Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 26/02/2012




Domingo, 26 de fevereiro de 2012


"Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço." (Gabriela Mistral)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 1,12-15


Logo depois o Espírito Santo fez com que Jesus fosse para o deserto. Jesus ficou lá durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ali havia animais selvagens, e os anjos cuidavam de Jesus.
Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.





MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira

O Evangelho de hoje, por ser narrado por São Marcos, é bem resumido. Em linhas gerais, diz que Jesus, após seu batismo, foi passar 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio e servido pelos anjos. Logo após João Batista ser preso, Jesus voltou pregando: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."
O Evangelho de Mateus é mais detalhado na parte das tentações do deserto. Por isso, para quem quiser uma reflexão mais específica sobre esse tema, pode ler: "Resistindo às tentações", que escrevi na Quaresma do ano passado.
O que está mais evidente no Evangelho de hoje é o fato de que foi necessário um tempo de preparação, afastado de tudo e de todos, para que Jesus se sentisse pronto para começar a pregar o Evangelho. No mundo que vivemos atualmente é praticamente impossível imaginarmos como seria afastar-se de tudo e passar 40 dias em total isolamento. Sem ninguém para conversar, a não ser em oração... Num silêncio completo, apenas como o barulho do vento e dos animais selvagens... Jesus teve tempo para refletir sobre tudo o que já havia vivido e sobre o que iria viver nos próximos anos de vida pública, pregando o Evangelho. Ele teve tempo para aquietar o coração da correria do mundo, ficar em silêncio total, inclusive de pensamentos, até chegar o momento de planejar e se preparar para os próximos anos da sua vida.
É essa a mensagem principal de hoje: para que nós tenhamos um tempo de silêncio, para que possamos refletir sobre as atitudes que tomamos na nossa vida até agora, e tomemos uma decisão. Foi Jesus quem disse: acabou o tempo de viver de qualquer jeito, agindo como se não houvesse consequências para os nossos maus atos. Chegou o tempo de se arrepender e de viver corretamente, buscando a justiça e o amor. Se fizermos a nossa parte, estaremos contribuindo para o que a Campanha da Fraternidade desse ano nos traz a refletir: a segurança.
Não se engane: é nos pequenos gestos do dia-a-dia que nós levaremos os bons exemplos a todos os que nos cercam.

jailsonfisio@hotmail.com





MUNDO ANIMAL

Cuidados preventivos podem evitar intoxicação dos pets              

Os animais domésticos, muitas vezes, estão sujeitos a intoxicações, tanto acidentais como intencionais. Alterações bruscas nas rotinas domésticas podem contribuir para acidentes, incluindo envenenamentos.
Segundo Isabella Vincoletto, veterinária da Vetnil, mudanças de casa, pessoas diferentes cuidando do animal, reformas ou novas construções também ocasionam aumento no número de acidentes domésticos com animais de estimação. Isso sem contar que muitos proprietários descuidam no armazenamento de produtos químicos – usados para a limpeza da casa -, inseticidas e lixo, materiais nocivos que não devem ser deixados expostos a esses curiosos por natureza.
Além dos inseticidas, os Carbamatos (“chumbinho”) e as substâncias usadas em banhos contra carrapatos e sarnas são causas muito comuns de intoxicações dos pets e podem provocar a morte dos animais afetados, nos casos mais graves.
O uso indiscriminado, sem prescrição médica, de antinflamatórios não-esteróides e de medicamentos destinados a grandes animais ou humanos também podem ser nocivos à saúde do pet.
Por isso, caso seu animal de estimação esteja tomando algum medicamento, é importante que a administração seja feita por pessoa preparada, sem alternância do tratador.
Ela ressalta, que algumas plantas são venenosas e sua ingestão acidental pode estar relacionada ao aparecimento de sintomas de intoxicação. Por isso, mantê-las longe do alcance dos pets é muito importante.
Ao perceber que um animal está envenenado ou intoxicado, deve-se levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Algumas medidas, no entanto, podem ser tomadas antes ou durante o trajeto, como paliativos, para que haja tempo do socorro médico.
No caso da ingestão acidental de alguns tipos de venenos ou plantas por animais de estimação, pode-se provocar o vômito usando sal de cozinha (1 a 3 colheres de chá por via oral) ou água oxigenada doméstica (5 ml por via oral), orienta a veterinária .
Mas cuidado: se a ingestão acidental tiver sido por uma substância corrosiva (ácidos ou bases fortes) ou substâncias derivadas do petróleo, como querosene, o vômito NÃO deve ser estimulado. Pode-se dar leite ou água para diluir o veneno.
Em ambos os casos recomenda-se utilizar um carvão ativado, o que muitas vezes pode salvar a vida do animal. O carvão ativado tem poder adsorvente (fixação das moléculas de uma substância na superfície de outra substância), sugando o material tóxico para seu interior e permitindo a sua eliminação nas fezes.
Quando a intoxicação derivar de um contato de substância tóxica com a pele ou os olhos, o ideal é lavar abundantemente a região afetada com água limpa e levar o pet ao veterinário de sua confiança para avaliação, afirma Isabella Vincoletto.

Vininha F. Carvalho- Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista, atuando como defensora do direito dos animais. http://www.animalivre.com.br




MOMENTO DE REFLEXÃO

Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa da enfermidade seja também extinta.
A cura real somente acontece do interior para o exterior …
Sim, diga a seu médico que você tem dor no peito, mas diga também que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia.
Conte a seu médico que você tem azia, mas descubra o motivo pelo qual você, com seu gênio, aumenta a produção de ácidos no estômago.
Relate que você tem diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer tb que não está encontrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações.
Mencione que você sofre de enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e demasiadamente ansioso.
Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoismo.
Não querem mudar de vida.
Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de uma simples mágoa.
Pretendem a desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade.
Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência.
Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas.
Suplicam auxílio para os problemas de tireóide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para expressarem suas legítimas necessidades.
Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade por conta das feridas emocionais do passado.
Clamam pela intercessão divina, porém permanecem surdos aos gritos de socorro que partem de pessoas muito próximas de si mesmos.
Deus nos fala através de mil modos; a enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que está faltando mais amor e harmonia em sua vida.
Toda cura é sempre uma auto-cura e o Evangelho de Jesus é a farmácia onde encontraremos os remédios que nos curam por dentro.
Há dois mil anos esses remédios estão à nossa disposição.
Quando nos decidiremos?

Livro: O Médico Jesus de José Carlos De Lucca





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.







Nenhum comentário:

Postar um comentário