Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 31/10/2013


Quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“Em todas as almas, como em todas as casas, além da fachada existe um interior escondido.” (Raul Brandão)
 



EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,31-35


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Em um momento de oração que tive essa semana, algo vinha muito forte no meu pensar: Por que é que as pessoas estão preferindo deixar de acreditar? A pergunta até sugere que seja em Deus, mas vai muito além… Seria ação e reação?
Vemos jornais, revistas, internet; assistimos o avançar da violência e como reação nos trancamos em casa, suspeitamos de tudo e de todos e de “brinde” ganhamos os primeiros sinais depressivos, do pânico, do medo…
Vamos para o trabalho e tristemente nos deparamos com um trânsito que se esqueceu de ser defensivo e passou a ser ofensivo. Pessoas que tem em seu poder uma arma de ataque chamada carro, ônibus, moto, (…); se tem a impressão que saem de suas casas, trabalho, (…) pensando em descontar suas insatisfações (financeiras, familiares, sentimentais) no primeiro que lhe cruzar o caminho. Como reação surge uma nova forma de tratamento: a de trânsito.
Conheço pessoas que se transformam ao volante. Pessoas que pararam de acreditar e agora respondem com violência a violência. Um grande verdade: somos frutos de como respondemos ao mundo.
Ser cristão dentro da igreja é muito fácil
Por que será que paramos de acreditar? Questionamos o trabalho e a vida pessoal dos professores dos nossos filhos, pelo baixo rendimento de suas notas; não queremos acreditar na nossa culpa e nossa falta de tempo em ensiná-los, em cobrá-los, em cortar regalias, (…) Ficamos depressivos então pelo fato de não conseguirmos encarar o que virá, pois não acreditamos mais que temos a competência para isso. Que nosso orgulho nos fez ser “diferentes” de nossos pais e agora não consigo segurar, pois tive medo de dizer não, não faça, não pode, não deixo, (…)
“(…) Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã”.
Nesse momento tão crucial é que sentimos a falta de ter uma espiritualidade madura; quando invejamos a fé daqueles que parecem compenetrados e impassíveis enquanto o mundo, para nós parece que esta sendo arrancado do chão.
Essa mesma frase de Jesus soa tão bem para aqueles que não perdoamos ou para àqueles que fui juiz, promotor, testemunha e também jurado. Pessoas que não vivem porque não as deixamos viver. Maridos e esposas que deixaram seus lares, mas não foram (e talvez nunca sejam) perdoados; pessoas que se arrependeram dos erros pediram para voltar, foram aceitos, mas nunca perdoados de fato; vizinhos que um dia foram quase irmãos e por uma panela emprestada, um carro novo invejado, por um emprego disputado, (…) a amizade e a fraternidade foram pro espaço; pessoas que ouviram o que não queriam; uma critica desmedida que não conseguem viver pela raiva (ou seria ódio) que guardam… Ruminam até hoje.
Novamente: “(…) Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã”.
Temos que enfrentar nossos medos e a nós mesmos de vez em quando. Precisamos combater como diz uma história popular, um lobo que insiste em viver dentro de nós e que se ainda tem força é porque o alimentamos.
 “(…) Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade”. (Efésios 4,22-24)
Precisamos voltar a acreditar, parar de nos esconder; de alimentar o mal que habita em nós, seguir o nosso caminho e enfrentar nossa cruz por mais pesada que seja.
Um imenso abraço fraterno.





MUNDO ANIMAL


Por que filhotes gostam de morder quase tudo?


Você leva um filhote de cachorro para casa e acha que será pura felicidade, até que a primeira cadeira acaba destruída pelos dentes do animalzinho. Mas, afinal, por que os filhotes gostam tanto de morder a mobília? Segundo Daniel Gerardi, professor de medicina veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), isso ocorre por dois motivos principais.

O primeiro é a dentição. Por volta dos três meses e meio de idade, o filhote começa a sentir dor por causa dos dentes que estão crescendo. Então eles descobrem que, mordendo, conseguem aliviar a dor – uma sensação mais ou menos parecida com aquela que ocorre quando coçamos uma pequena ferida. “Ele tem uma certa dor, como também o bebê humano. Os filhotes começam a morder para aliviar essa irritação”, diz Gerardi.

O segundo motivo é relacionado ao perfil do animal e pode indicar apenas a forma que ele encontrou para demonstrar a vontade de brincar. “Muitas vezes é associado à curiosidade desses filhotes, ao comportamento mais brincalhão deles”.

Para evitar o problema
Se você não quer ter a mesa de jantar destruída, Gerardi diz que só há duas coisas a fazer: comprar brinquedos indicados para filhotes e, em uma medida um pouco mais extrema, impedir o acesso do animal aos móveis.

O professor explica que existem casos em que o animal adulto continua com a mania de morder tudo. Segundo ele, pode ser uma forma de chamar a atenção. Gerardo afirma que existem veterinários especializados em comportamento animal e que essa área está em crescimento. Quem sofre problemas com animais adultos pode procurar um desses especialistas.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus.

Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário, seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.

Uma bela tarde, um amigo que o visitava e que se compadeceu de sua situação difícil, comentou:

- É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.

O ferreiro não respondeu imediatamente.

Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida.

Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava.

Eis o que disse o ferreiro:

- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito?

- Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada.

- Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura.

- Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita, uma vez apenas não é suficiente .

O ferreiro deu uma longa pausa, acendeu um cigarro e continuou:

- Às vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue agüentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras.

- E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria.

Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:

- Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço.

- Mas a única coisa que peço é:

- Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim.

- Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser.



Diário de Quarta-feira 30/10/2013


Quarta-feira, 30 de outubro de 2013

“Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” (Einstein)



 
EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,22-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) FAÇAM TUDO PARA ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão”.
Um amigo meu diz que às vezes tem a impressão que as pessoas “rasgam” algumas páginas da bíblia para não ter que ler uma exortação como essa (risos). Conseguimos imaginar a cena? Uma bíblia faltando páginas, restando nela apenas as mais belas e doces palavras para serem lidas e ouvidas…
Nossa vida é parecida a um brinquedo infantil de montar: os blocos (ou LEGO se preferir).
Na frente da caixa ou no verso vêm apresentadas as diversas formas possíveis de montá-lo. Carros, caminhões, tratores, nave espacial, (…), muita coisa é possível de se inventar partindo daqueles blocos, mas nem tudo que imaginamos ficará como desejamos. “(…) Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: “Senhor, nos deixe entrar!” E ele responderá: “Não sei de onde são vocês”
O número reduzido de peças nos impede de sermos mais ambiciosos na criatividade. Os blocos que faltam se somado a aqueles que foram perdidos pela casa, debaixo de sofás, guarda-roupas, nos limitarão, ou seja, não conseguiremos fazer tudo que gostaríamos e poderíamos realizar…
É verdade que dá pra ser criativo com que se tem, mas para darmos asas a imaginação que brota do sonho de Deus é preciso buscar novas peças (estudar, reciclar, treinar, dedicar) e evitar perder as peças que tenho (humildade, paixão, dedicação, empenho, amor,…) debaixo de coisas que são difíceis de levantar (orgulho, prepotência, vaidade,…).
Mas há outra coisa em comum entre nossa vida e os blocos: Temos o poder de decidir como montaremos as peças.
Cada um leva sua vida (ou monta os blocos) conforme lhe convém e como a vida lhe permite. Uns seguem o modelo da caixa; outros já partem para uma criação nova de própria autoria e assinatura. Em ambos os casos, não é garantido que o produto final fique belo ou apresentável, mesmo aquele que seguiu o modelo. Quantas pessoas andam com a bíblia de baixo do braço, sabem versículos completos, mas são umas “antas” quando se trata de lidar com as pessoas? O modelo esta com ele, mas ainda não sabe montar…
Mais importante que ter os dons é ter sabedoria para usá-los
“(…) No princípio Deus criou o homem, e o entregou ao seu próprio juízo; deu-lhe ainda os mandamentos e os preceitos. Se quiseres guardar os mandamentos, e praticar sempre fielmente o que é agradável (a Deus), eles te guardarão. Ele pôs diante de ti a água e o fogo: estende a mão para aquilo que desejares. A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem; o que ele escolher, isso lhe será dado, porque é grande a sabedoria de Deus. Forte e poderoso, ele vê sem cessar todos os homens”. (Eclesiástico 15, 14-19)
Muita gente foge aos nossos paradigmas de beleza, apresentação, pensamento, (…); parecem blocos mal montados… Usam piercings, tatuagens, roupas estranhas, mas às vezes são muito mais próximos de Deus, em suas orações, que muita gente que se diz já salva. “(…) Muitos virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e vão sentar-se à mesa no Reino de Deus. E os que agora são os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
Sejamos criativos! Não temamos seguir modelos! Não julgue a forma de montar o LEGO do outro. Empenhemo-nos mais em não perder o que conquistamos!
Se conseguirmos seguir isso, a porta não será tão estreita assim!
Um imenso abraço fraterno.





CURIOSIDADES


Arca de Noé - Verdade ou ficção


Existem provas hoje de que a Arca de Noé realmente foi construída?

Vamos voltar na história e relembrar dos fatos ocorridos...

O filho de Lameque e o neto de Metusalém, Noé, aparece na décima geração depois de Adão. Noé tornou-se o centro de uma das mais conhecidas histórias da Bíblia. Ele e sua família viviam num mundo tão violento e pecador que Deus decidiu que não iria permitir que a raça humana existisse mais naquela época. Mas, no meio de tanta decadência, havia um homem-NOÉ-que tinha fé em Deus e vivia de acordo com as coisas de Deus. Tão justo era Noé que Deus lhe revelou seu plano e fez uma promessa de salvar a ele e a sua família. Deus deu um projeto de 120 anos a NOÉ e disse-lhe para construir uma arca porque iria fazer cair água do céu e inundar toda a terra. Noé fez tudo o que Deus lhe ordenou e com uma idade de 600 anos presenciou tudo acontecer de acordo com o que Deus havia lhe dito. E fez da arca sua casa durante os 40 dias de chuva sobre a terra “...e tudo o que havia fôlego de espírito de vida nos seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.” Gênesis 7:22. E assim foi até o sétimo mês, e no dia dezessete a arca repousou sobre os Montes de “Ararate”. Gênesis 8:4. E foram as águas minguando até o décimo mês. Essa é a história que conhecemos. Mas onde estará a “arca”? Por que ninguém consegue encontrá-la ainda mais hoje em dia num mundo de tantas tecnologias e satélites que podem tirar uma foto em nítida imagem de uma pessoa aqui na terra?

Pois o fato é! Realmente estão descobrindo várias evidências desde 1883 que realmente existe uma grande embarcação no monte Ararate na Turquia. Fotos tiradas de satélites, depoimento de pessoas que dizem realmente terem chegado até a arca e evidências como uma pedra que se parece uma âncora.

Também amostras da suposta madeira da arca estão sendo analisadas e muitas inscrições em rochas encontradas na região aos redores do monte servem de fatos de que realmente existe uma arca em algum lugar por ali. Em 17 de junho de 1949

Uma missão de rotina da Força Aérea Americana fotografou a mais de 4 mil metros de altura algo muito estranho. Os especialistas analisaram as fotos e emitiram um relatório chamado “anomalia do Ararate” e foi mantido em segredo por mais de 50 anos. Mas em 1993 Porcher Taylor um estudante especializado em satélites e diplomacia começou a fazer severas perguntas sobre esses arquivos. Ele acabou descobrindo que junto com as fotos de 1949 também haviam outras fotos tiradas por um U-2 (avião-espião) e fotos de alta resolução tiradas pela CIA em 1973 usando o satélite militar KH-9 e até fotos mais sofisticadas tiradas pela CIA através do satélite KH-11 em 1976/1990/1992. Depois de muitos esforços o serviço de defesa liberou 6 fotos das tiradas em 1949 e não foram suficientes para provar se a anomalia era uma formação rochosa ou algo construído por mãos humanas. As fotos foram tiradas de muito longe e um pouco fora de foco (1949). Mesmo depois de outras tentativas usando um satélite comercial de alta precisão as fotos tiradas no verão de Out/99 (um dos mais quentes de todos os tempos na Turquia) ainda não davam para terem certeza sobre a anomalia encontrada no monte Ararat. A espessura de gelo é muito profunda e quase impossível para se obter uma foto nítida daquele lugar.

Se a arca existe, por que então eles não conseguem encontrá-la? E por que não se organiza uma grande expedição para desvendar tudo? Primeiro: porque durante quase todo o ano o Ararat é coberto de neve. Segundo: os terroristas curdos atrapalham e atacam expedicionários que se aventuram a subir o monte; aquela é uma região muito conturbada. Nos anos 90, mais de 6 mil pessoas morreram no monte e só existe permissão para subir do lado sul, enquanto a suposta arca está no lado norte.

Um geólogo Adventista uma certa vez declarou: Talvez a maior descoberta arqueológica de todos os tempos - a arca de Noé - esteja sendo preservada providencialmente para, no momento certo, ser revelada ao mundo como um monumento, prestando silenciosamente sua homenagem ao Criador e Mantenedor da vida, o mesmo Deus que amorosamente deseja implantar em nosso ser a Sua própria imagem, para que possamos habitar eternamente em Sua companhia, no Céu e na Nova Terra finalmente restaurados.

Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/arca-de-noe-verdade-ou-ficcao.html





MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma oração em cada dedo.
(Papa Francisco)


1. O Polegar é o mais próximo de você. Então comece a orar por aqueles que lhe são mais próximos. Eles são os mais facilmente lembrados. Orar por nossos entes queridos é "uma doce obrigação"!

2. O seguinte é o dedo indicador. Ore por aqueles que ensinam, instruem e curam. Isso inclui mestres, professores, médicos e padres. Eles necessitam de apoio e sabedoria para indicar a direção correta aos outros. Mantenha-os em suas orações sempre presentes.

3. O próximo dedo é o mais alto. Ela nos lembra dos nossos líderes. Ore para que a presidenta, congressistas, empresários e gestores. Essas pessoas dirigem os destinos de nossa nação e orientam a opinião pública. Eles precisam da orientação de Deus.

4. O quarto dedo é o nosso dedo anelar. Embora muitos fiquem surpresos, é o nosso dedo mais fraco, como pode dizer qualquer professor de piano. Ele deve lembrar-nos a rezar para os fracos, com muitos problemas ou prostrados pela doença. Eles precisam da sua oração dia e noite. Nunca é demais para orar por eles. Você também deve se lembrar de orar pelos casamentos.

5. E finalmente o nosso dedo mindinho, o dedo menor de todos, que é a forma como devemos nos ver diante de Deus e dos outros. Como a Bíblia diz que "os últimos serão os primeiros". Seu dedo mindinho deve lembrá-lo de orar por você. Quando você estiver orado para os outros quatro grupos, suas próprias necessidades estarão na perspectiva correta, e você poderá rezar melhor pelas suas necessidades.












Diário de Terça-feira 29/10/2013



Terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Relacionamento não é verão o ano inteiro. Mas duas pessoas podem compartilhar um guarda-chuva e sobreviver a tempestade juntos.”
 


EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,18-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Certa vez os fariseus perguntaram a Jesus quando veriam ou viria o reino de Deus. Ele responde algo inusitado: “Ele já esta no meio de vós”!
“(…) Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. POIS O REINO DE DEUS JÁ ESTÁ NO MEIO DE VÓS”. (Lucas 17, 20-21)
Vamos tentar somar as pistas:
“Ele esta no meio de nós”;
Parece um “grão de mostarda”;
É o fermento a ser espalhado na massa…
Uma observação: Fico imaginando sovar massa para espalhar esse fermento de forma homogênea. Alguns estudiosos fazem uma analogia dessas três medidas de fermento às virtudes teologais: A fé, a esperança e o amor.
Muitas vezes (mais de 90 vezes) o fermento é usado na bíblia como símbolo de algo mal, algo a ser evitado, (…), mas Jesus apresenta, nesse exemplo, um reino de Deus (fermento) que paira ou reside homogeneamente dentro dessas três medidas; Ele é algo tão pequeno, mas que consegue fazer crescer a massa ao ponto de não sobrar espaço na fôrma; é algo que preenche por completo nossas vidas.
O reino de Deus esta dentro de nós e intimamente ligado a nossos valores mais íntimos. Ele esta também no irmão que persevera na fé, na esperança e no amor ao próximo. Ele não esta em apenas em uma virtude, mas como diz a analogia da palavra, sovado e pulverizado entre elas, sendo assim, não faz diferença quantos talentos ou dons tem, pois o que importa é o quanto ele esta sovado na massa
O reino de Deus esta na fé perseverante de quem insiste em levantar, mesmo que o dia, o momento, a situação lhe pareça adversa; Ele esta na esperança que resiste ao tempo, aos prognósticos, as suposições, superstições; Ele também esta no gesto de amor ao próximo simbolizado pelo perdão, na caridade verdadeira, nos gestos de carinho, no afago, no preocupar-se, (…).
Deus esta na lágrima de quem assiste a um programa de TV e chora a toa; é Ele que nos move a levantar no ônibus e ceder o lugar a alguém que precisa mais que eu; É Ele que nos ensina o que falar a quem mais precisa ouvir. Ele esta na criança contente; no sorriso do meu (do seu) filho (a), na paz lá de casa. Ele assiste nossas falhas, vê nossos erros; dá-nos sinais, se revela no outro; ensina-nos, nos guarda, nos protege, (…) Deus esta em todo lugar. Sovado nessa massa!
“(…) Que comparação poderei usar para o Reino de Deus”?
Deus esta na criança pobre que consegue estudar; no velho que consegue ainda ter forças para ajudar seus filhos a criar seus netos; é a força que nos faz superar a depressão, o pânico, (…); Ele esta na alegria por uma meta cumprida; na aprovação do vestibular, na força de tentar mais uma vez após um insucesso.
Deus esta na “dó” (misericórdia) que temos por uma árvore cortada ou arrancada, no sentimento de um animal ferido; no grito de um faminto. Deus esta no mendigo deitado na calçada, no irmão protestante, no ateu, no judeu…
Na tempestade, Deus não estava no vento, mas no recomeço; Na morte, Deus não estava dor, mas agarrado as lágrimas; Na cegueira, Deus não esta nos olhos, mas num coração que mesmo assim encontra o caminho de casa; Na favela, Deus não estava na bala perdida, e sim ao seu lado como sempre estará
Realmente. Deus esta sovado na massa!
Quem é essa massa preparada com tanto esmero?
“(…) O Senhor Deus FORMOU, POIS, O HOMEM DO BARRO DA TERRA, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente“. (Genesis 2, 7)
Deus sovou seu amor dentro de nós! Agradeçamos por um instante pelo dia de hoje.
Um imenso abraço fraterno.





VIDA SAUDÁVEL


8 dicas de como manter o coração saudável


Não é nenhuma novidade que o coração é o órgão crítico para viver, no entanto muitos ainda “brincam” com sua própria saúde. Você já parou pra pensar em ter longevidade saudável? Atualmente muitos sites, revistas, televisão, a mídia de forma geral, utiliza muito esse termo longevidade, mas para ter é preciso querer ser saudável.
Para manter a saúde do coração é deve-se evitar o estresse, o fumo, o excesso de peso, a auto-medicação, colesterol alto e a vida sedentária.

Algumas dicas para manter seu coração saudável:

1. Reduzir a ingestão de gordura saturada: refeições congeladas, embutidos, sorvete, pele de frango, entre outros;

2. Consumir alimentos ricos em ômega 3: sardinha, salmão, atum, o peixe tem menos gordura e muito saudável. O ômega 3 é uma gordura, que reduz os lipídeos do sangue. É antioxidante, anti-inflamatório, antitrombótica, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares que colabora na redução do colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e aumenta o HDL colesterol(bom);

3. Praticar exercícios: queima a gordura corporal, colabora com o controle de doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, osteoporose, entre outras. Aumenta a disposição;

4. Consumir alimentos ricos em Fibras: reduz a absorção de gordura pelo organismo reduzindo assim o LDL. São antioxidantes e colabora muito com o bom funcionamento do intestino. Ex: Chia, frutas vermelhas, grão-de-bico, arroz integral, pão integral, lentilha, aveia, entre outros;

5. Consumir Azeite de Oliva: O azeite mais indicado é o extravirgem por ter o menor índice de acidez. É antioxidante, protege o coração e o cérebro, o azeite consegue reduzir os lipídeos e tecido fibroso que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias e ajuda a prevenir derrames. Combate o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL);

6. Chá verde: contém flavonóides(são conhecidos por seus benefícios na redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer) e antioxidante que previnem a inflamação dos vasos sanguíneos e contra ataque cardíaco;

7. Parar de fumar: o cigarro pode ajudar sim, a entupir os vasos sanguíneos, pois a fumaça do cigarro sobrecarrega, deforma o coração e assim, compromete o bom funcionamento deste;

8. Consumir alimentos com Fitoesteróis: estes são encontrados em alimentos de origem vegetal que auxiliam na redução de colesterol total no sangue. Boas fontes de alimentos são: nozes, feijão, legumes, verduras, soja, semente de girassol, milho, abacate, entre outros alimentos.

