fiquemos atentos às reações dos nossos sentimentos, especialmente se o que está imperando for o ciúme, porque, sem dúvida alguma, esse veneno é . . .um veneno que mata.


Irani Genaro




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário