Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 02/06/2016


Quinta-feira, 02 de junho de 2016


“Fala a verdade, mesmo que ela esteja contra ti.” (Alcorão)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 12,28b-34

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo!’ Não existe outro mandamento maior do que estes”. O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. [...].

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Certa vez Jesus disse que o problema não é oque entra pela boca, mas sim o que sai dela, mas, em meu pensamento, estendo esse entendimento às nossas ações: Não importam as horas depositadas em preces ou o tempo aplicado em louvores se não consigo transformar as minhas palavras em ações. Tais ações revelam “pra fora” o quanto a mensagem me muda por dentro.
“(…) Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13). Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem”. (Mateus 15, 8-11)
Mas que esse prefácio tem haver com o evangelho de hoje? Releia
“(…) Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também DEVEMOS AMAR OS OUTROS como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos DO QUE TRAZER ANIMAIS PARA SEREM QUEIMADOS NO ALTAR E OFERECER OUTROS SACRIFÍCIOS a Deus”.
Quem prega a Palavra, consegue segui-la fora da igreja ou pelo menos se esforçar para isso? Aquele (a) que conduz louvores a Deus na comunidade consegue ser o mesmo no trabalho, na faculdade, na escola, em meio aos amigos? O servo, o catequista, o ministro, o padre (…) se esforçam “com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças” para implantar o reino de Deus em sua vida?
Veja a reflexão proposta pela CNBB em seu site:
“(…) Muitas pessoas acham que para serem salvas, é suficiente cumprir todas as suas obrigações de ordem religiosa como a participação nas celebrações e atos devocionais. O escriba do Evangelho de hoje afirma que amar a Deus e ao próximo é melhor do que as práticas religiosas, no caso os holocaustos e os sacrifícios, e Jesus confirma isso ao afirmar que ele não está longe do reino de Deus. A NOSSA VIDA RELIGIOSA SÓ TEM SENTIDO ENQUANTO É UM REFLEXO DO AMOR VIVIDO CONCRETAMENTE, OU SEJA, ENQUANTO É MANIFESTAÇÃO DA NOSSA SOLIDARIEDADE. Caso contrário, a religião se reduz a práticas mágicas, bruxarias, rituais vazios, que nada acrescentam a ninguém e não nos aproxima de Deus”
A quaresma é um tempo propício para essas reflexões. Sei que são fortes, mas devemos fazê-las. Não dá mais pra ver a quaresma como apenas a retirada de um alimento de minha vida se de fato o que deve sair não nos esforçamos verdadeiramente em retirá-lo?
Nossa fala deve acompanhar nossa mudança! Não da pra ter uma um linda oratória, mas por dentro ainda ser “pão bolorento”.
Devemos nos esforçar ainda mais em busca do amor e só assim conseguir abandonar o rancor, a raiva, a inveja, a preguiça, o ódio, a intolerância, o preconceito, (…). Creio eu que todo aquele que de fato se esforçar em busca da mudança será recompensado com o paraíso, pois creio eu, que para os que se empenham, ele não esta longe “(…) Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: – VOCÊ NÃO ESTÁ LONGE DO REINO DE DEUS”.
Um imenso abraço fraterno








MUNDO ANIMAL


Como cuidar de uma calopsita

Se você é da opinião de que aves não são bons animais de estimação, tente uma calopsita, (ou caturra, caso viva em Portugal)! Esta espécie de pássaro é considerada, pela legislação brasileira, uma ave doméstica, devido à sua dependência para com o dono: são dóceis, interativas, alegres, se apegam muito e os machos calopsita podem presenteá-lo com belas melodias. Agora que ficou conhecendo um pouco melhor esta espécie, talvez pondere adquirir uma para lhe fazer companhia.
Alguns pontos a ter em conta antes de comprar uma calopsita


Trata-se de um animal de estimação dependente, que lhe irá exigir atenção e cuidados. Certifique-se de que reúne as condições necessárias para criar uma calopsita, a nível de tempo e dinheiro;
Uma calopsita pode viver até 25 anos, o que significa que, se tratar bem dela, terá a companhia da sua durante grande parte da vida;
Não é aconselhado que, quando viajar, leve a calopsita consigo. Por essa razão, se for uma pessoa que viaja muito, pondere adotar um animal mais versátil, ou peça a alguém de confiança que fique com ela durante a sua ausência;
Você tem cachorros e gatos em casa? Pense acerca de como eles lidarão com a chegada de um pássaro, e qual o cômodo da casa mais indicado para colocar a gaiola em segurança.
As calopsitas são bem vocais ao amanhecer e entardecer, por essa razão, se você tiver de dormir até tarde de manhã ou deitar-se cedo, talvez elas não serão o animal de estimação ideal para si.

O espaço da calopsita

Se você está decidido em levar uma calopsita para o seu lar, comece procurando e escolhendo gaiolas. Estes pássaros medem cerca de 30 cm e irão necessitar de uma gaiola de tamanho médico com poleiros, de forma a conseguirem se movimentar com facilidade, abrir suas asas e não bater constantemente com as penas do rabo nas grades da gaiola. Se você tem jeito para manualidades, experimente fazer uma gaiola para pássaros. Coloque a gaiola em um cômodo que receba sol pela manhã e seja fresco ao entardecer, que não sofra bruscas mudanças de temperatura nem que contenha odores intensos. Tenha ainda o cuidado de não colocar a gaiola sob luz solar direta e aprenda como limpar a gaiola.

A alimentação

As calopsitas não são muito exigentes a nível alimentar nem existe uma dieta específica para esta espécie, pois elas tendem a comer um pouco de tudo. Por essa razão você pode alimentá-las com ração específica para a sua espécie (adoram sementes), ou com legumes, frutas e vegetais que tenha habitualmente em casa, pão e ovo cozido. Apenas tenha em atenção que, entre essas opções, há alguns alimentos que não lhes deve dar: abacate, alface, maçãs com semente, tomate e alimentos tipicamente humanos e não naturais, como gelados, carne ou iogurtes. O comedor e bebedor não deve ser de plástico, pois a sua calopsita poderá começar a roê-los, e a água não deve ser servida gelada.

O corte/aparo das asas

Por se tratar de uma espécie de ave tão dócil, frequentemente donos de calopsitas as soltam de suas gaiolas e deixam que andem livremente pela casa, de forma a conseguir interagir mais facilmente com elas. Para evitar que sua calopsita fuja ou voe para espaços perigosos dentro de casa, pode optar pelo corte de suas asas, que consiste no aparo das penas. Peça a alguém experiente que faça isso, como um veterinário, para não machucar sua calopsita ou colocar a saúde dela em risco.

Os hábitos e comportamentos

A nível de saúde, as calopsitas não têm tendência a adoecer, mas elas podem se revelar bastante deprimidas se não receberem a atenção desejada, chegando até mesmo a sofrer automutilação! Os comportamentos variam um pouco de calopsita para calopsita, mas de forma geral são pássaros alegres, brincalhões e ativos que adoram passar algum tempo com seus donos. Aprenda como amansar uma calopsita e dedique-lhe cerca de 1h por dia, durante a qual você a acariciará, assobiará para ela e brincará. Calopsitas tendem a aprender melodias com grande rapidez, por isso toque algumas músicas calmas para ela, assobie ou coloque-a próxima de outros pássaros. Se você não tiver oportunidade de passar todo esse tempo com sua calopsita, compre-lhe um brinquedo ou encontre um parceiro para ela, tendo em conta que deverá lhes apresentar algumas opções - as calopsitas escolhem seu próprio parceiro. Outro ponto muito importante a saber no momento de criar uma calopsita é que elas têm tendência para sofrer terrores noturnos, por essa razão, nunca a deixe na escuridão completa.

Os hábitos e comportamentos

Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um missionário, em suas andanças, estava evangelizando um grupo de pessoas. Em seu sermão ele disse:
- Precisamos dividir os nossos bens com os mais necessitados!
Todos acenaram com a cabeça, dizendo que concordavam. Para confirmar, o padre perguntou:
- Vocês entenderam bem o que eu disse?
- Entendemos sim, padre – responderam. Então o padre exemplificou:
- Se vocês tiverem 100 cabeças de gado, o que farão?
- Daremos 50 cabeças para nossos irmãos mais pobres.
- E se tiverem 100 porcos?
- Distribuiremos 50 entre os mais necessitados e ficaremos com 50.
O padre insistiu:
- E se vocês tiverem 100 galinha, o que farão?
Ninguém respondeu. Desconfiado, o padre perguntou:
Por que vocês dividiriam o gado e os porcos, mas não as galinhas? Eles responderam:
- Ah! Padre, o gado e os porcos nós não temos, mas as galinhas nós temos!
É fácil dizer palavras bonitas para os outros cumprirem. O difícil é dividir, com gestos concretos, o que possuímos. Vamos dividir o bem mais precioso que temos: O amor que Deus plantou em nosso coração. Mas fazer isso não apenas na teoria.

(Fonte: Pe. Marcelo Rossi)






Nenhum comentário:

Postar um comentário