Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 30/11/2014


Domingo, 30 de novembro de 2014.
Primeiro domingo do advento


"A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem” (Hb 11,1)


EVANGELHO DE HOJE
Mc 13,33-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


Disse Jesus: “Ficai de sobreaviso e vigiai, porque não sabeis quando será o momento. Será como um homem que, ao partir para o exterior, deixa a casa e delega autoridade aos escravos, indica o trabalho de cada um e dá ordens ao porteiro para vigiar. Vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo ou pela manhã, para que não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que eu vos digo, digo a todos: Vigiai!”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jorge Lorente


Apesar de faltar ainda um mês para terminar o ano civil, estamos no início de um novo ano, pois começa hoje o ano "B" do calendário litúrgico. Feliz ano novo para você e para toda a sua família!!!
Já estamos vivendo o primeiro Domingo do Advento. Tempo de espera e de preparação para a chegada do Messias que veio para nos libertar da escravidão do pecado. Aniversário de Jesus, o Salvador da humanidade.
O evangelho de hoje sugere cuidado e atenção. É preciso vigiar, estar atento para não ser encontrado dormindo. Ai daquele que não estiver em seu posto de trabalho e ajudando na construção de um mundo novo.
Estar atento, vigilante e cumprindo a tarefa é o nosso compromisso batismal. Compromisso com os pobres, humildes, marginalizados e injustiçados. Nossa tarefa é levar esperança e dignidade aos menos favorecidos.
O desemprego, as favelas, a violência, a precariedade nas áreas de educação e saúde demonstram o descaso para com o próximo. Demonstram que alguns "empregados" não estão assumindo as tarefas deixadas pelo "Patrão".
Qualquer hora é hora, portanto "ficai atento e vigiai". O Dono da Casa poderá vir à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer... não sabemos a hora mas, que virá, virá! Virá de repente e poderá nos surpreender dormindo sobre um mundo de problemas sociais que procuramos não ver.
Poderá encontrar-nos com os olhos fechados para a superlotação das cadeias e com as costas voltadas para os milhares de menores abandonados. Poderá surpreender-nos fingindo não ver essas crianças cheirando cola e fazendo do "craque" o seu refúgio. Poderá ainda, nos questionar sobre aquele mundo de jovens segregados e amontoados sob as marquises.
Feliz daquele que, nesse dia, tiver respostas satisfatórias, que assumiu as suas tarefas, que lutou por mudanças, por dignidade e por justiça. Bem-aventurado aquele que se comportou como aquele porteiro que não foi flagrado cochilando e que, nunca foi surpreendido dormindo.
Ainda há tempo, é agora a hora de mudar! O mundo precisa de cidadania, de paz, de justiça e de amor; o mundo precisa de Deus. Ainda temos a tarde toda e a meia-noite, temos a madrugada e o amanhecer... isso é tempo mais que suficiente para acordar e partir para a luta em favor da vida.
Vamos promover a união e a partilha, essa é a tarefa para quem almeja a Glória Eterna.

jorgelorente@ig.com.br




VÍDEO DA SEMANA

Não permita que o espírito de vítima alimente a sua vida - parte 2
Padre Fábio de Melo





MOMENTO DE REFLEXÃO


Um rei tinha presenteado sua filha, a princesa, com um belo colar de diamantes.
O colar foi roubado e as pessoas do reino procuraram por toda a parte sem conseguir encontrar.

Alguém disse que um pássaro poderia tê-lo levado, fascinado pelo brilho. O rei então pediu a todos que voltassem a procurá-lo e anunciou uma recompensa de $50.000 para quem encontrasse.

Um dia um rapaz caminhava de volta para casa ao longo de um rio ao lado de uma área industrial. O rio estava completamente poluído, sujo e com um mau cheiro terrível. Enquanto andava, o rapaz viu algo brilhar no rio e quando olhou viu o colar de diamantes. Decidiu tentar pega-lo de forma que pudesse receber os $50.000 da recompensa. Pôs sua mão no rio imundo e agarrou o colar, mas de alguma forma o perdeu e não pegou. Tirou a mão para fora e olhou outra vez e o colar estava lá, imóvel. Recomeçou, desta vez entrou no rio e emporcalhando sua calça no rio imundo e afundou seu braço inteiro para pegar o colar.

Mas estranhamente, ele perdeu o colar novamente! Saiu e começou a ir embora, sentindo-se deprimido. Então, outra vez ele viu o colar, bem ali. Desta vez ele estava determinado a pega-lo, não importava como. Decidiu mergulhar no rio, embora fosse algo repugnante de fazer, tal a sujeira do rio e seu corpo inteiro tornou-se imundo. Mergulhou e mergulhou e procurou por toda a parte pelo colar, mas fracassou novamente. Desta vez ele ficou realmente aturdido e saiu sentindo-se mais deprimido ainda já que, sem conseguir pegar o colar, não receberia os $50.000.

Um velho que passava por ali, o viu e perguntou-lhe sobre o que estava havendo. O rapaz não quis compartilhar o segredo com o velho, pensando que o velho poderia tomar-lhe o colar para si, então recusou-se a explicar a situação para o velho.

Mas o velho pode perceber que o rapazinho estava incomodado e, sendo compassivo, outra vez pediu ao rapaz que lhe contasse qual o problema e ainda prometeu que não contaria nada para ninguém.

O rapaz reuniu alguma coragem e, como já dava o colar como perdido, decidiu por alguma fé no velho. Contou sobre o colar e como ele tentou e tentou pegá-lo, mas mantinha-se fracassando.

O velho então lhe disse que talvez ele devesse tentar olhar para cima, em direção aos galhos da árvore, em vez de para o rio imundo. O rapaz olhou para cima e, para sua surpresa, o colar estava pendurado no galho de uma árvore. Tinha, o tempo todo, tentado capturar um simples reflexo do colar.

E este é o final da história. A felicidade material é exatamente como o rio poluído e imundo; porque é um mero reflexo da felicidade verdadeira no mundo espiritual. Não alcançaremos a felicidade plena que procuramos na vida material, não importa o quanto nos esforcemos. Em vez disso, devemos "olhar para cima", em direção a Deus, que é a fonte da felicidade real, e parar de perseguir o reflexo desta felicidade no mundo material. Esta felicidade espiritual é a única coisa que pode nos satisfazer completamente.

Mas também não bastar ficar "olhando para cima". Necessário se faz trabalhar, progredir em direção do que lá está.

Peço a Deus que nos ajude a "OLHAR PARA CIMA" e "CHEGAR ATÉ ELE".


Tradução de SergioBarros

Diário de Sábado 29/11/2014


Sábado, 29 de novembro de 2014.


"A vida informa: A falta de coragem causa perda de oportunidades incríveis."


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,34-36

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer.
Neste Evangelho, o último do ano litúrgico, mais uma vez Jesus nos recomenda a vigilância, com um detalhe importante: orai sempre. Vigilância e oração são as virtudes irmãs e inseparáveis que se apóiam mutuamente.
Deus caminha ao nosso lado, nas vinte e quatro horas do dia, e está querendo nos ajudar. Mas ele não entra na nossa vida, se não pedirmos. Agora, se pedirmos, ele vem, e quando ele vem tudo se resolve facilmente, é claro. Quantas vezes sofremos, afogando-nos num copo d’água, e não pedimos ajuda a Deus!
A oração sustenta a fé e a esperança vigilante, mantendo o nosso contato e diálogo com Deus, como fazia Jesus. É também a oração uma grande força para superar as tentações diária que antecipam já o grande combate que acontecerá no final dos tempos. O supremo modela de oração é Cristo no Jardim das Oliveiras. A palavra agonia significa luta. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 26,41). No Pai Nosso nós rezamos: “Não nos deixeis cair em tentação”.
Com a força da oração, nós escaparemos a tudo o que deve acontecer e ficaremos de pé diante de Jesus, o Juiz, o Filho do Homem.
Ninguém consegue prever o dia da própria morte. Ela vem de forma inesperada. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha”. Quantas pessoas vivem como se não fossem morrer nunca!
Recordando o catecismo, após a morte nós iremos para um destes três lugares: ou para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno. O purgatório é uma morada passageira. Mas o céu e o inferno são moradas definitivas e eternas!
Na prática, a escolha do nosso lugar após a morte é feita por nós mesmos, agora, durante a nossa vida terrena. Jesus, o Juiz, vai apenas confirmar-nos naquele lugar no qual escolhemos viver aqui na terra. E ele o fará com tristeza, se morrermos longe do seu Evangelho e dos mandamentos de Deus.
Daí a importância de levarmos a sério os mandamentos de Deus. Jesus veio para nos salvar, e quer nos ver todos no Céu junto com ele. Por isso que nos deixou palavras claras, como as do Evangelho de hoje.
“Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar.” Que ele nos encontre como fiéis discípulos e discípulas, obedecendo aos seus mandamentos.
Certa vez, um javali estava afiando sua presas numa pedra. Uma raposa, que passava por ali, perguntou-lhe o motivo de estar afiando suas presas se não havia nenhum caçados, cão de caça ou qualquer outra ameaça rondando o local.
O javali respondeu: “Eu faço isto periodicamente para não ser forçado a afiar minhas armas no exato momento em que tiver de usá-las”.
Que sigamos o exemplo do javali e vivamos sempre preparados, já que não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor virá ao nosso encontro.
Maria Santíssima, a nossa Mãe, está pronta a nos ajudar. Peçamos a intercessão dela. “Maria, ó Mãe cheia de graça, protege os filhos teus! Nós queremos contigo estar no Céu!”
Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer.




CASA, LAR E FAMÍLIA


Como cuidar de calçado de camurça


Os calçado de camurça é lindo e a maioria das mulheres adoram usá-lo. São diversos os modelos que são fabricados neste material, com o exemplo ,das sapatilhas, botas, e os sapatos com salto, como os peep toes, scarpins e até alguns modelos de sandália.

Mas uma coisa com a qual todas devem concordar é que conservar um sapato de camurça nem sempre é uma tarefa lá muito fácil. Além de bastante delicada e susceptível a danos, a camurça é um material que suja muito facilmente,  uma vez que a sua limpeza não é algo tão simples e exige certos cuidados.

Pensando nesta questão resolvemos separar alguns truques sobre como limpar calçado de camurça adequadamente e prolongar a sua vida útil.
1- Caso exista, retire o excesso de sujidade da camurça com um pano seco.
É necessário ter muita calma para realizar a limpeza do seu sapato de camurça. Muitas vezes uma etapa preliminar pode lhe poupar tempo. Por esse motivo, caso a sujidade do sapato seja formada por elementos porosos, como a poeira e o barro, por exemplo, provavelmente conseguirá retirar o excesso de sujidade presente na camurça utilizando um simples paninho de algodão bem seco. Apenas se certifique de que o sapato também esteja totalmente seco e também de realizar movimentos bem suaves com o pano.

2 – Borracha branca para limpar calcado em camurça
Achou estranho? Ou já conhecia essa dica super acessível ? Isso mesmo, uma simples borracha escolar branca pode te ajudar a retirar aquelas manchas mais claras. É importante que o seu calçado de camurça seja de uma cor  clara, afinal  não vai querer criar uma mancha maior ainda, não é mesmo? Não existe também muito mistério nesta técnica, basta passar a borracha no sapato na área afectada realizando um movimento suave até que a mancha desapareça ou fique imperceptível.

3 – Manchas mais persistentes , limpe com vinagre branco (de vinho)
Esta técnica serve para calçados de camurça de qualquer cor e tudo que vai precisar é de um copo de 200 ml de água com um colher de sopa de vinagre, além de uma escovinha de dentes para a aplicação. Basta molhar a escova na solução e esfregar suavemente na camurça. Após isso é só passar um paninho humedecido em água no local da aplicação para retirar o excesso do vinagre e deixar secar de um dia para o outro.
DICA EXTRA: PREVINA MANCHAS EM SEU SAPATO DE CAMURÇA
Uma dica muito importante e que ajuda muito na conservação do seu calçado de camurça é usar um spray impermeabilizante. Aplicando este tipo produto em seu calçado,  evita que o calçado se molhe caso algum líquido caia sobre ele. Para o dia a dia é uma ajuda muito grande, uma vez que a humidade é uma das principais causas das manchas nos sapatos de camurça. Convém fazer a aplicação do spray antes de utilizar o calçado pela primeira vez.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Não faça da sua dor uma máscara, que coloque em seu rosto a "marca da vítima", do pobre coitado, da "infeliz de Maria".
Isso só afasta as pessoas e as oportunidades.
Por vezes, a vida, com sua "lousa amorosa", vem trazendo novas lições, novos caminhos, e nós, presos ao que passou, ao que mal começou, ficamos parados na ilusão do tempo, e sofremos além da conta.
Enterre seus mortos, mas deixe-os lá.
Na tumba que serve de abrigo para os ossos, porque, Platão já sabia e afirmava, seus mortos não estão no túmulo, estão além da sua visão, mas perto da sua alma, da sua percepção, seus mortos vivem no seu coração.
Faça da sua dor um aprendizado.
Tire proveito das lições que o desengano promove, aprenda a reconhecer os sinais do amor, comece a enxergar os problemas de longe, fuja das situações embaraçosas, amores mal resolvidos, pessoas com mais problemas que você, dívidas que podem ser evitadas, compromissos que não te pertencem.
Viva uma vida com sabedoria, e assim, encontrará, à alegria, mãe de toda a felicidade.
É tempo de reencontrar a paz perdida, se afundar no travesseiro sem nenhum medo, com a plenitude de saber ser merecedor, de tudo o que é bom, inclusive o amor!


Paulo Roberto Gaefke

Diário de Sexta-feira 28/11/2014


Sexta-feira, 28 de novembro de 2014.


"O êxito é fácil de obter. O difícil é merecê-lo". (Albert Camus).


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,29-33

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.
Neste Evangelho, Jesus continua nos falando a respeito do final dos tempos. Deus nos manda sinais para sabermos que a sua segunda vinda está próxima. A certeza da segunda vinda de Jesus nos dá segurança e um novo sentido para a vida.
“Essas coisas”, a que ele se refere, são os problemas sociais e cósmicos citados um pouco antes: guerras, mortandades, terremotos, maremotos...
Quando as folhas das árvores caem, e começam a aparecer os brotinhos das novas folhas e dos frutos, esses brotinhos são os sinais pelos quais sabemos que a primavera está chegando. Da mesma forma, aquelas calamidades são os sinais de que a nossa salvação está próxima.
Quando Jesus fala: “Tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração”, ele está se referindo, não tanto ao final dos tempos, mas à queda de Jerusalém e à abertura do Evangelho e do Reino de Deus aos não judeus.
Jesus exclui toda tentativa de precisão cronológica da sua segunda vinda. Isso desqualifica qualquer especulação adventista nesse sentido.
Também, para tirar preocupações exageradas dos seus discípulos, ele que a sua segunda vinda será tão clara como um relâmpago, desses relâmpagos grandes que brilham de um ao outro lado do horizonte. Portanto, ninguém deve preocupar-se com isso. Naquele tempo, havia uma idéia muito generalizada de que o final dos tempos estava próximo.
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” A afirmação vai além da questão de quando acontecerá a sua segunda vinda. A nossa esperança, baseada no Evangelho, é eterna e ultrapassa este mundo material. O verdadeiro fim dos tempos acontece para quem não segue a Jesus, pois está ao léu deste mundo, que tem como fruto a destruição e a morte. O cristão fiel sempre vê uma luz no fim do túnel, e essa luz chama-se ressurreição, que lhe abre as portas para o mundo novo e eternamente feliz.
A Palavra de Jesus não falha. Mesmo as coisas mais sólidas, como o céu e a terra, passarão, mas a Palavra do Senhor permanece eternamente. Ao contrário da palavra do homem, que é instável, não tem consistência. Até as teorias científicas, que são consideradas descobertas imutáveis, amanhã já serão negadas.
É importante para nós vivermos sempre vigilantes e com a antena ligada em Deus, a fim de captarmos os sinais da sua vinda na nossa vida, o acontece a qualquer momento, independente da segunda vinda de Jesus. A tecnologia tem receptores de sinais com alta precisão, o mesmo devíamos ter em relação à vinda de Deus. Entretanto, infelizmente, como o próprio Jesus previu, a sua vinda nos pegará se surpresa.
Luiz XI foi rei da França, de 1461 a 1483. Era um homem mau, cruel e violento.
Um dia lhe contaram que um adivinha havia previsto a morte de uma funcionária do palácio, e isso acontecer. Disseram-lhe também que esse adivinho era extraordinário, adivinhava tudo com precisão.
O rei mandou trazer o adivinho, e instruiu os seus guardas: “Se eu fizer tal sinal, vocês o matem imediatamente”.
O homem veio e o rei lhe disse: “Dizem que você adivinha as coisas, é verdade?” O adivinho respondeu: “É, às vezes, com a graça de Deus”. “Então me diga” – indagou Luiz XI: “Quando você irá morrer?” “Três dias antes de vossa majestade”, respondeu o adivinho. Diante disso, o rei preferiu não matá-lo, pois tinha muito medo da morte. E com razão, pois era um homem mau.
Acontece que não basta ter medo da morte. Precisamos estar sempre preparados, porque com medo ou sem medo, a morte vem, e vem para todos.
Maria Santíssima era uma mulher vigilante, e vivia sempre preparada para o encontro com o Senhor. Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.




CULINÁRIA

TORTA CHESECAKE


300 g de ricota picada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum ou 1 vidro de leite de coco
4 ovos
1 colher de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
Cobertura
250 g de goiabada
1/2 xícara de chá de vinho tinto seco
Modo de preparo

Bater os ingredientes da torta no liquidificador e levar para assar em forma de sua preferencia untada e enfarinhada por 30 a 40 minutos.
Cobertura
Levar ao fogo baixo mexendo sempre a goiabada com o vinho até derreter
Cobrir a torta depois de pronta e levar à geladeira



VERRINE DE MANGA COM CREME DE TAPIOCA


Para leite de coco natural:
Coco fresco ralado, 300 g
Água quente, 300 ml
Creme de tapioca:
Leite, 200 ml
Leite de coco natural, 100 ml
Fava de baunilha, 1 unidade
Farinha de tapioca, 100 g
Gema de ovo, 2 unidade
Açúcar cristal, 50 g
Kiwi para finalizar, 2 unidades
Coulis de manga:
Manga, 1 unidade
Água, 120 ml

   
Modo de fazer
Leite de coco:
Esquente a água em uma panela e depois bata junto com o coco ralado no liquidificador.
Coe com a ajuda de um pano limpo.
Creme de tapioca:
Em uma panela ferva o leite com o leite de coco e a fava de baunilha.
Bata a gema com o açúcar.
Incorpore a gema no leite fervendo, em fogo baixo por 5 minutos.
Retire do fogo, espere esfriar um pouco e incorpore a tapioca sempre mexendo.
Leve a geladeira até gelar bem, antes de montar, incorpore o chantilly ao creme de tapioca.
Monte o colocando o creme de tapioca na metade do copo, cubra com o coulis de manga e finalize com kiwi.
Coulis de manga:
Bata a manga no liquidificador com água.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Um dia, o executivo de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.
Chegando em casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou, o garoto solicitou ao dono da casa permissão para utilizar o telefone e o executivo não pôde deixar de ouvir a conversa.
O garoto ligou para uma mulher e perguntou:
"A senhora está precisando de um jardineiro?"
"Não. Eu já tenho um", foi a resposta.
"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo."
"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso."
O garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas nofinal do serviço."
"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora."
"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível."
"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente.
 Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa."
Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores."
"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada!
 O preço do meu jardineiro também é muito bom."
Desligado o telefone, o executivo disse ao jardineiro:
"Meu rapaz, você perdeu um cliente."
"Claro que não", respondeu rápido.
Eu sou o jardineiro dela.
Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo."


Em se falando do jardim das afeições, quantos de nós teríamos a coragem de fazer a pesquisa deste jardineiro?
E, se fizéssemos, qual seria o resultado?
Será que alcançaríamos o grau de satisfação da cliente do pequeno jardineiro?
Será que temos, sempre em tempo oportuno e preciso, aparado as arestas dos azedumes e dos pequenos mal-entendidos?
Estamos permitindo que se acumule o lixo das mágoas e da indiferença nos canteiros onde deveriam se concentrar as flores da afeição mais pura?
Temos lubrificado, diariamente, as ferramentas da gentileza, da simpatia entre os nossos amores, atendendo as suas necessidades e carências, com presteza?

E, por fim, qual tem sido o nosso preço? Temos usado chantagem ou, como o jardineiro sábio, cuidamos das mudinhas das afeições com carinho e as deixamos florescer, sem sufocá-las?

Diário de Quinta-feira 27/11/2014


Quinta-feira, 27 de novembro de 2014.
Dia de Nossa Senhora das Graças



"Por vezes a ambição faz aceitar as funções mais baixas; é assim que se sobe, na mesma postura em que se desce." ( Jonathan Swift )


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,20-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.
Hoje, quarta quinta-feira de novembro, é o Dia Nacional de Ação de Graças. Estamos no final do ano litúrgico e quase no final do ano civil; por isso queremos agradecer a Deus o ano que termina. Quantos benefícios recebemos dele! A vida, a saúde, a família, os amigos, a fé... Deus nos protegeu, estando ao nosso lado de manhã até a noite, e em todos os dias deste ano!
Deus provou que nos ama; vamos retribuir-lhe com amor também. “Que retribuirei ao Senhor por todo o bem que me deu?” (Sl 116,12). “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual, nos céus, em Cristo” (Ef 1,3).
No Evangelho de hoje, Jesus começa preparando os habitantes de Jerusalém para o momento da invasão do exército romano, que aconteceria trinta anos depois. “Os que estiverem no campo, não entrem na cidade... Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estão amamentando naqueles dias!”
Os habitantes de Jerusalém “serão levados presos para todas as nações”. De fato, os romanos levaram milhares de judeus para Roma e outras cidades do Império, como escravos.
A partir daqui, a narração muda de tom e Jesus começa a falar da sua segunda vinda e dos sinais que a precederão. “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas”.
“Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.” Jesus veio a primeira vez com aparência de fraco, uma criança pobre deitada numa manjedoura. Mas foi uma fraqueza apenas aparente; ele é forte, fortíssimo.
E Jesus termina apresentando o objetivo deste seu discurso, que é tranqüilizar os discípulos, pois estes sinais mostram o seu poder, e que ele vem para libertar os seus queridos e queridas discípulas. “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. É como quem diz: este mundo é cheio de tribulações, mas é passageiro. E quanto ao mundo futuro, não se preocupem, deixem comigo.
Na nossa luta do dia a dia, a segunda vinda de Jesus será como a chegada de alguém que vem nos ajudar a terminar uma tarefa, bem na hora em que já estamos cansados. Será como um preso que vê chegar alguém com a chave do presídio, a fim de soltá-lo. Ou como uma pessoa que está se afogando e vê chegar o salva-vidas.
Aquele dia será o fim de tudo o que os discípulos de Jesus detestam: injustiças, mentiras, maldades... Os maus e os corruptos vão ver com quantos cincos se faz um dez, com quantos paus se faz uma canoa. Descobrirão que este mundo tem dono, e um dono forte e poderoso, diante do qual todos os impérios e poderes são como uma palha.
Também o seu Reino, que está nas nossas mãos, é forte, fortíssimo, apesar de parecer fraco diante dos outros reinos e poderes do mundo. Basta ver a força desse Reino, ao ultrapassar os séculos. Diante de Jesus é a verdade e a justiça que valem. Quem segue outro caminho, um dia vai tremer de medo, como vara verde.
Jesus nos deixou todos os recursos para nos salvarmos, e vivermos eternamente com ele e com a sua Família no céu. Cabe a nós escolher se queremos caminhar com ele ou de costas para ele.
Em várias passagens da Bíblia, a segunda vinda de Jesus é chamada de “Dia do Senhor”, mesmo nome que damos para o domingo. De fato, o domingo é para nós uma celebração antecipada da segunda vinda de Jesus.
Às vezes a graça de Deus espera a nossa cutucadinha, a mãozinha do cristão que chega de leve... e Deus faz o resto. A nossa vida na terra é passageira. Que bom se nos dedicássemos mais aos valores da outra vida, tanto para nós mesmos como para os nossos irmãos!
Certa vez, um poeta e um artista estavam examinando juntos uma pintura de um célebre artista, retratando a cura dos dois cegos de Jericó. O artista perguntou: “O que lhe parece a coisa mais notável nesta pintura?”
O poeta respondeu: “Tudo na pintura é excelente. A forma dada a Cristo, as pessoas agrupadas, a expressão dos rostos, tudo”.
O artista pareceu achar o toque mais importante em outro lugar. Apontando para a estrada que passava ao lado, ele disse: “Você vê uma bengala descartada ali?”
“Sim” – respondeu o poeta – “mas o que tem a ver isso?”
“Meu amigo!” – continuou o artista – “Um cego estava sentado naquele pau ali, com a bengala na mão. Mas quando ouviu falar que era Jesus que passava, jogou a bengala fora e foi ao encontro dele. Isso porque ele estava certíssimo de que seria curado, e assim deixaria de usar a bengala. Cheio de alegria, ele em direção ao Senhor como se já estivesse recebido a graça.”
Que nós também observemos a grande pintura dos acontecimentos com mais fé e discernimento, a fim de descobrirmos nela os sinais da vinda de Cristo. Como seria bom se tivéssemos a fé daquele cego! Com certeza hoje não seríamos mais cegos, nem fisicamente nem espiritualmente. A nossa fé nos permitiria andar pela vida como se víssemos o invisível, e seríamos mais gratos a Deus.
Maria Santíssima era uma pessoa muito grata a Deus. O Magnificat é o mais belo hino de ação de graças existente na Bíblia. Quando o recitamos, não estamos para Maria, mas para Deus do jeito dela. No magnificat, Maria agradece a Deus tudo, até coisas que ainda não tinham acontecido mas que ela sabia que iam acontecer. Isso porque a sua fé era muito grande, e ela sabia que Deus não falha em suas promessas. Que ela nos ajude a ser gratos, e também a nos preparar bem para o encontro com Jesus em sua segunda vinda.
Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.




MUNDO ANIMAL

Remédios e técnicas caseiras para eliminar carrapatos.


Se seu cachorro em carrapato, aquele parasita horrível com muitas patas que engancham na pele e vai se alimentando do sangue do animal, você pode eliminá-lo com um método natural. Os carrapatos geralmente ficam atrás das orelhas, em volta do ânus ou na nuca, onde o pelo os cobre ou, ainda, onde o animal não consiga alcançá-los. Toda vez que seu bichinho retornar de uma viagem, principalmente de cidades com pastos e matagais, deve-se fazer uma “vistoria” em seus pelos para verificar se nenhum carrapato ficou preso neles, também, caso os veja, deve-se raspar continuamente ou tentar higienizar sempre as regiões antes indicadas.

Prepara uma mistura de duas partes (50/50) de álcool (antisséptico ao desprender o parasita da pele) e uma parte de óleo (para dar untuosidade). Colocar em um pano ou gaze e passar sobre o carrapato várias vezes, até que se desprenda sozinho. Também, se o cachorro permitir, pode-se manter o algodão grudado contra o carrapato para que ao respirar se solte da pele do animal.

Um dos remédios caseiros mais eficazes para os carrapatos é a camomila. Prepara um chá com algumas flores desta planta (ou, ainda, pode preparar com um sachê), deixa amornar, embeba em um algodão e aplica na pele do cachorro, sobretudo nas áreas críticas. Os parasitas começarão a se desprender da pele do animal. Depois, desinfetar bem a casa para não deixar nenhum rastro dos parasitas.

Um bom repelente caseiro pode ser feito, usando qualquer cítrico que tenhamos em casa, como pode ser a laranja, limão, mexerica etc. (os dois primeiros são os mais recomendados). Colocar para ferver meio litro de água e adicionar dois cítricos cortados em rodelas, com a casca. Quando chegar ao ponto de ebulição, deixar por um minuto e depois baixar o fogo no mínimo, e deixar por uma hora (tenha cuidado para não evaporar toda a água). Deixar esfriar e colocar em uma garrafa com borrifador. Aplicar sobre os pelos cachorro com cuidado para não atingir os olhos. Com este preparado também pode-se desinfetar a casa, sobretudo os pisos e os cantos.

O vinagre de maçã é muito bom para exterminar os carrapatos. Misturar em partes iguais vinagre e água, molhar um algodão ou pano limpo, escorrer bem e umedecer o pelo do cachorro. Depois aplicar como último enxágue depois do banho do animal.

Se os carrapatos deixaram feridas ou machucaram a pele do cachorro ou gato, você pode usar cremes de calêndula (cicatrizante), gel ou creme com aloe vera (a babosa é umectante) e óleo de lavanda (protetor).

Remédios e técnicas caseiras para eliminar pulgas

No caso das pulgas podemos considerá-los como os piolhos que as crianças geralmente apresentam. O problema destes parasitas é que não apenas afetam os bichos de estimação, mas também picam os seres humanos e podem transmitir doenças (uma delas, nos felinos pode até ser mortal). Para retirar as pulgas, você pode fazer uma infusão usando poejo (“hortelãzinho”) e uma vez que esfrie, verter em uma garrafa com borrifador; espalhar pela pelugem do animal sem enxaguar. Para prevenir a aparição, incluir levedura ou alho em pequenas porções misturados com a ração para que ao consumi-los emanem seus odores e evitem que a pulga tenha “vontade” de permanecer no cachorro ou gato.

Colocar para ferver três xícaras de água. Em um recipiente separado, misturar uma colher de vinagre de maçã e uma de vodka. Adicionar duas gotas de óleo essencial de lavanda, duas de eucalipto e como opção duas de opoponax. Depois, uma mistura de óleos, uma gota de óleo de cedro, gerânio, alecrim e manjerona. Colocar duas gotas de suco de limão e uma xícara de hortelã desidratada. Misturar bem e adicionar a água fervente. Deixar esfriar, coar e colocar em um frasco com borrifador. Depois borrifar onde desejar, na pelugem do animal, nos móveis, também pisos e paredes.

Misturar duas xícaras de água quente, 1/4 de xícara de álcool e seis gotas de detergente líquido. Com este “shampoo” caseiro lavar bem o cachorro até que fala uma espuma bem espessa. Depois enxaguar bem.

Você pode também eliminar as pulgas (e os carrapatos) colocando sal nas almofadas, pisos e na “caminha” do animal.

Como último conselho, não deixar de lado a boa alimentação dos animais para que tenham um sistema imunológico forte, evitando, assim, que os parasitas os adoeçam ou gerem anemia, debilitando, cansando o animal por lhe chupar o sangue. Incluir em sua comida ingredientes que contenham selênio, zinco e vitaminas do complexo B, principalmente.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Estava precisando fazer uma faxina em mim…
Jogar fora alguns pensamentos indesejados,
Tirar o pó de uns sonhos,
Lavar alguns desejos que estavam enferrujando…..
Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
Joguei fora ilusões, papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei…
Joguei fora a raiva e o rancor nas flores murchas
Guardadas num livro que não li.
Peguei meus sorrisos futuros e alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão:
Paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de uma amiga sem gratidão, lembranças de um dia triste…
Mas lá havia outras coisas… belas!!!
Uma lua cor de prata…os abraços….
Aquela gargalhada no cinema, o primeiro beijo….
O pôr do sol…. uma noite de amor .
Encantada e me distraindo, fiquei olhando aquelas lembranças.
Sentei no chão,
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou.
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima
Pois quase não as uso – e também joguei fora!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que fazer, se as esqueço ou se vão pro lixo.


Revirei aquela gaveta onde se guarda tudo de importante: amor, alegria, sorrisos, fé…..
Como foi bom!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, perfumei na esperança, passei um paninho nas minhas metas e deixei-as à mostra.
Coloquei nas gavetas de baixo lembranças da infância; em cima, as de minha juventude, e…
pendurado bem à minha frente,
coloquei a minha capacidade de amar… e de recomeçar…


Rosy Beltrão