Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 09/02/2012




Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012

“De repente, você espera tanto uma coisa, mas tanto, que quando a coisa acontece você nem nota. E continua esperando.”





EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,24-30


Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto da cidade de Tiro. Ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, mas não pôde se esconder. Certa mulher, que tinha uma filha que estava dominada por um espírito mau, ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. Era estrangeira, de nacionalidade siro-fenícia, e pediu que Jesus expulsasse da sua filha o demônio. Mas Jesus lhe disse:
- Deixe que os filhos comam primeiro. Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
- Mas, senhor, - respondeu a mulher - até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair.
Jesus disse:
- Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha.
Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Fé não tem fronteiras…
Na dinâmica do relacionamento entre o servo e seu senhor há sempre um espaço especial para aqueles que são obstinados (persistentes) e ao mesmo tempo dóceis.
É comum ver plantado nos nossos jardins e calçadas uma planta comum do cerrado cujo nome parece ser FICUS. De fácil lidar e cuidar ela é plantada e esquecida, somente lembrada na época das podas. Essa planta tem uma grande peculiaridade, sua persistência em crescer a faz entupir os encanamentos de água e esgoto das casas
A vontade com que busca por água, faz com que suas raízes se tornem tão profundas e compridas, que tornam difíceis a sua extração da terra. Assim, quem procura Deus, mesmo que cresça abandonada da vista das pessoas, silenciosamente, cria raízes na fé que dificilmente serão arrancadas do chão.
A condução desse ano para a renovação carismática, que estendo como necessária a todo católico, cristão ou filho de Deus é agarrar na promessa. É ter raízes profundas na fé que Deus cumpre sempre o que diz:
“(…) A promessa é de abertura das portas para seu povo, restauração e anúncio de um tempo novo, da graça de Deus PARA TODO AQUELE QUE ACREDITAR e, a partir da Sua Palavra, TOMAR ATITUDES CONCRETAS DE CONVERSÃO E OUSADIA”. (site RCC Brasil).
O que esse evangelho trás para nós além disso? Como não ver nessa mulher a própria monção descrita no site da RCC? Alguém que realmente acredita, toma uma atitude ousada e de uma atitude bem concreta.
Quantas vezes Deus por intermédio de outras pessoas também nos fala, nos cura e liberta, mas diferentemente dessa mulher, não tomamos posse que era a orientação que nos faltava para sairmos da situação que nos afligia?
Diferentemente do que pensam os céticos, Deus ainda age e muito nos nossos tempos, nós que não vemos.
Tente lembrar-se das vezes que sua dor ou aflição era tamanha, no entanto, ainda no mesmo dia alguém apareceu com a solução. Talvez Deus não tenha dito “(…) Por causa dessa resposta você pode voltar para casa”; mas talvez tenha falado “Sei que você não merece esse sofrimento” ou “levante-se, pare de chorar” ou “esta na hora de sair desse luto”…
Quem procura a Deus na aflição, na mesma intensidade que o FICUS procura pela a água acaba pelo caminho se aprofundando na fé. Deus não quer ver o sofrimento de ninguém e tão pouco se alegra com ele, pois como o apóstolo João bem diz, Ele é o Próprio Amor (I João 4, 8). Quem se dedica a persistir, mesmo abandonado, lembrado apenas nas podas, reclamações, cobranças, preconceitos, (…) acaba movendo a mão de Deus sobre sua vida e a sobre os seus. “ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, MAS NÃO PÔDE SE ESCONDER”.
Deus anda sempre conosco, só não se deixa ver.
Dia 11/02 é lembrada pela igreja N. Sra. de Lourdes, aquela que é suplicada intercessão a todos que estão doentes. Quem não melhor que mãe de Jesus, que mesmo discordando, fez o que ela lhe pediu no milagre das bodas de Caná da Galiléia. Jesus estava ali também e mais uma vez, pela insistência e ousadia de uma mulher, não pode se esconder.
Creia, seja ousado (a), toque o Senhor e Ele se revelará!
“(…) Na tribulação invoquei o Senhor; ouviu-me o Senhor e me livrou”. (Salmo 117, 5)
Um imenso abraço fraterno





MEIO AMBIENTE


Tietê, que te quero limpo


Quando surgiram as campanhas de despoluição do rio Tietê que no perímetro da capital e até onde se estendam as consequências começou na década de 90, mas precisamente em 1992, gerava grande preocupação e desilusão quando era cita do o longo prazo para que a água do rio tivesse retomado a vida com a despoluição total.
Era citado o tempo gasto no processo de despoluição de rios em outros países, com destaque para o rio Sena, na França e o Tâmisa, da Inglaterra. Este teria levado trinta anos para ser despoluído totalmente.
Silenciada durante os 18 anos que se passaram no processo de limpeza do rio, agora na capa da Folha de São Paulo há uma noticia impactante. Foram gastos quase 2 bilhões de dólares para a poluição piorar um “pouco” mais.
Nesse período já passaram seis governadores pelo Palácio dos Bandeirantes. Luiz Antonio Fleury Filho, Mário Covas, Geraldo Alckmin, Cláudio Lembo, José Serra e Alberto Goldman formam o grupo de governadores no processo de “deslimpeza” do rio Tietê. Mario Covas por dois mandatos e Alckmin no terceiro são responsáveis pelo período de 14 anos. E o Partido da Social democracia Brasileira – PSDB é pai da criança até a maioridade alcançada no final de 2010. Esse é o número de pessoas envolvidas, mas impressiona mais o de bilhões gastos para  não melhorar nada e agravar um pouco.
 Se nada tivesse sido feito a situação seria bem pior, regojiza-se Carlos Eduardo Carrella, um dos diretores da Sabesp, responsável pelo projeto. Esse argumento se compara a outro passado dos ministros de economia que apontavam as soluções para minimizar a inflação. Diziam que uma inflação de 50% ao mês estava ótima perto das previsões de 80, 90% previstos para aquele mês.
Ao contrário de autoridades de países desenvolvidos, as brasileiras costumam justificar qualquer coisa, por mais absurda que seja, sem assumirem seus erros. O gasto astronômico sem resultado careceria de investigação mais acuidada. E deveria ter sido antes de se chegar a gigantesco desperdício. O diagnóstico de onde vem a sujeira já existe. Então fazem-se necessárias algumas alteração de algumas ações e intensificar outras. Não é admissível que o esgoto, seja doméstico, comercial ou industrial seja despejado diretamente no rio. Seria oportuno a fiscalização para punir com rigor quem despejasse quaisquer dejetos nas ruas. Outra medida seria cobrar as prefeituras para implementarem medidas de tratamento dos seus esgotos.
Ninguém nunca na história deste país teria feito tanto caso o rio estivesse limpo, diria cada um dos governadores, numa luta desenfreada para aquisição do título de limpador-mor do Tietê. Apesar de não ter como o PSDB negar ao título de maior responsável, há sempre uma linguagem cifrada para amenizar situação merecedora de todo tipo de apuração.
Mais do que relevante, torna-se necessário apuração da má aplicação dos recursos, pois pode ser normal se gastar quase 2 bilhões de dólares para piorar um pouco qualquer serviço público. Cada governador teria que explicar quanto gastou e quanto piorou na sua gestão.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres:
"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado."
Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior.
Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:
-Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?
-Vamos lá. Só tenho a ganhar! Respondeu o mendigo.
Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa. Daí para frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e com o tempo ele tornou-se um dos sócios da empresa.
Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu como conseguira sair da mendicância para tão alta posição. Contou ele:
-Bem, houve uma época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia:
"Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados! Mal consigo sobreviver!"
-As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia:
"Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero."
-Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para:
"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado."
-E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. 
Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. 
Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.
Uma repórter, ironicamente, questionou:
- O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?
Respondeu o homem, cheio de bom humor:
-Claro que não, minha ingênua amiga!

Primeiro eu tive que acreditar nelas!!!





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário