Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 04/08/2015


Terça-feira 04 de agosto de 2015


“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.”
(Saramago)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 15,1-2.10-14

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém dirigiram-se a Jesus perguntando: "Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!". Jesus chamou a multidão e disse: "Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro". Então os discípulos se aproximaram e disseram-lhe: "Sabes que os fariseus ficaram indignados ao ouvir as tuas palavras?" Ele respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


O poder da sua boca
No Evangelho de hoje, Jesus diz a seguinte frase: "11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro." Essa é a mensagem principal do Evangelho de hoje, a qual nós vamos refletir baseados em dois provérbios populares:
"O que não mata, engorda."
Esse é um ditado popular bem nordestino, que se usa quando alguém vai comer algo que não está limpo ou que não tem boa aparência. Por exemplo, quando uma comida cai no chão, a pessoa pega, tira a poeira mais "grossa", diz o ditado, enfia na boca e come. Claro que muita gente fica olhando com repugnância, mas tem mães que dizem que o filho está forte "porque não tem frescura com comida!"
Poderíamos ultrapassar o significado desse provérbio da seguinte forma: imagine que essa "comida suja" é o problema pelo qual você está passando hoje, na sua vida. É algo que você não queria, mas tem que comer, tem que digerir. E você sabe que a digestão não é fácil, pois o problema exige que você se esforce e saia da sua rotina. Da mesma forma da comida suja, que ao chegar ao seu sistema digestivo, exigirá um esforço extra para ser processado, você também terá que fazer um esforço extra para superar a dificuldade. Talvez você até adoeça por causa da comida, assim como o seu problema pode fazer você "adoecer seu coração", ficar triste... Mas é depois que o seu organismo elimina todas as toxinas, que ele se torna mais forte do que antes. Da mesma forma que após superar o seu problema, você amadurece e se torna mais experiente!
O segundo provérbio da reflexão é:

"A boca só fala o que o coração está cheio."
Por esse ditado, quando saem coisas impuras de uma boca, é porque o próprio coração já está impuro... Palavrões, obscenidades, lamúrias, fofocas, intrigas, gritos, grosserias, xingamentos... só podem sair de um coração machucado, ferido, necessitado de cura. Eram assim, com corações feridos que os fariseus guiavam o povo judeu, na época de Jesus. Eram como cegos guiando outros cegos. Não pense que essa realidade está distante de nós, pois a maioria da população brasileira e mundial, hoje, é guiada pelos "cegos" que fazem a programação televisiva que invade nossos lares. E sabe qual a repercussão que tem isso? "...ambos irão cair no buraco." Ô, meu irmão, minha irmã, não estou querendo dizer que você não deve assistir televisão... esse foi apenas um exemplo! De que adiantaria não assistir mais televisão, e continuar acreditando nas baboseiras dos horóscopos, dos centros espíritas, dos "amigos de farra"... Mais importante do que tudo isso é você ter senso crítico! Escute a voz do seu coração dizendo o que é certo e o que é errado... Procure a companhia de pessoas que te façam crescer, e seja uma pessoa assim para os que te rodeiam... Diga palavras positivas, de incentivo! Deus estará falando através de você, abençoando seu marido, sua esposa, seus filhos, seus pais, seus parentes, amigos e até os inimigos... Lembre-se da mensagem de hoje: "A boca fala o que o coração está cheio."
jailsonfisio@hotmail.com






VIDA SAUDÁVEL

Será que é possível controlar o ciúme?


Quem nunca sentiu uma pontinha de ciúme na vida? Hum… quem disser que nunca experimentou esse sentimento, nem assim de fininho, pode ser facilmente chamado de Pinóquio! Sentir ciúme é algo absolutamente humano, mas até que ponto essa emoção pode ser considerada saudável? Será que existe alguma forma de controlar o ciúme ou, ainda, de evitá-lo? Veja as nossas dicas!


Quem ama sente ciúme, certo?

Não! A coisa não é bem assim, o ciúme não é um elemento essencial para definir se há amor numa relação. Muitas vezes, ele é só um sinal de falta de confiança no parceiro, em si mesmo ou na própria relação. Ciúme tem mais a ver com sentimento de posse, baixa autoestima do que com amor! Sentir ciúme faz parte da nossa natureza e pode até ser algo aceitável dentro de uma relação, desde que seja algo coerente e contextualizado e, claro, não se transforme em desrespeito e invasão. Veja as nossas dicas para evitar que o ciúme tome conta de você!

Controle a imaginação

O ciúme pode distorcer a realidade. Às vezes, a gente se sente tão insegura que vê num gesto banal uma verdadeira tragédia: o namorado cumprimenta uma amiga ou colega, uma bonita de doer, e você já imagina uma novela completa, na qual os dois se apaixonam e fogem para Paris! Exagerado, né? Pois é, assim lendo fica fácil enxergar o exagero, mas no dia a dia, o que a gente faz é dar corda à imaginação e deturpar a realidade: a gente sofre, o namorado sofre e a relação vai ficando arranhada! Não gostou da bonita, não gostou do cumprimento? Respire, relaxe e procure entender e refletir sobre os reais motivos que a incomodam nessa situação, há uma grande chance de eles estarem ligados unicamente a você!

Existe razão para ter ciúme?

Esta é a primeira pergunta que devemos nos fazer. Às vezes, o parceiro realmente nos dá um monte de razões para tanto. Se for este o caso, pare e reflita: vale a pena manter uma relação assim? Muitas mulheres consideram que não, mas mesmo assim não conseguem romper a ligação porque se tornaram emocionalmente dependentes do parceiro e da relação. Nesse caso, o ideal é buscar a ajuda de um profissional para tentar se fortalecer e recuperar o seu autocontrole.

Diálogo: remédio contra o ciúme

Se realmente achar que há algo na relação ou no comportamento do outro que provoca o ciúme, troque a cena, o bico e os gritos por uma boa conversa. Mas, antes, acalme-se. Só depois de se acalmar procure conversar com o parceiro num ambiente tranquilo e a sós. Na conversa explique abertamente o que está sentindo, o que a incomoda e como vocês dois juntos podem resolver a situação! Agora o mais importante na hora de controlar o ciúme: lembre-se que antes de amar o outro, você deve amar a si mesma! 






MOMENTO DE REFLEXÃO


Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde se nota que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios: não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram .
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados...
...não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos...etc. Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores... pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência,  são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.
Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.
A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.
Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.
Vamos observar o que as pessoas gostam.  O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro.
É impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.
Quantas pessoas você poderá fazer felizes hoje elogiando de alguma forma?
Pense nisso!

Arthur Nogueira, Psicólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário