Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 06/02/2012




Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012

“Coincidências são pequenos milagres onde Deus prefere não aparecer.”





EVANGELHO DE HOJE
Mc 6,53-56


53Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. 54Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. 55Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. 56Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


E todos quantos o tocavam ficavam curados.
Este Evangelho é um resumo da atividade curativa de Jesus em Genesaré e na redondeza. Logo que desembarcaram, as pessoas o reconheceram e procuravam, inclusive “levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados”.
Junto com a cura física, Jesus costumava dizer também: “Os teus pecados estão perdoados”. Mais que doenças, Jesus curava doentes. A saúde espiritual influi na física, e igualmente a doença espiritual influi na física. Por isso, Jesus curava as duas. Morrer sabemos que todo mundo vai; mas que isso aconteça na paz, uma paz integrada e envolvente da pessoa toda. Há muitos e muitas que morrem sorrindo, e assim ficam durante todo o velório, até a sepultura! A graça de Deus é mais forte que o corpo, que o espírito, que tudo; nada a derruba.
Na Igreja Primitiva, o fascínio da graça atingia até os familiares e amigos, que colocavam na cabeça do defunto uma coroa de louro, a mesma que, nas Olimpíadas, era colocada no atleta vencedor.
Apesar dos avanços da medicina, quando uma doença calamitosa chega a ser vencida, já surgiram outras novas e desconhecidas. A saúde e a vida continuam e continuarão a ser dom de Deus. Como é sublime a pastoral da saúde que as nossas Comunidades exercem! Quantas vezes, após uma breve visita, o doente muda completamente de fisionomia. Entendeu o mistério da vida, da doença e da graça de Deus que está acima de tudo.
Várias vezes, Jesus relacionou a cura de doenças com a vinda do Reino de Deus. As curas eram equiparadas ao anúncio do Evangelho. “Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os doentes e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos” (Lc 9,1-2).
Vamos nós também procurar tocar em Jesus, recebendo a Eucaristia, participando da Comunidade, ou aproximando-nos daqueles com os quais Jesus se identificou: os que têm fome, os doentes... (Cf Mt 25,31ss). Tocar em Jesus para nós é acreditar na sua presença continuada no mundo. A fé é um encontro pessoal com Deus, do qual Jesus é o sacramento visível a nós.
Certa vez, uma mulher procurou o padre para conversar. E começou a contar os seus problemas: com o marido, com os filhos, dificuldades financeiras, doenças...
Depois de um bom tempo, o padre cortou um pouquinho a conversa e disse: “Filha, até agora você relatou a ação do anjo mau na sua casa; fale agora da ação de Deus na sua vida! Certamente ele vai gostar muito”.
Aquela senhora caiu em si e percebeu o seu erro. Dali para frente, as suas conversas giravam em torno de coisas positivas, de bênçãos de Deus que ela recebia.
Maria Santíssima tem um cuidado especial pelos seus filhos e filhas enfermos. Basta visitar Lourdes, Aparecida e outros santuários marianos, para comprovar isso. Mãe dos doentes, rogai por nós!
E todos quantos o tocavam ficavam curados.






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gehringer responde


Tenho 33 anos e já mudei de emprego seis vezes desde que comecei a trabalhar. Nunca fui demitido ou tive dificuldade para conseguir me recolocar, mas meu status profissional não se alterou durante todo esse tempo. Ainda não tenho um cargo de liderança, coisa que alguns ex-colegas de minha idade conseguiram por terem ficado mais tempo nas empresas. Será que estou cometendo um erro?

Promoções são resultados de três fatores: resultados, relacionamento e oportunidade. Aparentemente, você é bom no primeiro. Seus resultados devem impressionar os entrevistadores e você consegue novos empregos. Posso também deduzir que você seja mediano no segundo. Você se relaciona de modo civilizado com os colegas e com os chefes. O terceiro fator é o que mais incomoda os bons profissionais. O funcionário tem todas as condições para ser promovido, mas não surgem vagas internas. Em casos assim, os mais ambiciosos e os mais impacientes saem – e os menos apressados ficam. E, por permanecerem na empresa por mais tempo, os que ficam acabam sendo contemplados pelas raras oportunidades. Ao mudar de emprego, você entra em empresas que já possuem profissionais com bons resultados, bom relacionamento e algum tempo de serviço. Sendo o mais novo de casa, você fica em desvantagem na hora de uma promoção. Tente se estabilizar em uma empresa e seja mais paciente.


Trabalho em uma empresa nova que está crescendo muito. Nossa rotina é um caos. Passamos o dia correndo atrás de coisas que devíamos ter planejado e trombamos uns com os outros. Há trabalhos feitos em duplicidade e outros que ninguém faz porque não existe uma definição de funções. Fico em dúvida se estou na melhor ou na pior empresa do mundo.

Na pior certamente você não está. Empresas que crescem aceleradamente como a sua passam todo o tempo tentando conciliar o que precisa ser feito e o que poderia ser feito, mas a demanda força todo mundo a se concentrar apenas no presente. A boa notícia é que essa correria desenfreada é temporária, até que a empresa se estabilize num patamar aceitável de crescimento. Aí, haverá tempo para conversar sobre planos de carreira. Aproveite esse momento, por mais paranoico que pareça, porque em momentos assim se aprende muito. Pior seria você estar numa empresa estagnada, com a única preocupação de não perder o emprego.


Quanto tempo uma empresa deve levar para comunicar o resultado de um processo de seleção? Estou angustiado com a demora.

Se o responsável pelo processo afirmou que ligaria para todos os participantes, continue aguardando. O prazo máximo de espera é de três semanas. É bem verdade que os candidatos aprovados ou rejeitados deveriam ser avisados do resultado, até por questão de educação, mas nem todas as empresas fazem isso. Se após 21 dias ninguém ligar, tome o silêncio como uma resposta negativa e parta para outra.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Às vezes, fico me perguntando por que, pra algumas pessoas, é tão difícil ser transparente? E quando digo ser transparente, falo da transparência no real sentido da palavra... Não falo em uma pseudo-transparência que certas pessoas somente fingem ter diante dos outros. Ser transparente não é ter falsas atitudes decentes.
Ser transparente não é ter argumentos pra justificar situações ridículas e inaceitáveis. Ser transparente não é vestir a máscara de pessoa correta e tentar enganar os outros.
Ser transparente é muito mais do que isso.
Ser transparente e sincero é, antes de tudo, não enganar a si mesmo. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que realmente sente...
Ser transparente é não vulgarizar os sentimentos puros, como o amor... Ser transparente é não dizer "Eu te amo" da boca pra fora. Ser transparente é não dizer "eu te odeio", quando na verdade se quer dizer "você me magoou"...
Ser transparente é não fazer promessas que nunca vai poder cumprir... Ser transparente é não se fazer de vítima das situações e, sim, assumir cada palavra dita, admitir cada gesto (por menor que seja) e cada pensamento.
Ser transparente é respeitar, acima de tudo, os sentimentos alheios.
Ser transparente é também assumir sua parcela de culpa em cada sofrimento vivido. Ser transparente é desnudar a alma, deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos os muros que nos empenhamos tanto para levantar...
Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura e nossa real essência aflore e transborde!
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.
Preferimos a falsa segurança de uma mentira escondida ao temor da verdade exposta.
Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos, assim, manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção; uma imagem de pessoa decente, correta, digna e completamente confiável... E, na realidade, nem todos somos...
E assim, nos afogamos mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsas promessas, em falsos sentimentos. Acabamos nos perdendo de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa franqueza, nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.
Com o tempo, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar: amor, doçura, compaixão, compreensão, confiança, respeito...
Então sofremos, ficamos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos e, principalmente, das pessoas especiais que perdemos por causa da nossa falta de atitude sincera...
Isso porque, infelizmente, achamos que é melhor fugir, se esconder, mentir, acusar, magoar, criticar, desrespeitar e julgar do que simplesmente "dizer a verdade"!! Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro, é se expor demais...
Quando, na verdade, se agíssemos com o coração e com total sinceridade, poderíamos evitar tanta dor, tanto sofrimento, tanta decepção e tantas perdas...
Por isso, sugiro que deixemos explodir toda nossa transparência!
Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível, não impor nossas falsas verdades.
Que consigamos falar a verdade mesmo (doa a quem doer), que consigamos admitir nossos erros, que consigamos pedir desculpas pelas nossas faltas.
E que consigamos falar somente o que sentimos de verdade: amor ou ódio, tristeza ou alegria, decepção, orgulho...
Que consigamos docemente viver, sentir, ser o que somos, amar... e se deixar ser amado!! Que sendo transparentes, possamos ser plenamente felizes...
Espero, sinceramente, que um dia VOCÊ CONSIGA SER TRANSPARENTE E FELIZ, apesar de todo o risco e dor que isso possa significar.



Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário