Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 11/02/2012




Sábado, 11 de fevereiro de 2012


" Só há uma coisa na vida que precisamos aprender, e ninguém ensina isso nas escolas. A capacidade de suportar."





EVANGELHO DE HOJE
Jo 2,1-11


Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:
- O vinho acabou.
Jesus respondeu:
- Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.
Então ela disse aos empregados:
- Façam o que ele mandar.
Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados:
- Encham de água estes potes.
E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou:
- Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa.
E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse:
- Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.
Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.





MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


Quero ser íntimo da Mãe de Jesus
Dois pontos me chamam atenção no milagre de Caná: o primeiro deles é a personalidade impetuosa de Maria, associada à obediência de Jesus; e o segundo é o próprio milagre.
Observe alguns pontos que estão nas entrelinhas desta passagem:
1) Maria era íntima da família dos noivos, pois soube antes de todos, inclusive do mestre-sala, que o vinho estava acabando.
2) Maria sabia que Jesus era capaz de realizar milagres desta natureza.
3) Maria pode não realizar milagres, mas pode interceder com a certeza de ser atendida.
4) Jesus bebia vinho. E vinho é bebida alcoólica. Ele transformou 600 litros de água em vinho da melhor qualidade. Mas você acha que ele se embriagava ou era alcoólatra?
Noivos: tenho uma mensagem especial para vocês hoje! Vocês querem que não falte nada não só na festa de casamento, mas na vida de vocês? Sejam íntimos de Maria. Neste ponto eu tenho um testemunho para dar... Conheço uma pessoa que costuma conversar de vez em quando com Maria (que ela chama, e me ensinou a também chamar, carinhosamente de "Mãezinha"). De início eu pensei que o "conversar" era uma força de expressão, e entrava na "brincadeira". Até que eu pedi que, nessas conversas com a nossa Mãezinha, ela pedisse ajuda para que eu passasse num concurso de mestrado. O resultado: passei. Depois disso eu comecei a levar a "brincadeira" mais à sério... E fui percebendo algo que ela já sabia: Maria conversava mesmo com ela: as duas eram "íntimas"! E ela NÃO É MALUCA! Muito pelo contrário, ela tem os pés muito no chão. Às vezes ela diz que a nossa Mãezinha está rindo conosco (ou de nós, hehehe), piscando o olho, balançando a cabeça como quem diz "ah, não..." E nessa "brincadeira", eu também estou ficando cada vez mais íntimo da Mãe de Jesus... E o interessante: ela está sempre atenta para o que estamos passando e precisando, e antes de pedirmos, ela já tem falado com Jesus...
Também é interessante perceber que Maria já sabia que Jesus operava milagres. Ou seja, Jesus já devia ter realizado outros "pequenos prodígios" não-públicos, e Maria deve ter conhecido ou presenciado. Maria devia ter muito orgulho de Jesus. Você já esteve numa situação complicada em que pensou: "se fulano estivesse aqui, ele já teria resolvido esse problema"? Sabe aquele problema que a sua família está passando? Se Jesus estiver aí, Ele resolve...
Outro detalhe: Maria não realizou o milagre, mas tudo o que ela pede, é atendida. Jesus é obediente à sua mãe. Muitos dizem: "pra que pedir a Maria se eu posso pedir diretamente a Jesus?" Eu acho esse raciocínio muito coerente. Mas lembre-se que Jesus nos deixou responsáveis pela mãe dEle, e a deixou responsável por nós, no momento em que Ele disse na cruz: "Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe." Então é errado pedir a nossa Mãezinha que interceda por nós? O nosso pedido não será aceito? O nosso pedido irá demorar mais para ser atendido porque vai ter uma mediadora? Claro que não! Se Maria não tivesse intercedido pelos noivos de Caná, Jesus não teria realizado o milagre. Aliás, Jesus nem precisaria ter realizado o milagre, afinal, o casamento teria sido realizado da mesma forma, com ou sem vinho. Mas Maria se preocupou que a família dos noivos não ficasse envergonhada por não ter providenciado vinho suficiente para a festa!
Esse é o quarto ponto: Jesus bebia vinho. Ou seja: ingerir bebida alcoólica não é pecado, o pecado é a embriaguez provocada pelo álcool, porque perdemos algo importante: a nossa capacidade de reger a nós mesmos. Não só o álcool, mas qualquer substância, doutrina, ou pessoa que faça com que nós deixemos de ter o controle sobre os nossos próprios pensamentos e atitudes, é prejudicial. Até o veneno, em doses homeopáticas, pode ser um remédio; da mesma forma que o melhor alimento, em exagero, se torna um veneno. Portanto, quem bebe, saiba que não está pecando, contanto que isto não prejudique nem a você, nem às pessoas com quem você se relaciona. Se você não bebe, saiba que não está perdendo nada, muito pelo contrário, a sua alegria é muito mais espontânea e verdadeira do que aquela "produzida" artificialmente pela bebida.
Que Maria interceda hoje, neste Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pelas famílias do Brasil e do mundo, pedindo a Jesus aquilo que precisamos, antes mesmo que nós saibamos que precisamos... Amém.

jailsonfisio@hotmail.com






CASA, LAR E FAMÍLIA

Técnicas de reenvasamento de orquídeas

Os gestos indispensáveis

As orquídeas floridas devem ser reenvasadas assim que as flores secam.
Uma orquídea que está num vaso, passado algum tempo, começa a ter deficiências a nível alimentar. O substrato decompõe-se e fica cada vez mais pobre em nutrientes.
Para que a planta continue saudável, chegou a altura de substituir o substrato e, dependendo do seu tamanho, de mudar de vaso. Geralmente, esta operação é feita de dois em dois anos. Por vezes, nem é necessário mudar para um vaso maior.
As orquídeas gostam normalmente de estar apertadinhas em vasos pequenos. A melhor altura para o reenvasamento é logo após a floração, quando a planta se prepara para um período de descanso ou de crescimento vegetativo. As orquídeas que compramos floridas devem ser reenvasadas assim que as flores secam, quando se faz o corte da haste floral.
Normalmente, essas plantas já estão há dois ou mais anos com o mesmo substrato. Devemos ter um vaso 2 cm mais largo que o anterior (dependendo do tamanho da planta em questão) e substracto novo e adequado para o tipo de orquídea que queremos reenvasar.


Como proceder

Retira-se a planta do vaso original e limpa-se o máximo possível do substrato antigo tentando não danificar as raízes. Coloca-se um pouco de leca (argila expandida) no fundo do vaso para aumentar a drenagem e, de seguida, um pouco de substrato. A colocação da planta deverá ser feita com cuidado para não a danificar ou partir as raízes.
De seguida, coloca-se o novo substrato, apertando-o cuidadosamente. É também nesta altura que, se a planta for muito grande, a podemos dividir em duas ou mais partes.
Devemos tentar danificar o menos possível a planta e não a dividir em partes com menos de três pseudobolbos para não ficar muito vulnerável e não demorar anos a florir. Se o sistema radicular for muito vasto, poderá também ser desbastado e limpo de raízes mais velhas, secas ou podres. Se a nossa orquídea for uma epífita podemos ainda mudá-la de um vaso para uma placa de cortiça, por exemplo.
Temos que ter em atenção as dimensões da mesma. As orquídeas epífitas agarram-se à placa de suporte e não é possível retirá-las da placa sem danificar as raízes. Após o transplante, a planta não deve ser abundantemente regada. Uns borrifos diários durante a primeira semana são suficientes e a planta está pronta para iniciar um novo ciclo.

Texto: José Santos
http://mulher.sapo.pt/casa-jardim/jardim/tecnicas-de-reenvasamento-de-o-985112.html







MOMENTO DE REFLEXÃO

Só por HOJE tratarei de viver este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez.
Só por HOJE terei o máximo de cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticarei ninguém, não pretenderei melhor ou disciplinar ninguém senão a mim.
Só por HOJE me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.
Só por HOJE me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que a circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.
Só por HOJE dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.
Só por HOJE praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
Só por HOJE farei uma coisa de que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
Só por HOJE farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
Só por HOJE ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim. Como se existisse somente eu no mundo ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
Só por HOJE não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
Durante doze horas de uma dia, posso fazer o bem, o que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda a minha vida



(PAPA JOÃO XXIII)





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário