Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 31/05/2014


Sábado, 31 de maio de 2014.


“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.” (Cecília Meireles)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,39-56

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Professor Isaías da Costa


Aprendamos com Maria
Comemoramos hoje a Assunção de Nossa Senhora aos céus. É um grande momento para nós, devotos marianos, onde fazemos uma memória mais profunda da mãe de Deus e nossa.
Maria mostrou-se totalmente solicita ao querer visitar a sua prima Isabel. Ao se dispor para tal ato Maria se pré-dispõe internamente, pelo espírito, e externamente pela sua dedicação ao sair da sua casa rumo à casa de Isabel. Ao visitar sua prima Isabel, Maria se assemelha ao Cristo, quando visita João Batista. O gesto de humildade de Maria e Cristo mostram uma simplicidade especial. A gravidez dessas mulheres é um exemplo real da atuação de Deus. Maria ficou grávida por meio do Espírito Santo e Isabel no auge de sua velhice também engravidou
Maria era uma jovem desconhecida, uma jovem simples de seu povoado. Mas Deus na sua infinita sabedoria a elevou como “serva”.
O cântico entoado por Maria torna-se uma resposta à felicitação de Isabel. Por meio do cântico Magnificat, Maria agradece a Deus o grande favor que esse lhe concedeu.
Podemos entender que o objetivo do evangelista e ressaltar a Mãe de Deus, fazendo assim com o seu exemplo de simplicidade e dedicação seja seguido por todos.
As vezes parece tão complicado falar sobre Maria. Mas pelo contrário, Maria é pura simplicidade. Seu jeito meigo e doce de ser, encanta o coração daqueles que visualizam a sua doce imagem. Maria quer falar ao coração de cada um de seus filhos. Ela deseja que a paz reine entre nós. Encante-se com Maria, encante-se com a Mãe.
Que possamos em nossas orações diÁrias pedir a intercessão de Maria. Devemos ter muita confiança, muito amor e sempre acreditar neste fiel amor de mãe.

(isaiadacosta@hotmail.com)



CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida.

Dica para arrumar os seus sapatos


Quando se tem pouco espaço para arrumar os sapatos, o melhor é colocá-los na própria caixa, umas por cima das outras, mas a o problema que surge é de manhã quando temos pressa, não é pratico para procurar, pois é necessário abrir as caixas para ver quais os sapatos.
Para resolver esse tipo de problema faça o seguinte:
-  Quando comprar os sapatos, guarde a caixa, pode forrá-la ou não e tire uma fotografia aos sapatos e cole a foto na caixa. Desta forma não vai ter nenhuma dificuldade em encontrar o sapatos que quer.


Guardar as botas

Quando os dias bons estão a chegar, tem necessidade de guardar as suas botas.

Uma dica para que elas fiquem arrumadas sem se deformarem.

Pegue nas revistas que já não quer e em vez de as deitar ao lixo, enrola-as e mete dentro dos canos da suas botas. Pode colocar as botas dentro de caixas , nas quais fez uns buracos ( para circular o ar) ou dentro de sacos de papel. (nunca de plástico)
 Assim já as pode arrumar, sem correr o risco que elas fiquem deformadas. Na época seguinte mantêm aquele aspecto desejável.


Guardar roupa branca

Quando se tem  peças de roupas brancas da qual se gosta muito, mas se usa pouco, é necessário conservá-la de forma a que não fique amarelada

Tome nota:
- É muito comum encontrar as peças brancas bastante amareladas, sobretudo as que estão sem uso há algum tempo. Isto acontece porque nem todas as pessoas sabem guardá-las de maneira adequada.
- Para lavar a roupa branca, dissolva o sabão e o amaciador em água antes de colocá-los em contacto com as peças.
- Capriche no enxagúe: resíduos de sabão podem estragar as peças.
- Seque as roupas brancas sempre pelo avesso e à sombra; se a peça estiver com manchas amarelas, lave-a normalmente, em seguida, use um alvejante à base de peróxido. Dilua o alvejante em água quente a 60ºC. Deixe a peça de molho nessa mistura por cerca de 15 minutos. Enxagúe bem.
- Não tente remover manchas com alvejantes que tenham cloro ou água sanitária. Esses produtos podem trazer mais manchas, além de amarelar e enfraquecer as fibras dos tecidos.
- Na hora de guardar as roupas brancas, envolva-as em sacos de TNT para protegê-las do pó e dos raios de luz. Não use sacos plásticos, que não permitem que a roupa respire, o que resulta em manchas e mofo.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isto: um certo modo de ver. O problema é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não-vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.
Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom-dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.
Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia. Em 32 anos, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos.
Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.



Otto Lara Resende

Diário de Sexta-feira 30/05/2014


Sexta-feira, 30 de maio de 2014.


“Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.”


EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,20-23ª

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
- Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Neste Evangelho, Jesus nos fala que a nossa tristeza, o nosso choro, é provisório; o que será definitivo para nós é a alegria.
Essas palavras de Jesus se referem a dois planos: um imediato, que é, após a tristeza dos discípulos diante da sua morte, e a alegria ao vê-lo ressuscitado.
O outro plano vale também para nós: neste mundo temos lutas, tristezas e até lágrimas pelo fato de sermos discípulos de Jesus. Mas depois, no céu, o dia vai amanhecer e o sol vai brilhar para sempre. Não só no céu, pois a Comunidade cristã é para nós uma pálida antecipação do céu. Assim, em meio às lutas e perseguições, o cristão encontra um oásis. “Como é bom, como é agradável os irmãos viverem juntos e se amarem!” (Sl 132,1).
A parábola da mulher dando à luz é muito apropriada. Mesmo antes de a criança nascer, ela já sente, em meio à dor, uma alegria de fundo, fundada na esperança de ver logo o filhinho ou filhinha e de ter dado ao mundo um novo ser humano. Depois que a criança nasce, ela se esquece completamente da dor e da angústia sofridas minutos antes.
De fato, nós cristãos temos de enfrentar muitas dificuldades, especialmente quando se aproxima a morte: doenças, certo isolamento, incapacidade de fazer o que gostaria... É a hora de nos lembrarmos da mulher em dores de parto, olhar para frente e recuperar o ânimo e a alegria. É o grão de trigo que morre para que possa produzir muito fruto.
“Naquele dia, não me perguntareis mais nada.” O Espírito Santo, que acompanhou e iluminou Jesus desde o seu Batismo, está agora conosco. Antes de Pentecostes, os discípulos tinham dificuldade em entender os ensinamentos de Jesus. Mas depois tudo se mudou. E nós recebemos o Espírito Santo no batismo e na crisma.
O antigo rito do batismo por imersão expressava bem essa realidade: a pessoa era mergulhada na água, significando que morreu para o mundo pecador. E logo era retirada, expressando o novo nascimento em Cristo pelo Espírito Santo.
Olhando a vida de muitos cristãos, descobrimos com tristeza que parece que a água do batismo não penetrou e a pessoa continua vivendo segundo o homem velho do mundo pecador. Que o cumprimento amoroso da vontade de Deus nos leve a passar para uma vida nova, segundo e pela ação do Espírito Santo.
Na parábola da videira e os ramos, Jesus fala: “Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda”. A planta “sente”, quando o agricultor, com a sua tesoura, corta um dos seus galhos. Ela produz até uma resina no corte, que simboliza as nossas lágrimas. Mas o importante são os frutos que virão depois.
“Eu repreendo e educo os que eu amo” (Ap 3,19). Como é bom ser corrigido por Deus! É a correção de um Pai amoroso.
“Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, não te desanimes quando ele te repreender, pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho” (Hb 12,5-6).
“Irmãos, considerai uma grande alegria quando tiverem de passar por diversas provações, pois sabeis que a prova da fé produz em vós a constância, e a constância leva a que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma” (Tg 1,2-4).
“Feliz aquele que suporta a provação, porque uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: É Deus que me tenta, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a alguém. Antes, cada qual é tentado por sua propria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez maduro, gera a morte” (Tg 1,12-15).
“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12).
Havia, em um determinado lugar, uma família de ratos. Estava indo tudo bem, até que apareceu por ali um gato. O gato estava fazendo o maior estrago. De vez em quando pegava um rato e comia. Os ratos então se reuniram para resolver o problema. Após muita discussão e várias opiniões, um ratinho deu uma ideia: “Vamos amarrar um sino no pescoço do gato. Assim, quando ele se aproximar, nós perceberemos e nos esconderemos”. Mas ninguém teve coragem de fazer o serviço. Estão até hoje esperando o corajoso.
O Espírito Santo não só nos dá coragem, mas nos ilumina e orienta, indicando como fazer o serviço de evitar cair nas garras do pecado.
Maria Santíssima, desde a sua concepção, foi uma mulher nova, conduzida pela graça de Deus. Que ela nos ajude a sermos fortes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade. Assim conseguiremos, nós também, pisar na cabeça da serpente.
Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Banana


Depois de ler isto, você não vai olhar para uma banana da mesma maneira.
Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras, a banana vai te dar uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças.
Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.
Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.
Pressão Arterial : Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.
Cérebro : 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.
Obstipação : Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.
Dor de cabeça : Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.
Cansaço matinal : Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de insectos : Quando for picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana.  A irritação vai acabar.
Nervos : Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.
Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.
Controle de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.
Fumar : As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Stress : O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.


Cortes : De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.
Não custa tentar...




MOMENTO DE REFLEXÃO


Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado à conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao  diretor do colégio e humildemente perguntou:
Professor,   o   que   devo  fazer  para  não cometer esses erros novamente?

Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!

O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e
entregou-o ao jovem, dizendo:
Filho,   ande   com   esse  copo  por todo o colégio, entre  em  todas  as  salas, suba  e  desça todas as escadas, entre  em  todos  os  cantos  e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água.
Impossível - disse o jovem - não vou conseguir!
Se você quiser vai conseguir sim - disse o mestre.
O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água.

O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz:

Não viu as garotas que passeavam  pelo  jardim no horário  de  aulas?

Os  colegas  que  te  convidam para  um  copo  de  bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?
Não - responde o jovem -  eu  estava  com os olhos fixos no copo.

O mestre sorri, e diz:
Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado.
Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!




Diário de Quinta-feira 29/05/2014


Quinta-feira, 29 de maio de 2014.


 "A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum."
(Booker Washington)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,16-20

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.
Neste Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos a sua iminente partida e o seu breve regresso, que mudará a tristeza dos seus em alegria. Cristo não lhes diz adeus, mas até breve.
“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.” O primeiro “pouco tempo” é a sua morte, que estava próxima. O segundo “pouco tempo” e a sua ressurreição, pela qual ele reapareceu vivo no meio dos discípulos.
Jesus reapareceu vivo, primeiro em seu corpo glorificado, e, após a ascensão, em seu corpo místico, a Igreja una, santa, católica e apostólica. Jesus dá a entender que o Espírito Santo é o Espírito da Alegria, aquele que traz alegria para os cristãos.
O Espírito do Senhor ressuscitado vive em nós, animando a esperança e a alegria, ajudando-nos a entender de forma cristã todas as realidades, inclusive a cruz e a morte. “Cristo vive, Cristo reina, Cristo impera”. “Se fomos, de certo modo, identificados com Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. Sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo sujeito ao pecado” (Rm 6,5-6). “Estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir” (1Pd 3,15).
Um cristão triste é um triste cristão. Nós precisamos testemunhar alegria, uma alegria permanente, fruto da fé na ressurreição de Cristo, e unida à paz e ao amor fraterno. O próprio Jesus nos fala: “Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino”
(Lc 12,32).
O Espírito Santo nos assiste, no nosso dia a dia, especialmente através dos seus sete dons:
A sabedoria. Esse dom nos dá uma visão clara e correta de Deus e das coisas. A Bíblia está cheia de referências ao dom da sabedoria. Existe até um livro dela com este nome. Nós vivemos numa sociedade pluralista, em que o bem e o mal aparecem misturados e até trocados: o bem nos é apresentado como mal e o mal como bem. É o pecado que habita no mundo que faz isso. Vamos fazer nossa a oração de Salomão: “Senhor... dá ao teu servo um coração obediente..., capaz de discernir entre o bem e o mal!” (1Rs 4,7-9).
O entendimento. O profeta Isaías chama esse dom de inteligência. Ele nos permite compreender os acontecimentos que vão se sucedendo conosco ou ao redor de nós. Como a própria palavra diz, é o dom de entender e aprender com facilidade as coisas. “Para o bom entendedor, meia palavra basta.” Quem, tem esse dom lê até nas entrelinhas, lê no coração aquilo que às vezes ele não consegue expressar em palavras.
O conselho. E uma luz que nos mostra a decisão que devemos tomar em cada situação concreta da nossa vida. No mundo existe uma grande confusão de valores e, o que é pior, existe em muitos casos uma inversão de valores. Coisas certas e coisas erradas são misturadas e até invertidas. A falta do dom do conselho leva muita gente a agir como Pilatos: lavar as mãos e se posicionar em cima do muro. Agora, o cristão que vive o dom do conselho é como as placas das estradas, que mostra onde vai dar aquele caminho. Como é bom dizer a palavra certa, na hora certa e do jeito certo!
A fortaleza. É a força de Deus para vencermos, nas situações difíceis. Quem tem esse dom nunca perde o rumo, a esperança, a calma, a alegria, a paciência e age sempre na paz. Nós não podemos ser maria-vai-com-as-outras. Não sejamos vagões, mas locomotivas. Jesus disse: “O meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Com Deus tudo se torna fácil, e o cristão vive na alegria, mesmo no meio das maiores provações.
A ciência. Esse dom é chamado também de conhecimento. E o dom de conhecer, tanto as coisas de D como as coisas do mundo, de maneira correta, aproximando-nos da onisciência divina. Por esse dom nós conhecemos a Deus, conhecemos a Sagrada Escritura e conhecemos a Igreja que Jesus fundou. Há muito cientista que é cego nesse dom, e há muito analfabeto que é doutor na ciência como dom do Espírito Santo.
A piedade. É o dom que nos leva a ter Deus como o centro da nossa vida e a andar sempre na sua presença. Leva-nos a não apenas conhecer o caminho de Deus, mas a segui-lo levando uma vida voltada para a observância dos mandamentos. De fato, não basta apenas acreditar com a cabeça, ou apenas dizer “Senhor! Senhor!” Na Bíblia, a piedade anda junto com a justiça e a fidelidade. O contrário é o ímpio, aquele que tem o pescoço duro e não segue a Deus. “Todos os que quiserem viver piedosamente no Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3,12).
O temor de Deus. É um dom que nos leva a ter certo medo de Deus e conseqüentemente a respeitá-lo e obedecer-lhe. É um medo filial, de quem sabe que Deus é um pai amoroso e compreensivo, mas é também justo. Por isso, a possibilidade do inferno para nós é real. A Bíblia fala isso de ponta a ponta. Esse dom nos leva a procurar conhecer sempre mais a vontade de Deus, para segui-la. O temor de Deus é fruto do amor a ele. Nós o tememos porque o amamos. Um sinal de falta de temos de Deus é chamar o seu nome em vão. O papa Pio XII dizia que o homem moderno perdeu o sentido do pecado. Isso é falta de temor de Deus. Quem tem esse dom, quando percebe que ofendeu o próximo, não fica em paz até que se reconcilie. Por exemplo, se morre uma pessoa, muitos logo dizem: “Foi para o céu”. Isso é falta de temor de Deus. Deus é que sabe quem vai e quem não vai para a sua casa. Nós temos esperança de que a pessoa, se andou no caminho certo, foi para o céu. Mas esperança não é certeza.
Havia, certa vez, um rei muito rico e muito generoso. Ele resolveu dar a um súdito um presente: todos os dias ele ia colocar na conta desse súdito mil quatrocentos e quarenta pesos, que era a moeda do reino. A doação era por tempo indeterminado. A única condição é que o súdito devia gastar todo o dinheiro naquele dia. Se n gastasse tudo, a sobra voltaria para a conta do rei.
E assim aconteceu durante muito tempo. O súdito, feliz, deitava e rolava com aquele dinheiro todo. Num belo dia, sem aviso prévio, o rei interrompeu a doação.
O rei é Deus, o súdito somos nós e o dinheiro é o tempo. A nossa vida é um tesouro valioso. Cada dia Deus nos dá mil quatrocentos e quarenta minutos. Isto é uma graça incalculável. Ele nos entrega esse tesouro, acrescentando ainda a ajuda e acompanhamento do Espírito Santo com seus dons. O que ele pede é que aproveitemos o nosso tempo, seja para construir a nossa felicidade, seja para o bem do nosso próximo. Não vamos enterrar os talentos que Deus nos dá diariamente! Assim, quando Deus bloquear a conta e nos chamar, ele sorrirá para nós e dirá: “Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor!”
Nós pedimos a Maria Santíssima, a esposa do Espírito Santo e quem melhor acolheu os seus dons, que interceda por nós.
Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.





MUNDO ANIMAL


Animais na estrada: o que fazer?

O abandono de animais é crime com pena prevista na lei mas, infelizmente, encontrar cães e gatos soltos pelas estradas é uma situação bem comum. As consequências da presença de bichinhos perdidos em rodovias são perigosíssimas também para o trânsito. Além de atropelamentos, o encontro inesperado entre animais e automóveis em alta velocidade pode resultar em acidentes graves envolvendo mais de um veículo.
Leia também:
Cães sem dono: como cuidar?
Hora de dar tchau! O que fazer quando não é mais possível ficar com o cão
Não me deixe só: entenda a síndrome da ansiedade de separação
De acordo com o médico veterinário Artur Fernandes, que atende no bairro de Perdizes, em São Paulo, animais que são abandonados em estradas perdem a referência de ambiente e se sentem perdidos. “Ao serem retirados de suas casas e jogados de forma violenta em um lugar desconhecido, os bichos ficam desorientados e assustados. Então é bem possível que, na confusão, eles percam um pouco do reflexo e tentem atravessar vias onde há tráfego em alta velocidade”, diz.
O especialista explica que, principalmente, pets que se desenvolveram com tutores e rotina de alimentação e de exercícios definida sofrem ainda mais quando se encontram em situações nas quais são obrigados a ficarem sozinhos. Eles tendem a ter mais dificuldades de encontrar alimentos e abrigo individualmente. “Expostos ao frio e à fome, podem morrer em pouco tempo. Daí a crueldade do abandono”, afirma.
Mas o que deve ser feito ao se deparar com animais caminhando sozinhos na pista?
Veja algumas dicas:
1. Para evitar acidentes, o recomendado é que se reduza a velocidade sem descuidar dos outros veículos e que se espere o animal atravessar a via. Avise outros motoristas da presença do bicho.
2. Faróis altos e buzinas podem os assustar.
3. Caso encontre animais de grande porte em estradas (como vacas, cavalos e ovelhas), a Polícia Rodoviária pode ser alertada.
4. Animais atropelados devem ser encaminhados para atendimento veterinário de urgência. Os primeiros socorros, no entanto, dependem do estado do bicho. Isole o local do acidente para que outros veículos possam se afastar da área e ligue para as autoridades ambientais ou para um hospital veterinário que possa lhe ajudar a prestar socorro imediato. Depois o encaminhe para atendimento.
5. Se decidir adotar um pet abandonado, lembre-se que o primeiro passo é levá-lo a um veterinário para vacinação e higienização.





MOMENTO DE REFLEXÃO


"A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum."
(Booker Washington)


Você já teve a sensação de nunca estarem satisfeitos com o que você faz?
Impressão que você faz todo serviço sujo e ninguém te reconhece por isso?
Então me acompanhe nessa reflexão sobre um Urubu e um Colibri!
O Urubu é um pássaro ao qual atribuímos algumas coisas ligadas ao mau agouro. No entanto, se compreendermos a sabedoria infinita do Criador do Universo, percebemos que cabe ao urubu uma das missões mais importantes da natureza.
Cabe ao urubu, alimentar-se da carniça, para livrar o mundo da podridão de corpos de animais sem vida. Ele não se alimenta da carne de animais mortos por prazer, mas para realizar sua tarefa que é fazer a faxina do mundo.
Mas aos nossos olhos não é nada graciosa sua existência.
Por outro lado, ficamos encantados diante da beleza de um colibri, se equilibrando diante de uma flor ao sugar-lhe o que ela tem de mais saboroso, seu néctar.
Veja que contradição.
O colibri ao deixar esta vida, tomba em qualquer canto, e finalizando sua existência, torna-se então alimento para o urubu.
O urubu por sua vez, ao findar sua missão, viaja para ilhas rochosas ou outros lugares isolados para não contaminar o ambiente com sua decomposição.
Agora, faça uma reflexão , para comparar na vida humana, com “urubus” e “colibris”.
A quantas pessoas cabem nesta vida, a dura missão de urubu e em função da sua missão, não recebem de nós o devido reconhecimento e respeito, nem os vemos com bons olhos, ou lhes demonstramos a devida gratidão.
Já aos “colibris” que vivem de sugar o néctar da sociedade, cabem os aplausos e holofotes.
Veja muitas profissões como: Garis, zeladores, babás, enfermeiras, policiais e mesmo professores, que tem sua missão de “urubu”. Enquanto que muito político tem uma existência de colibri, com seus discursos inflamados, sugando o néctar da sociedade, recebendo seu aplauso.
Por isso, eu lhe digo hoje , quando você sentir-se um pouco urubu.
Lembre-se de que a tua existência tem uma razão nobre e foi sabiamente escolhida pelo Criador do Universo.

Hoje meu aplauso vai para o URUBU!


Pense nisso...

Diário de Quarta-feira 28/05/2014



Quarta-feira, 28 de maio de 2014.



“Qualidade nunca se obtém por acaso, ela é sempre o resultado do esforço inteligente.”


EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,12-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.
13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


O Espírito da Verdade vos conduzirá à plena verdade.
Neste Evangelho, Jesus nos fala da missão docente do Espírito Santo: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade.
Não é que o Espírito Santo venha revelar verdades novas sobre Deus que Cristo não tivesse já ensinado. Somente Jesus é a palavra do Deus. E cumpriu plenamente a missão de o revelar. Mas o Espírito Santo nos ajudará a compreender o que Jesus falou. Por isso que Jesus disse: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”. O Espírito Santo nos dá a compreensão plena da Palavra de Deus anunciada por Jesus.
Essa é a tarefa perene do Espírito na Comunidade cristã, em continuidade com a obra de Cristo: guiar os cristãos de todos os tempos e lugares para um conhecimento profundo do que significa para si o mistério insondável de Cristo, cujo centro é a sua morte e ressurreição.
“Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.” Assim como Cristo glorificou o Pai, revelando-o a nós, o Espírito glorifica a Cristo, ajudando a sua compreensão. E nós continuamos esse processo, passando para nossos irmãos e irmãs o que Cristo nos revelou e o Espírito nos inspirou.
O Espírito Santo age em nós de forma lenta e quase imperceptível, como o fermento na massa. Mas a sua ação é implacável. Nada e ninguém conseguem barrá-la, a não ser se a própria pessoa que está sendo transformada decide não lhe obedecer mais.
A Bíblia e a História da Igreja nos apresentam uma fila imensa de pessoas que foram transformadas pelo Espírito Santo. Vou citar algumas:
Moisés. Era gago e medroso. Mas se tornou o grande libertador do povo hebreu, tirando-o da escravidão no Egito e levando-o para a terra prometida.
Os profetas. Inspirados pelo Espírito Santo, advertiam o Povo de Deus, que tinha o coração duro, a deixarem o mau caminho. Os profetas pregavam através de palavras, de escritos, de gestos e do exemplo da própria vida.
João Batista. Movido pelo Espírito Santo, foi o maior dos profetas. Já antes de nascer, pulou no ventre da mãe, na chegada de Maria, que estava grávida do Messias.
Isabel. “Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou...” (Lc 1,41-42). Foi o Espírito Santo que transformou aquela mulher simples numa profetiza.
Zacarias. “Zacarias, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo...” (Lc 1,67). Também o esposo de Isabel, Zacarias, tornou-se um profeta e ao mesmo tempo um poeta.
A Bíblia nos apresenta inúmeros outros exemplos, como os Apóstolos, S. Paulo, o Diácono Estevão...
Também a História da Igreja está repleta de cristãos e cristãs transformados pelo Espírito Santo: S. Jerônimo, Santo Agostinho, Santa Maria Gorete e milhares de outros.
Por isso, nós também pedimos: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor”.
Havia, certa vez, o porteiro de um clube que era analfabeto. Homem honesto, dedicado, gostava do serviço, mas não sabia ler nem escrever. O clube mudou de diretoria, e a nova resolveu despedir o porteiro. Um dia o presidente chegou para ele e disse: “Infelizmente nós temos de mandar você embora. Nós precisamos de um porteiro que saiba ler e escrever, e você é analfabeto”.
Que fazer? O homem foi triste para casa e, sem emprego, como tinha algumas bananeiras no quintal, começou a vender bananas na cidade. Depois começou a fazer doce de banana e vender. Ele passou a vender banana e doce de banana. E o homem se deu bem. Sua casa era pequena, fez uma casa grande e bonita. Comprou um carro. Colocou os filhos na faculdade...
Um dia, um amigo lhe disse: “Você conseguiu tudo isso tão rápido, sendo analfabeto. Imagine o que você seria hoje, se tivesse estudo!” O homem respondeu na hora: “Eu seria porteiro do clube”.
Claro que o estudo é importante, mas o Espírito Santo é mais importante que o estudo. Com ele temos condições de vencer na vida. Mas o Espírito Santo só inspira quem segue a Palavra de Deus anunciada por Jesus. Por isso que diz o Sl 84,11: “Para mim, um dia em vossos átrios, ó Senhor, vale mais que mil em outro lugar”.
Maria Santíssima, transformada pelo Espírito Santo, sabia muito bem o que estava procurando na vida. “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus” (Lc 1,35). Que ela nos ajude a nos abrirmos também à ação do Espírito Santo, com sua luz e sua força sobre nós.
O Espírito da Verdade vos conduzirá à plena verdade.





CURIOSIDADES


O incrível vulcão que cospe lavas azuis


Na indonésia, Kawah Ijen encanta com as imagens brilhantes de seus fluídos, que só ganham destaque à noite.
Encantado com os mistérios da Indonésia, o fotógrafo francês Olivier Grunewald fez uma série de fotos de um dos vulcões mais impressionantes do mundo. Durante 30 noites, o profissional fez belíssimas imagens do Kawah Ijen, em Java, e suas incríveis lavas azuis.
De acordo com especialistas, a coloração das chamas cuspidas pelo vulcão só é percebida à noite devido à forte presença de enxofre no local que, em contraste com a falta de luz, adquire o tom brilhante ao ser lançado em altas temperaturas. Outro fator que ajuda nesse fenômeno são os demais elementos químicos presentes no lugar, especialmente os do maior lago de ácido hidroclorídrico do mundo, também pertencente ao Kawah Ijen.
Graças à abundância do enxofre, funciona ainda no local uma mina que emprega grande parte dos homens da região. Apesar das imagens exuberantes que o fotógrafo pôde fazer do trabalho dos mineiros, ele denunciou as condições precárias de serviço e de segurança das pessoas que se arriscam em meio aos gases tóxicos do ambiente.
No meio da noite, vários indonésios sobem até o vulcão para retirar alguns quilos do mineral e vender para as empresas alimentícias. Cada quilo vale 4 centavos de dólar e, com muito esforço, eles tiram alguns centenas de quilos por dia.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Tem gente que não se toca mesmo...
Claro que não to falando de você, to falando dos outros.
Aliás, já reparou como é fácil falar dos outros?
E mais fácil ainda, é os outros falarem de você.
Claro, não vestem o seu sapato, não sabem das suas dores, problemas.
Não sabem do seu emocional e nem do tanto que tem que lutar.
Pois é, mas como eu ia falando "dos outros", já notou como tem gente apegada ao passado?
O que eu vejo de gente falar que no passado aquilo era melhor, que não se fazem mais coisas como antigamente.
Que os romances do passado eram mais firmes, sinceros...
Hoje em dia...ah! hoje em dia é tudo porcaria...
Será?
Não será a fuga das pessoas da realidade que cobra tanto?
E por fim, não será essa realidade a nossa própria cobrança?
Antigamente, vivíamos para procriar e durávamos no máximo 40 anos.
Hoje, tem muita gente querendo casar aos 40 e programar filhos para depois.
Hoje queremos mais!
Sim queremos felicidade, amor, reciprocidade.
Queremos votar em quem queremos e amar quem o nosso coração escolher.
Estamos mais exigentes e por isso, sofremos.
Somos nossos maiores cobradores e não nos perdoamos.
Por isso, quando você encontrar uma dessas pessoas (os outros é claro).
Diga sem medo:
Relaxe e aproveite a vida.
Não reclame tanto, não se cobre, não se questione. Perdoe-se.
Assim, todos nós vamos começar a perceber que somos super legais.
Que temos condições de amar, viver, trabalhar, crescer, ter e ser sem pisar em ninguém.
Por fim, esse novo tempo que tanto desejamos,
vai começar agora mesmo, nesse instante em que nos perdoamos.
E percebemos o quanto nos amamos.
Hoje é sempre o melhor dia para se perceber o quanto você vale.


Paulo Roberto Gaefke