Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 31/01/2017


Terça-feira, 31 de janeiro de 2017


"Se o meu sorriso mostrasse o fundo da minha alma, muitas pessoas ao me virem sorrir, chorariam comigo."(Kurt Cobain)





EVANGELHO DE HOJE
Mc 5,21-43


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus partiu dali e foi para a sua pátria, Nazaré, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. 4Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa. 5Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira

Bom dia!
“(…) Viver pra mim é cristo, morrer pra mim é ganho Não há outra questão quando se é cristão, Não pára de lutar, Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus Não há outra questão quando se é cristão, Não pára de lutar” (Viver pra mim é Cristo – Pe. Fábio de Melo)
Esses dias conversando com uma companheira de caminhada divagávamos a ideia que ser cristão dentro da igreja é fácil, pois o difícil é se-lo fora dela onde o mundo de certa forma aprova ou fecha os olhos aos nossos erros, pois também erram e assim justificam-se os seus próprios. Comentávamos também a dureza de ser cristão solitário no serviço, em casa, na igreja…
Perdi a conta quantas vezes uma mensagem aqui escrita foi interpretada como indireta por alguém ou quantas vezes fomos medidos por outros irmãos a procura de um erro, um equivoco, um tropeço. Como partilhei ontem, Deus sabe a hora em que cada um se tornará amadurecido para que Ele possa apresentar Jesus. Enquanto isso, o que devemos fazer é procurar esse amadurecimento que encherá os olhos de Deus de alegria, mas saiba, que no serviço, na caminhada, na vivencia em comunidade (como prefiram) não faltarão as famosas “críticas”. Como o padre canta: Não se para de lutar!
Ave! Todos erram! Mas nem todos conseguem levantaras nossas criticas!
Diz Ricardo Sá que boa parte das coisas que nos chamam atenção podem ter algo de verdade. Que se algo toca e incomoda alguém ao ponto de faze-la refletir deve ser vista como uma dádiva de amor de Deus por seus filhos
Jesus não se deixou abater pelos críticos, mas se entristeceu por não poder fazer o bem ali, pois lhes faltava a fé. Infelizmente, tendo a razão das suas orações a sua frente, não conseguiram vê-lo.
Psicólogos afirmam em vários estudos que “vemos o que desejamos ver”; “filtramos aquilo que nos interessa”, “agrediremos quem nos agredir”, “dissimularemos ser for necessário”, “mentiremos para nos defender”, (…) talvez seja por isso que Jesus tanto intriga quem estuda o comportamento humano. Ele não fazia o óbvio! E nós sim!
Temos mania de desistir mediante as “criticas”; procuramos pessoas para assumirem a culpa de minha própria desmotivação, o famoso “vou deixar a igreja por causa de fulano” (hunf!). Na verdade já quero desistir a um bom tempo, mas fico a procurar alguém que assuma a minha fraqueza! Como já disse hoje: Nem todos conseguem levantar!
Amo os filmes do Rocky Balboa (imagino que alguns já estejam pensando que esteja incitando a violência – risos) e em especial o último, onde o personagem Rocky conversa com seu filho que frustrado diz a seu pai que este é o culpado por seus insucessos. Quantos filhos dizem por ai “quem mandou vocês me porem no mundo”? Mas o pai assim responde:
“(…) Não vai acreditar nisso, mas VOCÊ CABIA NA MINHA MÃO, eu te erguia e falava para sua mãe, esse menino será o melhor rapaz do mundo, esse menino será o melhor que qualquer um que eu já tenha conhecido. E cresceu bem e maravilhoso, FOI MARAVILHOSO TE VER TODOS OS DIAS, FOI COMO UM PRIVILÉGIO. Quando chegou sua hora de ser homem e ir embora, você foi. Mas alguma coisa mudou no caminho, e mudou. DEIXOU DE SER VOCÊ, deixou que as pessoas apontassem para sua face e te dissessem o que não era bom. E QUANDO AS COISAS VÃO MAL, PROCURA ALGUÉM PARA CULPAR. Como se fosse uma sombra. Deixa eu te dizer uma coisa que você já sabe. O mundo não é um mar de rosas. Na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o quão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, e ficará ali se permitir. NEM VOCÊ NEM NINGUÉM, BATERÁ TÃO FORTE QUANTO A VIDA. Não importa o quão forte possa bater, e sim o quanto pode levar golpes e continuar em frente, o muito que pode aguentar e seguir adiante. Assim é a vida! Agora se você sabe o que é que vale, vá e consiga o que vale. Mas deve ser capaz de receber os golpes e não apontar o dedo e dizer que é por culpa desse ou daquele. Os covardes fazem isso, e você não é covarde! Você é melhor do que isso! Sempre vou te amar! sem nada mais importar, sem me importar o que aconteça. É o meu filho, é o meu sangue. É o melhor da minha vida, MAS ENQUANTO NÃO COMEÇAR A ACREDITAR EM SI MESMO, NÃO PODERÁ TER UMA VIDA.”
Jesus poderia ter pedido ao Pai “Me leve de volta óh Pai, eles não valem o sofrimento que passarei”, mas não, Ele prefere ficar!
Não precisamos lutar só! Não seremos covardes se cairmos, mas se desistirmos. Nesses momentos muitos pensam em desistir da vida, do emprego, da família, do casamento, de um trabalho social sem mesmo lutar. Não estou a pedir que ninguém saia no tapa com ninguém, mas como Jesus no evangelho de domingo, passe entre os problemas!
“(…) Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. MAS ELE PASSOU PELO MEIO DA MULTIDÃO E FOI EMBORA”. (Lucas 4, 28-30)
Enfrente os problemas com coragem! Levante! Um cristão nunca para de lutar! Deus te fará forte!
Um Imenso abraço fraterno!







COMPORTAMENTO


Medo de ser feliz: um medo mais comum do que se imagina
É normal ter medo da morte, medo da violência, medo de viajar de avião e tantos outros medos. Um dos mais estranhos medos é o medo de ser feliz, ou de ficar rico.

Luiz Higino Polito


Por que alguém teria medo de ser feliz, ou enriquecer, quando, teoricamente, ser feliz é o maior desejo de toda pessoa minimamente normal?

Freud explica

Num de seus livros, o 14º de suas Obras Completas, num artigo traduzido de várias formas, tais como "Arruinados pelo Êxito", ou "Os que fracassam ao triunfar", Freud explica o porquê das pessoas que, ao serem agraciadas pela fortuna, promoção ou uma grande oportunidade, em vez de ficarem felizes, misteriosamente ficam doentes ou tristes.

Por incrível que isso possa parecer, existem muitas pessoas que não conseguem ser felizes, não porque elas não tenham motivos para isso, mas porque não se julgam merecedoras de serem felizes.

Como vou ser feliz com tanta gente sofrendo?

Muitas pessoas têm sentimento de culpa quando alguma coisa boa lhes acontece! Incrível? Nem tanto: em seu inconsciente, tais pessoas têm arraigado o sentimento de que elas não devem ser felizes, num mundo com tantas pessoas infelizes.

Excesso de empatia? Talvez seja isso que impeça muita gente de ser feliz. Um pouco de empatia (que é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, e "sentir o que ela sente"), é positivo, mas quando isso extrapola e não deixa a pessoa ser feliz, aí já é doença.

Tantos sofrem no mundo com guerras, fome, doenças, etc

Isso é verdade: o ser humano vive sempre em guerra, o que causa sofrimentos em inocentes, e o mais terrível de se ver são crianças sofrendo devido à guerra ou fome. Então, quando temos comida boa e paz, possibilidade de dormir num confortável colchão, ou prosperamos na vida, podemos nos sentir culpados, embora não sejamos nós os causadores das guerras.

Talvez seja cinismo se ignorarmos totalmente o sofrimento de tanta gente que sofre pelo mundo, mas se o sentimento de pena ou compaixão acaba nos transformando em pessoas doentes, isso não ajuda em nada: seremos mais um a ser parte do problema e não parte da solução. Doentes, não ajudamos ninguém...

A sorte sorri, mas a pessoa adoece

Por mais paradoxal que seja, numa situação em que a felicidade ou a alegria por alguma coisa boa está para acontecer, a pessoa adoece ou sofre algum acidente, o que a impede de usufruir aquela coisa boa que lhe estava reservada e garantida. A mente tem armadilhas que prejudicam, muitas vezes.

O sentimento de culpa inconsciente que muitas pessoas trazem desde a infância pode ser o causador do medo de ser feliz. E isso não é coisa muito fácil de remover: talvez só com terapia com um profissional a pessoa possa "tirar o peso do mundo das costas".

Medo da responsabilidade

Outro possível causador do medo de ser feliz é que qualquer melhoria na vida traz consigo mais responsabilidade, como por exemplo, se você for promovido, ou ganhar uma herança, ou comprar um carro novo. Tudo isso trará mais responsabilidade, mais trabalho e mais "perigos", o que pode fazer com que seu inconsciente veja isso como ameaça à sua segurança, e reaja fazendo com que você adoeça. Isso é mais comum do que se pensa.

Autossabotagem

Esse é o nome "chique" que os médicos da mente dão a esse mal, pois várias pessoas se sabotam quando pressentem que estão em vias de serem colocadas em destaque, ou que estão prestes a melhorarem de posição social.

Será que nós mesmos não temos esse medo de ser feliz? Isso parece uma coisa tão absurda, mas o ser humano é tão complexo em seus sentimentos inconscientes, que se fizermos uma análise rigorosa, talvez encontremos em nós mesmos tal mal, em algum grau.

E se encontrarmos esse mal em nós, precisamos nos livrar urgentemente dele, se quisermos mesmo ser felizes.

Medo de ser feliz... O ser humano é mesmo complicado... Mas isso tem cura, felizmente.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Os dicionários apresentam a palavra entusiasmo como palavra de origem grega composta dos termos En Teós que na antigüidade, significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina.
O entusiasmo pode ser visto no vigor ou veemência, no falar ou no escrever, flama, exaltação criadora.
Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.
Entusiasmo é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos.
Entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acredita nos outros e acima de tudo no poder de Deus para capacitar o ser humano.
Só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!
Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
Todos conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.
A verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa.
O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Gostaria de perguntar a você: Como vai seu entusiasmo pelo seu trabalho, Pela sua família, pelos seus filhos, por seu país e por sua missão nesta terra.
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.
Hoje é necessário acreditar em você, acreditar no auxílio divino para ajudá-lo a vencer, a construir o sucesso e transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo, deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida.


