Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 28/02/2014




Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014.


“Existem coisas pelas quais devemos esperar, outras que devemos correr atrás, e outras que nem vale a pena perder tempo.”


EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,1-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fari­seus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fari­seus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moi­sés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Alexandre Soledade


Bom dia!
Uma realidade dura e sensível ao toque. Como assim? Falar, comentar, tecer linhas sobre o matrimônio e sobre o divórcio geram apreensão, mas é preciso falar sobre eles.
O casamento ainda é muito procurado, mas devemos investir mais no matrimônio. Não é a mesma coisa? Não! O casamento é o ritual e o matrimônio é o sacramento. Muitos irmãos fazem e investem em grandiosos rituais e muito pouco no sacramento.
O matrimonio é um “contrato” de amor entre duas pessoas cuja amizade e o amor entre eles os elevam a mais que simples amigos ou namorados: “(…) Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa”. Uma amizade, que aos poucos se transforma em cumplicidade, parceria, um complemento, um tesouro… Reparemos o que diz a primeira leitura:
“(…) Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar. Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. Quando fores bem sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença. Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo”. (Eclesiástico 6, 7-17)
O parceiro, o cônjuge, vai além da amizade e quando isso acontece buscam selar esse voto através do matrimônio e talvez seja essa o grande “X” da questão: Os casais hoje procuram realmente o matrimônio, a cumplicidade, a amizade ou as fotos da celebração, da festa, da lua de mel, morar juntos? Porque ainda vemos pessoas incentivando jovens de 15 e 16 anos a “casar”? Por que ainda vemos pais “empurrando” suas filhas, escolhendo parceiros (as) que tenham poder aquisitivo em detrimento ao caráter? Por que ainda vemos pessoas “tentando” resolver um assunto casando seus filhos?
Estranho dizer isso, mas o que acabei de citar é passível de nulidade, mas nem tudo que vemos poderá ser desfeito. Um casal que ao tentar todos os meios não viu outra solução a não ser se respeitar vivendo longe um do outro, deve entender que o ritual pode ser apagado ou deletado do HD, mas o sacramento ainda vive.
Um homem longe de sua esposa, uma esposa longe do seu marido: é assim que a igreja os vê, portanto não os vê como pagãos e sim como filhos de Deus, pois acima de tudo são batizados e por Ele muito amados e se mesmo longe preservam cristo como seus nortes, mesmo não alimentando a esperança de uma reconciliação, devem perseverar na fé e pelos frutos que surgiram.
“(…) A respeito dos cristãos que vivem nesta situação E GERALMENTE CONSERVAM A FÉ e desejam educar cristãmente seus filhos, os sacerdotes e toda a comunidade devem dar prova de uma solicitude atenta, a fim de NÃO SE CONSIDERAREM SEPARADOS DA IGREJA, pois, como batizados, podem e devem participar da vida da Igreja: Sejam exortados a ouvir a Palavra de Deus, a freqüentar o sacrifício da missa, a perseverar na oração, a dar sua contribuição às obras de caridade e às iniciativas da comunidade em favor da justiça, a educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorar, dia a dia, a graça de Deus” (CIC  §1652)
Devemos investir mais na formação dos jovens, pois o curso de noivos não vai ajudar a aumentar a amizade e o respeito entre eles; o padre não tem como adivinhar se os motivos que levaram os nubentes ao altar são recheados de amor ou “fogo de palha”
Um imenso abraço fraterno.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


BOLHA NO PÉ.

Estou com uma bolha no pé. Dói e incomoda demais. O que fazer?

Pode parecer incrível, mas as bolhas no pé que parecem ser a causa da dor, são na verdade uma defesa do nosso corpo. Isso mesmo. Entenda: um sapato ou um tênis muito apertado pode criar um ponto de atrito entre o pé e o calçado. Durante a caminhada ou, pior ainda, durante uma corrida ou a prática de exercícios, a pele fica “batendo” naquele sapato apertado. Como é sempre no mesmo ponto, surge primeiro uma ferida. O organismo entende isso como uma agressão – e afinal, é mesmo – então manda uma ordem para que os vasos sanguíneos se dilatem naquele local para mandar células de defesa. Porém, junto com as células de defesa sai também do sangue um líquido incolor que se acumula entre as camadas interna e externa da pele. E assim ganhamos uma bolha nos pés. Agora algumas dúvidas comuns:

Devo estourar as bolhas?

Não. Estourar uma bolha pode levar à infecção no local e ai tudo fica muito pior.

E se a bolha já estourou, tiro a pele de cima?

Também não. A pele que recobre a bolha serve de proteção para a pele ferida. Quando o corpo disser ok, ou seja, a ferida sarar, a pele sai sozinha.

O que fazer se já estou com a bolha e preciso usar um calçado?

Fácil. Faça um curativo com vaselina e esparadrapo fininho, do tipo micropore. Coloque bastante micropore se você precisar usar um calçado fechado. Isso alivia o atrito e melhora a dor.
Mas o melhor nestas situações é evitar sapatos fechados. Prefira deixar os pés confortáveis e ao ar livre. E se a bolha já estourou, cuidado com a infecção no local.

Dicas para evitar bolhas nos pés:

- nunca use sapatos ou tênis apertados.

- nunca use um sapato novo para grandes caminhadas.

- nunca use seu tênis novinho para correr ou praticar qualquer esporte que gere atrito nos pés.

- amacie o calçado novo assim: coloque uma meia mais grossa e confortável e comece com caminhadas mais suaves.

- evite comprar calçados largos ou apertados. Respeite o tamanho dos seus pés.

- cuidado com as costuras internas dos calçados.

Lembre-se que os nossos pés sustentam nosso corpo o dia inteiro. Por isso, merecem ser muito bem tratados. Quando for comprar um sapato ou um tênis prá você, experimente com calma e veja se está bem confortável.
Deixe-se guiar mais pelo bom senso e menos pela aparência.





MOMENTO DE REFLEXÃO



Alguns anos atrás, assisti à peça Raisin in the Sun [Uva-Passa ao Sol], de Lorraine Hansberry, e ouvi um trecho que até hoje não me sai da memória.
Na peça, uma família afro-americana recebe US$ 10.000 provenientes do seguro de vida do pai. A dona da casa vê no dinheiro a oportunidade de deixar o gueto onde vivia no Harlem e de mudar-se para uma casa no campo, enfeitada com jardineiras.
A filha, uma moça muito inteligente, vê no dinheiro a oportunidade de realizar seu sonho de estudar medicina.
O filho mais velho, contudo, apresenta um argumento difícil de ser ignorado. Quer o dinheiro para que ele e um “amigo” iniciem um negócio juntos.
Diz à família que, com o dinheiro, ele poderá trabalhar por conta própria e facilitar a vida de todos. Promete que, se puder lançar mão do dinheiro, proporcionará à família todos os confortos que a vida lhes negou.
Mesmo contra a vontade, a mãe cede aos apelos do filho. Ela tem de admitir que as oportunidades nunca foram tão boas para ele e que ele merece a vida boa que esse dinheiro pode oferecer-lhe.
Conforme você deve ter imaginado, o tal “amigo” foge da cidade com o dinheiro. Desolado, o filho é forçado a voltar para casa e dizer à família que suas esperanças para o futuro lhe foram roubadas e que seus sonhos de uma vida melhor foram desfeitos.
A irmã atira-lhe no rosto toda sorte de insultos. Qualifica-o com as palavras mais grosseiras que se possa imaginar. Seu desprezo em relação ao irmão não tem limites.
Quando ela para um pouco para respirar, a mãe a interrompe e diz:
— Pensei que tivesse ensinado você a amar seu irmão.
Beneatha, a filha, responde:
— Amar meu irmão? Não restou nada nele para eu amar.
E a mãe diz:
— Sempre sobra alguma coisa para amar. E, se você não aprendeu isso, não aprendeu nada. Você chorou por ele hoje? Não estou perguntando se você chorou por causa de si mesma e de nossa família, por termos perdido todo aquele dinheiro. Estou perguntando se chorou por ele: por aquilo que ele sofreu e pelas consequências que terá de enfrentar.
Filha, quando você acha que é tempo de amar alguém com mais intensidade: no momento em que faz coisas boas e facilita a vida de todos? Bem, então você ainda_não aprendeu nada, porque essenão é o verdadeiro momento de amar.
Devemos amar quando a pessoa está se sentindo humilhada e não consegue acreditar em si mesma, porque o mundo a castigou demais. Se julgar alguém, faça-o da forma certa, filha, da forma certa. Tenha a certeza de que você levou em conta os revezes que ele sofreu antes de chegar ao ponto em que está agora.
Essa é a graça misericordiosa! É o amor ofertado quando não se fez nada para merecê-lo. É o perdão concedido quando não se fez nada para conquistá-lo. É a dádiva que flui como as águas refrescantes de um riacho para extinguir as labaredas provocadas por palavras de condenação carregadas de ira.
O amor que o Pai nos oferece é muito mais abundante e generoso. A graça que Deus nos dá é muito mais copiosa.

- Tony Campolo, em Histórias Para o Coração.



Diário de Quinta-feira 27/02/2014



Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014.


“Ao abrir mão, tudo é feito. O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.” Lao Tzu



EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,41-50

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. Anísio Tavares, missionário redentorista.


Vivei em paz uns com os outros!”. Eis os pedido de Jesus!
Os evangelistas procuraram passar para o papel aquilo que viram e ouviram de Jesus. Interessante quando estudos mais aprofundados revelam que os evangelhos não são propriamente de um único autor, mas trata-se da experiência de cada comunidade. É a experiência de fé vivida em comunidade que encontramos nos Evangelhos.
O trecho do evangelho de Marcos que a Igreja nos propõe para meditarmos hoje provoca certo desconforto quando o lemos pela primeira vez. Como pode Jesus, tão bondoso e misericordioso, falar palavras tão radicais assim?
Os últimos versículos nos tranqüilizam, pois é um resumo que traz o motivo pelo qual Jesus usa tais figuras (corte dos membros, inferno (Geena), fogo, sal). Viver em Paz uns com os outros é a meta que Jesus propõe a nós, seus discípulos e discípulas. No entanto, o seguimento de Jesus exige radicalidade. É evidente que não se tratar de cortar fisicamente um membro de nosso corpo. Bem sabemos que o pecado não está nos membros, mas nas atitudes desordenadas que partem de nosso interior.
Jesus nos pede, portanto, que cortemos de nossa vida tudo aquilo que nos impede de viver em paz uns com os outros (egoísmo, ódio, ambição etc). Isso significa conversão profunda aos ensinamentos do evangelho. Viver a mensagem de Jesus de modo parcial resulta em escândalos aos pequeninos com os quais Jesus se identifica.
Compreendamos coerentemente essa passagem da Palavra de Deus a fim de podermos melhor viver nossa vida cristã embasada no amor e na caridade, como ela deve ser.








MUNDO ANIMAL


Preparando o gato para uma mudança
Por Katia de Martino, adestradora da equipe Cão Cidadão.



Você e sua família vão se mudar para uma casa nova e, claro, o gatinho vai junto. Como proceder para que o animal fique o menos estressado possível com a mudança?
Mesmo com todas as precauções, é natural que seu felino se sinta desconfortável no início. Porém, com alguns cuidados simples, é possível diminuir o estresse até que ele esteja à vontade no novo ambiente.
Gatos gostam de lugares altos e com pouco movimento. Caso ele prefira ficar dentro de algum armário, deixe-o. Entenda que lá é o local que ele escolheu e que, aos poucos, principalmente durante à noite, ele conseguirá explorar o território.
Coloque a caminha e brinquedos bem perto do local que ele tiver escolhido. Apenas quando você sentir que ele está mais adaptado, coloque os objetos no lugar definitivo.
Florais e feromônios sintéticos, vendidos em pet shop, também podem auxiliar no processo de adaptação. Tenha paciência e lembre-se de que é preciso tempo para que seu amigo esteja completamente à vontade em seu novo lar.

Fonte: Pet Center Marginal.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Hoje me sentei em frente ao meu monitor, procurando fazer uma reflexão sobre felicidade e buscando entender os efeitos que essa palavra nos causa, no dia-a-dia seja no trabalho, em casa, na rua, na chuva ou na fazenda ou em uma casinha de sapê. Em geral, estamos felizes, mas muito poucos são felizes. Existe uma diferença entre estar e ser feliz.
Estar feliz são momentos transitórios em que vivemos após a resolução de um problema que roubou grande parte da nossa tranqüilidade e, ao resolvermos, nos sentimos leves e com aquela sensação de alívio pelo problema sanado.
Precisamos ter uma conversa com um amigo que julgamos seja importante, passamos semanas para encontrar esse amigo, nos angustiamos, ficamos ansiosos pelo encontro e quando, por fim, encontramos e conversamos, ficamos aliviados e felizes.
Às vezes, uma forte enxaqueca que nos tira o sono e nos arrebata a tranqüilidade de uma noite plena de descanso e quando essa enxaqueca vai embora, respiramos aliviados e, finalmente, podemos dormir o sono dos justos. Isso é estar feliz, é experimentar essas sensações de alívio e de bem-estar. Momentos transitórios, mas que são importantes, afinal, não agüentaríamos viver só de problemas ou de dor.
Quanto a ser feliz, é ter um estado permanente de felicidade. Eu diria que é o estado da arte como permanecêssemos em alfa e requerem de nós muita maestria, muita elegância de espírito, uma mistura de poesia e sedução com muita habilidade para viver a vida; é como diz a música:
"A vida tem sons, que pra gente ouvir precisa aprender a começar de novo, é como tocar num mesmo violão e nele compor uma nova canção".
Ser feliz é aprender a começar de novo, exige muita transpiração somada a muita inspiração, é treinar todo dia como faz um atleta ao se preparar para uma olimpíada: treina à exaustão para superar obstáculos e bater seus próprios recordes.
Ser feliz é saber tirar dos momentos de derrota, decepções, angústias, tristezas sempre uma lição que irá impulsioná-lo para uma próxima etapa da vida. É saber virar a página e agradecer a Deus pela oportunidade de uma nova lição e nunca, jamais se desviar do caminho que se quer chegar.
Ser feliz é sorrir todo dia, chorar todas as noites e acreditar sempre que tudo irá mudar para melhor, no dia seguinte; saber que a vida não é uma constante música de amor; mas que a vida é musicalidade e devemos aprender com muita determinação a dançar conforme esta toca, não importa se triste ou alegre.
Ser feliz não é se conformar com tudo, é se indignar com as injustiças; é não acreditar em tudo que falam; é questionar sempre, ter vontade própria respeitando a individualidade; possuir opinião própria sabendo que a sua não é a única; saber dar valor às pequenas coisas, não deixando que nada passe desapercebido aos seus olhos. É tomar as dores dos indefesos, dos humildes, dos idosos, é entender a diversidade, saber conviver e conversar com as pessoas, mas procurar ouvir sempre, pois o silêncio é de ouro.
Ser feliz é um estado de espírito permanente, que ilumina qualquer ambiente aonde se chega. Existem pessoas que não cabem em qualquer espaço, de tão felizes e iluminadas que são, tornam-se imensas, tamanho é seu grau de felicidade; são pessoas felizes e iluminadas, cuja convivência nos faz bem.
Ser feliz não é ser rico, pobre ou milionário. A felicidade transcende a classes sociais, culturas e costumes. Pessoas que são pobres e moram humildemente são mais felizes que milionários que habitam palácios.
Ser feliz é um estado de graça permanente, independentemente do sol, da chuva ou do frio.


Nelson Sganzerla

Diário de Quarta-feira 26/02/2014



Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014.


“O maior tesouro não é o que um homem conquista, mas o que ele preserva...” (Lema Preservacionista)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,38-40

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!




Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quem não é contra nós é a nosso favor.
Neste Evangelho, Jesus nos pede para termos boa convivência com as pessoas que estão fora da Igreja fundada por ele, faz fazem o bem e não falam mal nem dele nem da sua Igreja.
São pessoas que, além de fazer o bem, não são contra Jesus nem a sua Igreja. Há muitos que estão fora da Igreja de Jesus, mas pertencem a ele. Os motivos por que estão fora são os mais diversos, inclusive a carência de agentes pastorais católicos que vão até eles anunciar o Evangelho autêntico.
Jesus é a Verdade. Quem procura sinceramente a verdade, e a constrói no mundo, está com Jesus.
S. Pedro fez um discurso na casa de Cornélio, no qual disse: “Irmãos, estou compreendendo que Deus não faz discriminação entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (At 10,14-15). Como vimos, o único limite que Deus coloca para aceitar as pessoas é que elas o temam e pratiquem a justiça.
Jesus não fundou uma seita, mas uma Igreja, que traz o nome de Católica, isto é, universal. Todos os homens e mulheres do mundo são acolhidos por Jesus e pela sua Igreja, contanto que respeitem a Deus e pratiquem a justiça.
Certa vez, um grupo de pedreiros e serventes estavam trabalhando na construção de um prédio. Estavam em um andaime externo, a oito metros de altura.
E começaram a discutir sobre religião. De repente, o andaime caiu. Mais que depressa se puseram a ajudar uns aos outros, e nem se lembraram mais das diferenças religiosas.
“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Esta foi a grande missão que Jesus nos confiou. Vamos lutar por ela junto com todas as pessoas, independente da sua crença.
Maria Santíssima é a Mãe que nos acolhe a todos, sem levar em conta as nossas diferenças. Que ela nos ajude a ter um amor universal, independente das crenças de cada um.
Quem não é contra nós é a nosso favor.









CURIOSIDADES


10 fatos interessantes que vão te surpreender

Já que conhecimento nunca é demais, separamos alguns fatos interessantes que vão deixar você de queixo caído. Você sabia que apenas 8% de todo o dinheiro do mundo está impresso? Ou seja, os outros 92% estão apenas registrados em bases digitais e, se todo mundo resolver sacar seus montantes, os banqueiros irão falir! Confira outras 10 curiosidades e adquira cultura para a mesa de bar:
1O.
A noz moscada é extremamente venenosa se for injetada.
Se você curte um tempero, tipo cheirar orégano (vai saber), não tente injetar noz moscada no corpo, ok?
9.
Mais de 2 mil espécies de bactérias vivem em seu umbigo.
Que nojo! Imagina o caso daqueles que não costumam limpar bem essas partes menos óbvias…
8.
80% dos homens americanos casariam novamente com a MESMA esposa, se tivessem a oportunidade de escolher outro matrimônio.
Quem disse que casamentos felizes para sempre era coisa do passado?
7.
Existe um espécie de medusa que é imortal.
O milagre da vida chama-se Turritopsis dohrnii, uma espécie de água-viva que pode envelhece e reverter-se de volta a um bebê.  Ela pode repetir este ciclo indefinidamente. O elixir da vida pode estar “nas mãos” de uma simples criaturinha do mar.
6.
Há castelos enormes que são mais baratos do que apartamentos convencionais.
É isso mesmo! Há castelos gigantescos em lugares como a Normandia e a Bélgica que estão na faixa de US$ 2 a US$ 4 milhões de dólares, e que é mais barato do que muitos pequenos apartamentos em Manhattan! E no Brasil não parece estar muito distante disso, né? Vai ver quanto custa um apê nos bairros nobres de Sampa e do Rio.
5.
Apenas 90% da população mundial é alfabetizada.
Isso mesmo, um décimo dos cidadãos de todo o mundo não sabem ler. Países como o Afeganistão e Bangladesh têm algumas das mais baixas taxas de alfabetização. E o Brasil, apesar de toda sua suposta  pujança econômica, ainda está bem longe de conseguir erradicar o analfabetismo.
4.
O país que mais consome Coca-Cola no mundo é o México!
São 635 copos de 237ml por pessoa em um ano.
3.
Cada rei das cartas do baralho representa um grande Rei ou Imperador da história.
O rei de espadas seria o Rei David de Israel; o rei de paus seria Alexandre Magno; o rei de copas, Carlos Magno; e o rei de ouros representaria Júlio César, imperador romano.
2.
O cérebro de um avestruz é menor que o próprio olho.
Os olhos do avestruz medem em média 5 cm de diâmetro e pesam cerca de 48 g, enquanto seu cérebro tem em média 42 g.
1.
É mais provável que uma pessoa morra golpeada por uma tampa de champanhe do que por uma picada de aranha venenosa.
Ainda assim, é melhor ter medo dos aracnídeos.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Por mais de 20 anos Robert Frost foi um fracasso. Ele costumava dizer, durante todo esse período, que era uma das poucas pessoas que sabia que ele era um poeta. O mundo lamentou sua morte e, hoje, seu nome figura entre os maiores escritores de versos da América. Seus poemas têm sido publicados em 22 idiomas, e a edição americana registra um recorde de milhões de exemplares. Ele ganhou vários prêmios de poesia e teve mais títulos honoris causa do que, provavelmente, qualquer outro homem de letras. Robert Frost tinha 39 anos quando conseguiu vender seu primeiro livro de poesias. Durante vinte anos ele escreveu seus poemas e foi amplamente rejeitado. Mas a sua perseverança foi recompensada e o mundo ficou mais sábio e rico por isso.
A caminhada em direção ao sucesso, seja em qualquer área de nossas vidas, nem sempre é fácil e rápida. Geralmente ela é árdua e longa, exigindo muita determinação e perseverança.
Há momentos em que sentimos as feridas se formando em nossos pés, dores agudas que sangram nossas almas, um convite insistente à desistência.
Quantas vezes nos sentimos como o poeta Frost, rejeitados, desiludidos, sem perspectivas de alcançar coisa alguma constante da agenda de nossos sonhos. Seguir adiante significará mais dores, mais aflições, mais possibilidades de fracassos.
Qual a melhor decisão a tomar nessas horas? A resignação? O conformismo da derrota? Ou o respirar fundo, o sacudir da poeira e o avançar resoluto na fé e na esperança de que a vitória depende de nossa firmeza e confiança no Deus que nos garantiu sermos "mais do que vencedores"?
Confie plenamente no Deus poderoso e vá rasgando as páginas de derrotas de sua agenda. Anote os novos passos em páginas novas e rasgue as que registrarem novas derrotas. Logo, todas as páginas conterão apenas as suas vitórias!


Paulo Roberto Barbosa.


Diário de Terça-feira 25/02/2014



Terça-feira, 25 de fevereiro de 2014.


"Aprenda que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que teve e o que aprendeu com elas do que com quantos aniversários celebrou....."




EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,30-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-no o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos.
“Jesus não queria ser visto por ninguém, porque estava ensinando seus discípulos.” Jesus tinha a preocupação de ensinar os seus discípulos. A maioria do seu tempo ele dedicava à formação deles; explicava as parábolas, respondia às questões, dava bronca às vezes, tudo para ensinar.
Veja o que diz este mesmo evangelista Marcos: “Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas, de acordo com o que podiam compreender... Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo” (Mc 4,33-34).
O Papa Paulo VI, quando esteve em Medellin, na Colômbia, em 1968, participando da Segunda Conferência do Episcopado latino americano, disse que o futuro da Igreja da América Latina está na formação dos líderes cristãos. Hoje, quarenta e um anos depois, a formação dos líderes cristãos continua sendo importantíssima. Depois de conscientizados e preparados, os cristãos e as cristãs passam a ser fermento na massa, atuando nas pastorais, na política e nas mais variadas organizações sociais.
Jesus era franco e claro, na formação aos discípulos. Ele não “passava mel” na boca de ninguém: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos não entendiam essas palavras, mas suspeitavam de algo completamente ao inverso da imagem que tinham do Messias, por isso sentiam medo.
Em seguida, durante a caminhada, os discípulos discutiam quem era o maior. Eis aqui a melhor prova de que não tinham entendido nada mesmo. Enquanto Jesus falava de um Messias sofredor, eles discutiam quem estava acima dos outros!
Ao ver isso, mais uma vez Jesus foi claro: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” E apresentou a criança como modelo para eles, devido à sua simplicidade e humildade.
Que paciência a de Jesus, tentando educar seus discípulos, com tão desanimador resultado! Entretanto, essa visão triunfalista do Messias e do Reino fundado por ele era a visão do todos os judeus. Só após Pentecostes é que entenderam o “espírito da coisa”.
Uma boa formação dos líderes cristãos ajuda-os a se aproximar dos mistérios de Deus, especialmente do mistério da cruz. E isso lhes dá a chave para entender e combater a ambição que reina na sociedade levando-a a todo tipo de pecado.
Agora, a formação dos cristãos é um trabalho lento, que só produz fruto a longo prazo. É preciso ter paciência. Por exemplo, se perguntarmos para um líder mais velho, de quem ele aprendeu todas as coisas bonitas que sabe, ele ou ela vai citar, provavelmente, alguém que já morreu.
“A cada um o Senhor deu sua tarefa: eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer” (1Cor 3,5-6). Não podemos visar frutos imediatos na formação dos líderes; precisamos pensar longe, e não querer colher todos os frutos das sementes que lançamos.
Existem duas maneiras de formar os líderes: a acadêmica e a informal. Esta última é dada por todos nós, em todos os lugares e momentos. É dada principalmente pelos idosos, que comunicam aos mais novos a sua longa e acumulada experiência de vida cristã.
Deve-se dar destaque à formação dos jovens, pois eles são o nosso futuro, e são os primeiros que caem nas armadilhas da sociedade pecadora. Os jovens, devido à sua alegria e dinamismo, são a força da Comunidade cristã. Entretanto, os jovens só se tornarão Igreja quando a Igreja se tornar jovem.
Que nós, a exemplo de Jesus, nos dediquemos mais à nossa própria formação, e passemos para os nossos irmãos e irmãs o que aprendemos.
São Martinho nasceu em 1579, em Lima, capital do Peru. Por isso é chamado de S. Martinho de Lima. Um dia, ele queria ajudar um mendigo que pedia esmola, mas não tinha nada para lhe dar.
Martinho sentou-se na calçada, ao lado do mendigo, e pedia esmola junto com ele, para ajudá-lo. A humildade leva os cristão a tomar atitudes inusitadas.
Maria Santíssima é a Rainha dos formadores, pois formou humanamente o próprio Filho de Deus. Que ela nos ajude a ter sede de aprender e disposição para ensinar.
O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos







VIDA SAUDÁVEL


Confira 7 atitudes que ajudam a se sentir mais jovem


Quem não gostaria de ser jovem novamente? A questão não é voltar no tempo, mas sim conquistar a sensação de carregar anos a menos. E isso independentemente da idade atual. O site Health listou 7 passos para você se sentir jovem por dentro e por fora, incluindo ter mais energia, metabolismo em ordem, a sensação de mente tranqüila. As dicas são do livro de Caroline Adams Miller, "Criando uma vida melhor". Confira:


Dormir mais cedo:
Começar a dormir mais cedo é a maneira mais simples para se sentir mais jovem. O único momento que seu corpo pode realmente se restaurar é enquanto dorme. No início é bom dormir oito horas por dia, durante seis semanas consecutivas. Esse é o tempo necessário para criar um hábito duradouro. Você vai sentir a diferença.


Comer alimentos revitalizantes
Comece cada refeição com uma fruta ou com vegetais, além de um copo de água. Ingerir as vitaminas e os antioxidantes das frutas e vegetais faz você se sentir renovado, recarregado e reenergizado. E não tem necessidade de pular sempre a sobremesa. Escolha algo saudável, mas quando for tomar um sorvete, aprecie como fazia quando era criança.


Faça musculação
Treinar a força física irá ajudá-lo a se sentir com 10, 20 ou até 30 anos menos. A musculação, quando feita corretamente, fortalece os músculos, deixando-os menos vulneráveis a lesões. Escolha uma combinação de exercícios e faça de 2 a 3 séries com dez repetições cada, de duas a três vezes por semana.


Seja (um pouco) vaidoso
Você não pode deixar de cuidar da aparência. Por isso, cuide da pele, cabelo e corpo. Vá ao salão de beleza sem culpa, prolongue a vitalidade dos cabelos, pele e corpo, para sentir-se mais confiante e jovial.


Inove
Mesmo seguindo todos os passos anteriores, o cérebro precisa de novidades. Para se sentir mais jovem você tem que estimulá-lo com novas associações e novas coisas. Procure fazer coisas diferentes, como parar em um local diferente para tomar o café da manhã, mudar um pouco a rotina diária.


Voltar no tempo
Selecione músicas que ouvia na juventude. Isso não tem nada a ver com nostalgia. Segundo pesquisas, o efeito é o oposto. As pessoas que foram colocadas em um ambiente que lembrava sua juventude, seja com a ajuda de filmes, música ou memórias tiveram uma melhora na sua saúde e sentiam-se mais felizes. Faça algo que realmente leve você de volta no tempo.


Ser positivo
É comum se achar mais sombrio agora do que quando tinha 18 anos. Por isso, o passo final para se sentir mais jovem é cuidar do seu interior. O objetivo não é negar as coisas desagradáveis que acontecem, mas se concentrar no que está indo bem. Cultivar uma maior sensação de otimismo ajuda a fornecer mais energia positiva para motivá-lo a fazer as coisas da sua juventude.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Acabo de embarcar em Congonhas depois de passar quase duas horas no aeroporto tentando fazer a coisa que mais amo no mundo, que é ler. Digo “tentando” porque não consegui. E não consegui por um motivo básico: excesso de barulho. Com um detalhe: o livro que eu estava tentando ler, do alemão Eckhart Tolle, se chama “O Poder do Silêncio”. Suprema ironia...
Muito se tem falado (mais uma ironia) sobre a importância do silêncio para as nossas vidas. Mesmo assim, ele está cada vez mais raro. Restaurantes com tevês ligadas, praias paradisíacas que deixam de ser paradisíacas por causa da música “ambiente” tocada nas barracas, trânsito agressivamente ruidoso – o repertório de barulhos é vasto e implacável. Mas o que mais me chama a atenção é que, pra completar essa loucura toda, nós não conseguimos ficar calados. Nos espaços públicos, onde antes a gente conversava com mais comedimento, falando pouco e baixo, hoje a gente fala, fala e fala... e fala alto, quase sempre.
Fiquei andando pelo aeroporto, procurando um cantinho mais quieto. Não existe. Se as pessoas estão acompanhadas, conversam alto entre
elas. Se estão sozinhas, claro, falam no celular – alto, também. O fato é que ver alguém de boca fechada ou falando baixo é uma raridade.
Fiquei pensando como seria bom se nos lugares públicos existissem espaços separados para os falantes e os não-falantes. Uma ala onde os que gostam de barulho podem falar alto e sem parar – inclusive (ou principalmente) no celular. E outra ala onde os que preferem o silêncio (pelo menos naquele momento) podem ler, pensar na vida ou não pensar em nada. Eventualmente, podem até falar – mas baixo.Logo agora que a briga entre fumantes e não-fumantes está pegando fogo (sem trocadilho), venho dar uma sugestão dessas. Daqui a pouco apanho... Mas apanho por uma boa causa, porque amo o silêncio. Aprendo com ele, me renovo nele, sonho, viajo.
Há pouco tempo, na minha viagem pra Índia, fiquei surpresa quando cheguei em Dharamshala, cidade onde mora o Dalai Lama, e vi os monges pelas ruas e nos jardins do mosteiro falando sem parar ao celular. Ali, aos pés do Himalaia, numa espécie de paraíso budista, um lugar que inspira quietude e serenidade, pra qualquer canto que você olhe tem um monge conversando animadamente no celular, como se estivesse no aeroporto de Congonhas. Em Dharamshala, perdi as esperanças. E vi que, por algum motivo, estamos fugindo desesperadamente do silêncio. Talvez porque ele, mais do que qualquer outra coisa, nos leva pra dentro de nós – um lugar que cada vez nos interessa menos e onde menos queremos chegar.



Leila Ferreira