Diário de Segunda-feira 30/01/2017


Segunda-feira, 30 de janeiro de 2017


“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates )



EVANGELHO DE HOJE
Mc 5,1-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro.
3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: "Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!" 8Com efeito, Jesus lhe disse: "Espírito impuro, sai desse homem!" 9Então Jesus perguntou: "Qual é o teu nome?" O homem respondeu: "Meu nome é 'Legião', porque somos muitos". 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.
11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles". 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo.
16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: "Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti". 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira

Bom dia!
Sempre ouvi lindos relatos e pregações focadas no “abandone tudo que tenha e segue-me” que de fato é mais que uma missão e sim um chamado daqueles que Jesus assim o deseja, mas é intrigante, e a primeira leitura, surpreendente, a resposta que o Senhor deu ao homem que acabara de restituir a vida em sociedade: “(…) Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você”.
“(…) O que nós queremos fazer a partir do momento em que fazemos uma experiência mais profunda do amor de Deus em nossas vidas? Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa adota UMA POSTURA INTIMISTA E INDIVIDUALISTA DE VIVÊNCIA RELIGIOSA. O Evangelho de hoje nos mostra essa tendência, mas nos mostra também a vontade de Deus. Jesus não permitiu que o homem que tinha sido endemoninhado ficasse com ele, mas o enviou para ser evangelizador através do testemunho da misericórdia de Deus, mostrando-nos, assim, que a verdadeira resposta ao amor de Deus é o compromisso evangelizador”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Quando o texto acima diz que adotamos uma “postura intimista e individualista” eu creio que seja em virtude que muitas vezes nós nos esquecemos da missão pelo beneficio que recebemos. Os apóstolos mesmo pediram para não descer do monte quando Jesus transfigurou. Sim! É muito bom estar aqui, mas é preciso que outros conheçam por nós esse Jesus que me libertou.
Existem pessoas que só se relacionam ou convivem com pessoas que são do seu grupo, pastoral, equipe e em casos extremos, apenas de sua religião, e a verdade não é essa, pois quem trabalha ou estuda, mesmo que não quisesse teria que lidar ou conviver com todas as pessoas ao seu redor.
“(…) A FÉ NOS ELEVA A UMA CONDIÇÃO SUPERIOR, MAS NÃO DE SUPERIORIDADE. É na vivência profunda da fé que o homem se encontra completamente consigo mesmo E COM O OUTRO, e realiza plenamente a vocação a que foi chamado”. (Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro)
Pessoas que se escondem no monte Tabor ou que querem fugir da realidade, pois a fé madura não admite que fujamos da realidade, precisam entender que ser cristão não é viver numa redoma de vidro evitando o contato com os “diferentes”. Que tipo de cristão é esse que olha para o outro, ou por cima do outro, de outra religião, grupo ou pastoral e se sente superior a ele (a)? Muitas pessoas já nos tratam assim por termos fé, Jesus não ofereceu a outra face?
E por fim, esse é o ano da fé! Esse homem curado aceitou o convite de Jesus a ficar e apresentar essa graça aos seus. Muita gente que convive conosco precisa ver de nós que Deus existe, não somente com palavras ou versículos decorados da bíblia, mas com o testemunho real de nossas vidas
“(…) Peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo a graça de viver nossa fé com toda nossa alma, com todo nosso coração e com todo nosso entendimento. Só assim seremos o que temos de ser e transformaremos o mundo. Só em Cristo, por Cristo e com Cristo conseguiremos transmitir os tesouros de nossa fé e incidir positiva e efetivamente na sociedade. Não tenhamos medo de falar daquilo que preenche nosso coração; não tenhamos medo de falar d’Aquele que dá um sentido último às nossas vidas. Subamos nos telhados e nos preparemos para anunciar com amor que o Amor existe, se fez carne e habita em nós e está entre nós”. (Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro)
Vai no site da CNBB e lê o artigo completo desse inspirado Bispo do Rio de Janeiro…
http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-orani-joao-tempesta/8514-ano-da-fe-tempo-propicio
Um Imenso abraço fraterno!








MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Dominando a inveja
Luiz Marins


Há pessoas que ao em vez de olharem para os progressos, sucessos, coisas e fatos positivos de sua própria vida, ficam o tempo todo prestando atenção e "vivendo" as outras pessoas, querendo para si o que as outras têm, querendo ser o que as outras são, querendo viver o que as outras pessoas vivem. São pessoas que fazem da "inveja" o seu padrão de relacionamento humano. Não conseguem viver a própria vida e com isso atraem para si o descaso e o desdém dos normais. São dignos de pena, pois jamais conseguirão livrar-se de suas próprias amarras que as levam ao fracasso. É preciso dominar a inveja.
E como se comporta o invejoso ou invejosa? Ele fala mal de você por todos os motivos. Se você faz muito, é porque quer "aparecer". Se você não comparece é porque não quer participar. Se você fala está ruim. Se você fica quieto, é pior. Não há como agradar ou contentar pessoas que não estejam felizes consigo próprias e que vivem concentradas na vida alheia, no sucesso alheio. Essas pessoas não compreendem que quanto mais invejam, pior lhes será a própria vida, pois terão sempre a dimensão de seus fracassos pelo sucesso dos outros.
O invejoso não consegue a necessária paz para empreender, para ser proativo, para realizar coisas certas em benefício de sua empresa, das pessoas, de seus subordinados, de seus superiores. Ele está sempre "alerta", vendo, estudando, observando o que os outros estão falando, o que os outros estão fazendo, o que os outros estão ganhando, o que os outros estão sentindo. Nessa obsessão de "viver a vida alheia", o invejoso perde a si próprio e não sabe mais do que é capaz de pensar, realizar ou sentir.
Essas pessoas precisam de ajuda. Aconselhe. Faça-as ver que da forma como vivem e veem o mundo, nunca serão felizes. Mostre-lhes que a dimensão da felicidade e do sucesso está em fazer mais do que os outros esperam que façamos, em sermos "credores", pois no relacionamento humano e social, a inveja impede o sucesso.
Leve-as a ver seus próprios pontos positivos, suas virtudes e suas possibilidades de vencer pelos próprios méritos. A pessoa invejosa é uma pessoa doente que não suporta a si própria, não suporta sua imagem e somente consegue se olhar através do espelho do sucesso alheio.
Pode parecer antigo falar de "inveja" em pleno 2014, mas sempre é preciso falar dela, pois é um mal que precisa ser dominado por quem queira ter sucesso. Dominar a inveja é o primeiro passo para ser feliz!
Pense nisso. Sucesso!








MOMENTO DE REFLEXÃO


Cheng era o discípulo de um sábio monge de nome Ling.
Um dia, quando Cheng acreditava estar pronto para assumir a condição de liderar seu povo, foi conversar com seu mestre, o qual lhe disse:- observe este rio, qual a importância dele?
Eles se encontravam no alto de uma montanha. Cheng observou o rio, o seu vale, a vila, a floresta, os animais e respondeu: - este rio é a fonte do sustento de nossa aldeia. Ele nos dá a água que bebemos, os frutos das árvores, a colheita da plantação, o transporte de mercadorias, os animais que estão ao nosso redor e muito mais. Nossos antepassados construíram estas casas aqui, justamente por causa dele. Nosso futuro também depende deste rio.
O monge Ling colocou a mão na cabeça do discípulo e pediu-lhe que continuasse a observar.
Os meses se passaram e o mestre procurou Cheng.
- Observe este rio, qual a importância dele? - repetiu a pergunta ao discípulo.
- Este rio é fonte de inspiração para nosso povo. Veja sua nascente: ela é pequena e modesta, mas com o curso do rio, a correnteza torna-se forte e poderosa. Este rio nasce e tem um objetivo: chegar ao oceano, mas para lá chegar terá de passar por muitos lugares e por muitas mudanças. Terá de receber afluentes, contornar obstáculos. Como o rio, temos de aprender a fluir. O formato do rio é definido pelas suas margens, assim como nossas vidas são influenciadas pelas pessoas com as quais convivemos. O rio sem as suas margens não é nada. Sem nossos amigos e familiares também não somos nada. O rio nos ensina, ainda, que uma curva pode ser a solução de um problema, porque logo depois dela podemos encontrar um vale que desconhecíamos. O rio tem suas cachoeiras, suas turbulências, mas continua sempre em frente porque tem um objetivo. Ensina-nos que uma mudança imprevista pode ser uma oportunidade de crescimento. Veja no fim do vale: o rio recebe um novo afluente e, assim, torna-se mais forte.
O monge Ling colocou a mão na cabeça do discípulo e pediu-lhe que continuasse a observar.
Os meses se passaram e novamente o mestre perguntou:
- observe este rio: qual a importância dele?
- Mestre, vejo o rio em outra dimensão. Vejo o ciclo das águas. Esta água que está indo já virou nuvem, chuva e penetrou na terra diversas vezes. Ora há a seca, ora a enchente. O rio nos mostra que se aprendermos a perceber esses ciclos, o que chamamos de mudança será apenas considerada como continuidade de um ciclo.
O mestre colocou a mão na cabeça do discípulo e pediu-lhe que continuasse a observar.
Os meses se passaram e o mestre voltou a perguntar a Cheng:
- Observe este rio, qual a importância dele?
- Mestre, este rio me mostrou que cada vez que eu o observo, aprendo algo de novo. É observando que aprendemos. Não aprendo quando as pessoas me dizem algo, mas sim quando as coisas fazem sentido para mim.
O mestre sorriu e disse-lhe com serenidade:
- Como é difícil aprender a aprender. Vá e siga seu caminho, meu filho.
Pense nisso!
Tantas palavras sábias já nos foram ditas.
Tantos ensinos maravilhosos o Mestre Nazareno nos deixou.
Mas, quanto disso realmente passou a integrar nossa consciência, alterando nossas atitudes perante a vida? Pense nisso, mas pense agora.

Alexandre Rangel


Diário de Domingo 29/01/2017


Domingo, 29 de janeiro de 2017


“Levantem suas palavras, não sua voz. É a chuva que cresce flores, não o trovão .”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,1-12a


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.
Jesus disse:
- Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
- Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
- Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
- Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
- Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
- Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira

O Evangelho deste domingo nos traz o Sermão da Montanha. Falar dele em poucas palavras é uma missão bem difícil para mim, já que eu olho para ele e vejo uma grande lição em cada versículo. Sendo assim, peço desculpas aos que preferem as reflexões mais curtas...
Sempre que o Sermão da Montanha é mostrado nos filmes, Jesus está andando pelo meio da multidão e falando bem alto. Quando lemos no Evangelho, descobrimos que não foi bem assim, como nos filmes. Na verdade, Jesus olhou para a multidão, subiu o monte em silêncio, e sentou. Os discípulos se aproximaram e sentaram perto dEle. Foi então que Jesus abriu a boca e começou a ensinar-lhes. Então se os discípulos estavam perto, não tinha pra que falar alto! Foi uma "aula particular" para os discípulos, e que deve ter sido bem mais extensa do que as poucas linhas que ficaram registradas no livro de Mateus. E é isso que nós iremos aprofundar a partir de agora...
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." Quem são os "pobres de Espírito"? E por que é deles o Reino dos Céus? Se alguém lhe perguntasse "de quem é o Reino dos Céus?" você responderia "dos pobres de espírito"??? Não??? Nem eu. Por isso precisei pesquisar outras traduções e estudar sobre o assunto para entender o que está escondido nesse versículo... Pobre em espírito é aquele que tem o espírito vazio de si próprio, a ponto de reconhecer sua pequenez e pedir humildemente que Deus ocupe esse vazio do seu espírito. Não importa se a pessoa é rica ou pobre de dinheiro, pois não é impossível para o pobre ser arrogante, nem para o rico ser humilde. O Reino dos Céus é destas pessoas porque são estas que se permitem ser preenchidas, no seu vazio, pelo próprio Deus. São estas pessoas que espalham as sementes do Reino dos Céus em forma de Amor.
"Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados." Já começo aqui lembrando que só se aflige quem se importa, quem se preocupa. Com que/quem você se importa? Quem está aflito de verdade, chora. Como Jesus chorou no Getsêmani. Você já chorou de arrependimento pelos seus erros? Pelas dificuldades que você teve (ou está tendo) que enfrentar? Acredite: elas foram ou estão sendo necessárias. Se Deus as permitiu, existe uma razão. Você pode até não entender hoje, mas confie em Deus: depois de uma grande aflição, sempre vem uma grande recompensa.
"Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra." O verdadeiro manso é aquele que, mesmo tendo a possibilidade e a escolha de aniquilar aqueles que se opõem a ele, escolhe a paciência. No entanto, o verdadeiro manso não é passivo e indiferente ao que é errado, mas defende a Verdade mesmo que isso lhe custe a vida. Nesse mundo cruel em que vivemos, o normal é que os mansos sejam "engolidos" pelos violentos. Mas na lógica de Jesus, quem vai "herdar a terra", ou seja, quem vai permanecer ao final de tudo, são os mansos. Por quê? Porque os violentos matam-se uns aos outros.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados." Aqui está implícito algo interessante: que neste mundo a justiça é falha. Mas todos nós já ouvimos a expressão: "a justiça divina tarda, mas não falha". Alguém lhe caluniou? Alguém lhe trapaceou? Alguém lhe condenou e castigou injustamente? Não se preocupe: mais cedo ou mais tarde, essa pessoa terá de acertar as contas com Deus. E, sem sombra de dúvidas, irá colher o que plantou.
jailsonfisio@hotmail.com








VÍDEO DA SEMANA


O significado dos sonhos - Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=ovmJ5sCHSbM








MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, dois burros caminhavam em uma estrada, um ao lado do outro. Um deles carregava uma carga de açúcar e o outro levava esponjas. O primeiro disse:
- Caminhemos com cuidado, porque a estrada é perigosa. O outro retrucou:
- Onde está o perigo? Basta andarmos pelo rastro dos que hoje passaram por aqui. O outro discordou:
- Nem sempre é assim. Onde passa um, pode não poder passar outro.
- Que burrice! Disse o que levava esponjas. Eu sei viver. O importante é imitar os outros.

Nisto, alcançaram um rio, cuja ponte havia caído no dia anterior.
- E agora?
- Agora, disse o que levava esponjas, é atravessarmos caminhando e enfrentando a correnteza.

O burro do açúcar meteu-se na correnteza e, como a carga ia se dissolvendo no contato com a água, ela foi ficando cada vez mais leve e ele chegou à outra margem sem dificuldade.

O burro das esponjas, que gostava de imitar, lançou-se também no rio. Mas sua carga, ao contato com a água, foi ficando cada vez mais pesada, a tal ponto que ele foi para o fundo e morreu.

Imitar é bom, mas exige uma reflexão anterior, pois às vezes as situações são diversas.



Diário de Sábado 28/01/2017


Sábado, 28 de janeiro de 2017


Acredito que... "errado é aquele que fala correto e não vive o que diz"



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,35-41


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos:
- Vamos para o outro lado do lago.
Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte de trás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram:
- Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago:
- Silêncio! Fique quieto!
O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou:
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?
E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!


www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Isaias Costa


Esta passagem permite diversas interpretações, mas uma das que mais gosto aplico diretamente na minha vida é com relação ao aquietar a mente. Eu interpreto esse mar agitado e tempo tempestuoso como todas as nossas angústias, pensamentos acelerados, ansiedades, sofrimentos por antecipação etc. Toda essa carga negativa nos deixa ansiosos e nos faz encarar quase tudo aquilo que está fora de nós como uma tempestade. Nessa hora vem Jesus para nos ensinar a aquietar o mar da nossa mente.

Enquanto o mar estava agitado Jesus dormia profundamente, pois ele não sofria com pensamentos acelerados. Ele era absolutamente pacificado e, por consequência, tudo a sua volta também se tornava pacificado. Jesus realmente tinha um poder infinito, sua fé era removedora de montanhas, porém, a maior parte das pessoas resume a interpretação desta passagem apenas ao grande feito de Jesus, revelando sua natureza divina para os apóstolos.

Esta tempestade está presente nas mentes de todos os seres humanos. O que fazer para aquietar a mente? Como fugir de todos esses ruídos que insistem em nos deixar ansiosos? Como não sofrer por antecipação? Como ter fé de que a tempestade é passageira? Como dormir em meio ao caos? Eu não posso responder a essas perguntas. Estou apenas lançando-as. Apenas você pode respondê-las. Volte-se para dentro de si mesmo para respondê-las. Aquiete a sua mente e você acalmará o mar. Viva o momento presente em toda a sua plenitude. Saiba que cada dia tem a sua carga e suas provas.

esps-voce-tem-dormido-um-sono-tranquilo-690x410

Outro ensinamento belíssimo desta passagem é sobre o sono. Muitas pessoas têm um sono do tipo não reparador ou tem a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). O sono reparador faz a pessoa recuperar suas energias e liberar as tensões físicas e psíquicas acumuladas ao longo do dia. Quero concluir deixando algumas palavras de um grande especialista no sono e as consequências do sono de má qualidade para a saúde. É um pequeno trecho do livro “Escola da vida”, do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

A Síndrome do Pensamento Acelerado ocorre porque a mente dos jovens não pára de pensar, está muito agitada, não se desliga. O pensamento agitado rouba energia do cérebro e produz um cansaço físico exagerado pela manhã. Além disso, a síndrome SPA gera irritabilidade, ansiedade, humor triste, insatisfação, baixa concentração e esquecimento. De manhã, a emoção dos jovens está no polo norte, à tarde no deserto e à noite num jardim. As mudanças de humor são bruscas.

Os adultos e os jovens do mundo todo estão desenvolvendo coletivamente a síndrome SPA. Por isso, desacelerar o pensamento, aquietar a mente e controlar a ansiedade são atitudes importantes para quem quer ter um corpo e uma mente saudável.

São duas as causas da síndrome SPA: o excesso de informação do mundo moderno e o sono não reparador. O que é o sono reparador? Não é simplesmente dormir, mas dormir bem, dormir o suficiente para recarregar as energias, para repor o que foi gasto durante o dia. O sono reparador alivia a ansiedade. Quem dorme mal ou dorme pouco está prejudicando sua saúde física, aprisionando a sua emoção e limitando a sua inteligência, ainda que não perceba.

Enfim! Vamos aquietar o mar a partir do mestre dos mestres. O homem que mais nos ensinou a ter uma mente pacífica e livre. A maior tempestade que podemos criar nesta Terra está dentro da nossa própria mente. Aprender a aquietar esse mar é um desafio muito maior do que aquietar uma tempestade criada pela natureza. Pense sobre isso…







CASA, LAR E FAMÍLIA


Devo ser adepta ou não ao Método da Cama Compartilhada? O que especialistas dizem.

Estarei protegendo ou interferindo no sono do meu bebê ao colocar ele para dormir na mesma cama que eu? Confira opiniões de especialistas no assunto.


Muitas mães e pais (especialmente os pais de primeira viagem) questionam-se quanto a essa decisão, que pode parecer não interferir na vida de um bebê tão pequeno.

Contudo, a escolha do método da cama compartilhada pode causar efeitos positivos e negativos na vida do seu bebê. Confira o que especialistas dizem:

Efeitos positivos do método

O pediatra Americano Willian Sears, conhecido na TV norte-americana por criar o método attachment parenting,ou como é conhecido no Brasil, o método da criação com apego, afirma que quanto mais tempo as crianças sentirem o cheiro e o afeto da mãe, mais saudáveis se tornam.

O especialista passou cerca de 16 anos da sua vida dividindo a cama do casal com um dos seus filhos (5 ao todo). Afirma que adotou o método da cama compartilhada após pesquisas com outros especialistas descobrirem que os batimentos cardíacos da mãe e do bebê se sincronizavam enquanto dormiam juntos, o que pode ser um fator de proteção para morte súbita infantil.

Efeitos negativos do método

De outra banda, existem outros fatores que também são importantíssimos a serem analisados no que se refere a essa decisão em realizar o método da cama compartilhada.

Decisões como: Até quando iremos manter esse método? Até quando é necessário ou quando decidirmos?

Para a psiquiatra e psicanalista Nayra Ganhito, autora do Livro "Distúrbios do Sono", a criança precisa criar seu próprio espaço e compreender desde cedo que os pais têm o espaço deles, ela ainda acredita que alguns pais tomam essa atitude por haver "buracos na relação a dois".

Segundo teorias psicológicas seguidas pelo conhecido e famoso Dr. Freud, ao ocupar a cama dos pais, a criança ocupa um lugar que não é dela, pois afinal de contas os adultos precisam dormir juntos para estreitar as relações intimas, inclusive a relação sexual.

O que algumas mães pensam?

Andréia Mortensen, declara: "nossos filhos estão geneticamente preparados para dormirem acompanhados, devem dormir grudados nos pais, para evitar medos de escuro ou solidão".

Fernanda Freire, pediatra e mãe: "os bebês precisam de rotinas, rituais do sono, então ficar mudando ou criando, não ajudam no sono, definir o método ideal e mantê-lo seja no quarto dos pais ou no quarto do bebê é o ideal".

Existem diversas opiniões a respeito desse assunto, muitas coisas a serem discutidas e tratadas, o mais importante é o cuidado com seu filho. Pense, reflita e decida sempre o que é melhor para a criança e não o que é ideal para vocês.







MOMENTO DE REFLEXÃO



Eu não só vivo no meio de pessoas que combatem o fantasma da depressão, atravessei eu mesma esse caminho. Como falar do amargo se não provei dele? Não existem pessoas isentas às tempestades da vida e os que afirmam estar acima de tudo correm um grande risco.
 Quando alguma coisa perturba nosso percurso natural da vida, ou o que projetamos, podemos cair nessa armadilha que é a depressão. Mas isso não é o fim de uma existência, apenas um árduo caminho, sobretudo de incompreensão da parte de quem nunca passou por isso. A vida é bela e de dez razões para estarmos tristes, existem cem outras para estarmos felizes, só que saber isso não é o bastante para ver o mundo de outra forma. Há pessoas que um dia descobrem que têm um câncer e isso abala toda a sua existência, o que é completamente natural. Isso todo mundo compreende, mas ninguém diz a elas simplesmente que a vida é bonita e que elas têm mil motivos outros de felicidade.
 Ah, se todos soubessem o calvário que é a vida de um deprimido, existiria talvez mais compreensão e menos depressão, que é uma doença que necessita de cura e pede tempo, pede tratamento e muita paciência da parte dos que estão em volta.
Quando não podemos impedir que as lágrimas rolem pelo rosto dos nossos amigos, podemos secá-las. Às vezes a melhor maneira de entender uma pessoa é ficar do lado dela, é abrir os ouvidos do coração.
Eu atravessei o caminho da depressão e saí dele. Foi dura a subida, mas eu sabia que no Alto havia uma mão estendida e fixei meu olhar nela. E por isso digo a todos vocês (e se vocês soubessem o quanto são numerosos!!!) que existe saída, que quando não mais temos forças, Deus nos carrega. Nunca desistam, porque Deus não desistiu de nós, apesar de todas as nossas falhas.
Aprendi, com minha experiência, a olhar o mundo de outra maneira. Aprendi a olhar as pessoas de outra maneira e não considerar que seus problemas são menos graves que os que conheço. Apenas digo, afirmo e direi quantas vezes for necessário, que para toda porta de entrada existe uma porta de saída e que o mesmo Deus que está sobre mim, me livrou e me livra, está sobre cada um de vocês.
Ninguém deve sentir medo do julgamento das pessoas, nem das coisas que chegam ou estão por vir. A Mão de Deus está sempre estendida e, aconteça o que acontecer, ela está apontada na nossa direção.
Escrevi um pouco sobre a depressão hoje, porque sei que há muitos que precisam. Se traduzi bem o que dizia meu coração eu não sei, só sei que sei o que vivi e que consegui sair. E se minha experiência pode ajudar, que ela ajude.

Letícia Thompson


Diário de Sexta-feira 27/01/2017


Sexta-feira, 27 de janeiro de 2017


“Quem deixa para fazer depois o que pode fazer hoje, perde o que nunca mais encontrará: o tempo.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,26-34


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Duas simples comparações: Como a semente que é lançada na terra e indiferentemente da nossa vontade, cresce e o grão de mostarda. A primeira gera a ideia da espera paciente e confiante após o trabalho e empenho realizado e a segunda a humildade que cresce na simplicidade que enaltece os olhos de Deus.
No site das Paulinas é apresentada uma bela reflexão dessa humildade que cresce da simplicidade:
“O Reino de Deus não é como os frondosos cedros do Líbano que ornaram o Templo de Jerusalém e contribuíram para a glória de Salomão. É como o pequeno grão de mostarda, que se espalha à beira do Mar da Galileia, humilde, porém cresce o suficiente para dar abrigo às aves do céu, para acolher a vida”.
Passei a entender que em nossas vidas o que temos e teremos é fruto do empenho do dia-a-dia e das graças reservadas por Deus a cada um de nós filhos e filhas por Ele amados. Sabemos também que nada acontece sem que Ele não saiba, que o temor é humano e a fé um dom de Deus. E ao deparar com o evangelho de hoje nos apresentando que o reino crescerá quer estejamos acordados ou dormindo… O que tememos?
“(…) Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós“. (Mateus 10, 29-31)
Sim! Valemos muito para Deus, mas nossa fé às vezes nos trai. Somos muito imediatistas, queremos tudo para agora ou o mais breve que possível. Queremos alcançar o céu, mas se possível de elevador. É ainda difícil de entender que as conquistas poderão vir degrau por degrau e não rapidamente. “(…) primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita”.
Notei que a ansiedade e a preocupação nos acompanharão enquanto vivermos, pois somos seres humanos. Que os cabelos virão independentemente de nossa vontade. Nossos cabelos são contados, inclusive os brancos que povoam nossa cabeça. Temos medo do desemprego, de não conseguir pagar as contas, de não conseguir dar o que nossos filhos precisam… E mais cabelos brancos surgem durante as noites perdidas. Deus já os contou também.
Sem perceber, o reino de Deus nasce enquanto dormirmos. Oportunidades surgem logo pela manhã, nos abrigando e dando o suficiente para que se acolha a vida. Murmuramos! Não vemos o Maná.
Tempos atrás vi um governador lançar um programa de casas populares onde cada morador deveria pagar simbolicamente um Real por mês para deixar seu barraco aos pés do morro. Sim o local era mais longe do centro da cidade e careceria que os beneficiários acordassem mais cedo para ir trabalhar. Conseqüência o projeto fracassou. As pessoas não queriam acordar mais cedo.
O reino de Deus talvez tenha crescido durante a madrugada, mas não conseguiram ver. Fico triste em lembrar, a cada encosta de morro que desaba, daqueles que preferiram acordar mais tarde à segurança de suas famílias.
O semeador passa toda noite em nossos pensamentos, vendo nossos anseios e os fazendo crescer durante a noite. Ele sugere que voltemos a estudar, mas não O escutamos; Ele pede um pouco de paciência no serviço, mas o orgulho nos faz pedir demissão; “É como o pequeno grão de mostarda, que se espalha à beira do Mar da Galileia, humilde…”.
Devemos reler quantas vezes for necessário esse evangelho. Uma hora vamos entender. “Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos”.
Um Imenso abraço fraterno!








CULINÁRIA


Quibe sem glúten
A receita não leva trigo


INGREDIENTES

1 xícara (chá) de arroz branco cru (200 g)
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente (240 ml)
5 berinjelas médias inteiras (1 ½ kg)
500 g de carne moída
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola ralada (200 g)
Suco e as raspas da casca de 1 limão
Pimenta síria e sal a gosto
1⁄4 xícara (chá) de manteiga com sal (50 g)



 MODO DE PREPARO

No liquidificador coloque 1 xícara (chá) de arroz branco cru e bata até triturar os grãos. Transfira para uma tigela, adicione 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente e deixe descansar por 3 horas.
Coloque 5 berinjelas médias inteiras diretamente na chama do fogão e com a ajuda de um pegador, vá virando até que toda a casca esteja queimada por igual. Deixe esfriar e com uma colher retire toda a casca.
Escorra a água do arroz e junte a berinjela descascada, 500 g de carne moída, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara (chá) de cebola ralada, suco e as raspas da casca de 1 limão, pimenta síria e sal a gosto, misture bem com as mãos.
Em uma assadeira (32 cm de comprimento X 20 cm de largura X 4 cm de altura) untada com azeite (fundo e laterais), espalhe a massa. Com uma faca faça cortes na massa formando quadrados até o fundo da assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200° C por 20 minutos.
Retire a assadeira do forno, remova o papel alumínio e no meio de cada quadrado coloque 1 colher (café) de manteiga com sal. Leve novamente ao forno (sem o papel alumínio), aumente a temperatura para 250°C e deixe por mais 30 minutos. Retire do forno e sirva em seguida com coalhada temperada e cebola crua em fatias com hortelã e gotas de limão.


Lombo rápido
Diferença no preparo e rendimento de 6 porções


INGREDIENTES

1 copo de requeijão (220 g)
1 xícara (chá) de maionese (230 g)
1 1⁄2 xícara (chá) de água (360 ml)
1 1⁄2 Kg de lombo de porco cortado em cubos pequenos
2 pimentas dedo-de-moça picadas
Tomilho debulhado a gosto
1 1⁄2 colher (sopa) de sal
15 dentes de alho inteiros sem casca
1 fio de azeite
1⁄2 xícara de água (120 ml)

 MODO DE PREPARO

Numa tigela misture com um batedor de arame 1 copo de requeijão (220 g), 1 xícara (chá) de maionese, 1 ½ xícara (chá) de água e misture bem até obter um creme liso e homogêneo.
Tempere numa tigela 1,5 kg de lombo de porco cortado em cubos pequenos com 2 pimentas dedo-de-moça picadas, tomilho debulhado a gosto, 1 ½ colher (sopa) de sal e 15 dentes de alho inteiros sem casca. Reserve.
Coloque numa panela de pressão bem quente 1 fio de azeite e doure em fogo alto metade dos cubos de lombo de porco temperados. Retire o lombo da panela e reserve. Despeje ¼ xícara (chá) de água para retirar o "agarradinho" da panela e despeje no lombo reservado.
Aqueça novamente 1 fio de azeite e doure a outra metade do lombo de porco. Retire da panela, despeje mais ¼ xícara (chá) de água para retirar o agarradinho e volte todo o lombo dourado para a panela.
Despeje o creme de requeijão (reservado acima), tampe a panela e leve ao fogo baixo por 15 minutos após pegar pressão até o lombo estar macio. Sirva em seguida com arroz branco ou massa fresca.








MOMENTO DE REFLEXÃO



1. Afirme somente se tiver certeza; acredite somente se lhe derem fatos; gaste somente se souber de onde tirar os fundos; coma somente se tiver fome; durma somente se tiver sono e, em caso de dúvida, fique na sua e siga seu próprio nariz.

2. Abrace muito, beije mais ainda e ria, já que a vida é de graça.

3. Peça ... sempre haverá alguém que lhe dará o que você está precisando.

4. Despeça-se do que já passou - quem vive de passado é museu.

5. Pare de se preocupar. Suas desgraças nunca serão do tamanho que você pensa. Nem seus êxitos.

6. Perdoe-se por suas burrices e fracassos. Se você não se perdoar, vai ser inútil pedir desculpas ou dizer "sinto muito" a quem quer que seja.

7. Reze para agradecer, nunca para pedir. Você já recebeu mais do que suficiente para crescer e ser feliz.

8. Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho frio ou vá dar uma volta  no parque.

 9. Desista de fazer a cabeça dos outros - o que eles pensam de você não importa. Importa o que você é.

 10. Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando do seu melhor amigo.

 11. Expresse a sua individualidade. Apoie-se em seus talentos e virtudes. Concentre-se em seus objetivos. Faça ginástica 3 vezes por semana, no mínimo.

 12. Mude algo em si mesmo todos os dias. Abra-se com alguém. Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, que pode fazer, mas que tinha vergonha.

 13. Cometa erros novos.

 14. Simplifique sua vida.

 15. Deixe bagunçado.

 16. Pare de frescura.

 17. Acredite no amor; nada no mundo é mais digno de crédito. AME  - não é vexame nenhum.

18. Nunca pense que o amor é uma "água morna" - onde há amor, há respeito pelas diferenças; onde as diferenças não são aceitas, existem pontos de vista contrários; e onde existem pontos de vista contrários, há conflitos e desentendimentos.

19. Não se intrometa na vida dos outros, nem julgue as pessoas de jeito nenhum. Deixe-as ser como são e curta o melhor de cada uma.

20. Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se se perderem, é porque não eram nem amizades, muito menos grandes.

21. Leia o que está escrito, ouça o que é dito e, se não compreender, pergunte. Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É assim que se aprende.

22. E o mais importante...

 "SEJA MUITO FELIZ !"