O coração é tão vital que existe o dia mundial do coração que é dia 29 de setembro esta, data foi instituída pela Federação Mundial do Coração – World Heart Federation para incentivar ações de prevenção contra os malefícios coronários.

É importante comentar que as boas emoções fazem muito bem ao coração, recordar, reviver e viver novamente momentos de alegria, momentos que estimulem o seu sorriso mais sincero é muito saudável e feliz.

Equipe Terceira Idade | Em: Vivendo com Saúde





MOMENTO DE REFLEXÃO


Receita de felicidade eu já vi. Ponto por ponto. Conselhos. Mas existe mesmo uma receita, se consideramos que felicidade é uma coisa individual? Se levamos em conta que o que é bom pra mim não é necessariamente bom para o meu próximo?

Existe, certo, pontos onde podemos definir que podem ser a base para a felicidade de uma maneira geral, mas isso mesmo não é a felicidade em si. Costumamos fazer projetos para os nossos filhos, às vezes irmãos mais novos e até amigos próximos. Jogamos sobre eles nosso próprio desejo de conseguir alguma coisa e colocamos sobre isso a nossa própria expectativa de felicidade sem nos darmos realmente conta se aquilo será realmente o que aquele pessoa deseja para a sua realização pessoal e se aquilo está dentro do padrão do que aquela pessoa deseja para si mesma. Queremos que as pessoas vivam segundo nossos projetos e não segundo eles próprios.

E quando essas pessoas dizem não, nos decepcionamos. Às vezes cometemos até o erro de tentar fazê-los mudar de opinião.

Na verdade, ao agirmos assim, não estamos pensando na felicidade do outro, nem mesmo no outro. Estamos pensando em nós, no quanto nos abala saber que as pessoas são diferentes da gente, muitas vezes até no quanto elas são capazes em coisas que nós mesmos nunca tivemos a coragem de assumir.

Mas minha felicidade ou infelicidade, não é a felicidade ou infelicidade de ninguém. A do outro também não é minha. Eu não sei, mesmo se o conheço profundamente, quantas noites ele ficou sem dormir porque se sentia infeliz ou o quanto sonhou acordado com coisas que eu nem posso supor.
 
É errado sofrer sofrimento dos outros. E injusto também. Isso pelos dois lados.

É importante deixar a cada um o direito de ser feliz como ele sente ou aspira. Se sentir feliz por alguém e ser feliz por esse mesmo alguém são duas coisas distintas. Amamos e nos preocupamos com alguém e isso é muito natural e mesmo sadio, mas é importante saber se liberar do peso de se sentir feliz ou infeliz por outra pessoa, mesmo se a amamos muito!




Diário de Segunda-Feira 28/10/2013


Segunda-feira, 28 de outubro de 2013
São Simão e São Judas Tadeu


“O Sucesso está logo alí adiante, bem perto de onde todos desistem.”

 

EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,12-16


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


2Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Glenio Cabral


A “estranha” resposta de Deus

Jesus tinha o hábito de orar em lugares afastados das multidões. Era assim que Ele recarregava as baterias e se preparava para os desafios do seu ministério.
Às vezes Ele orava num monte. E foi num monte que Ele fez uma importante oração.
Cristo precisava escolher um grupo de pessoas a quem denominaria de apóstolos. Seriam seus discípulos especiais,  um tipo de tropa de elite cristã que daria continuidade ao seu ministério. 
A essa altura, Cristo já tinha uma multidão de discípulos, pessoas que o admiravam e o seguiam. Então, como escolher aqueles que se tornariam seus apóstolos? 
Por isso Ele orou.
E orou uma noite inteira. Ele pediu a Deus que O orientasse na escolha, que não O deixasse errar. Havia muita coisa em jogo, Deus precisava participar daquela decisão.  
No dia seguinte a escolha foi feita. E dentre os doze nomes escolhidos, lá estava o de Judas Iscariotes. 
Esse episódio nos ensina duas grandes lições. A primeira delas é que Deus precisa participar de nossas decisões. A vida é muito incerta, muito inconstante, não dá pra confiar unicamente em nossos “instintos”.
Ter Deus como nosso “consultor de decisões” é simplesmente tudo. Não há coisa melhor. 
A segunda lição é que nem sempre as respostas de Deus são aquilo que esperamos.
Quem poderia imaginar que depois de uma noite inteira orando Deus orientasse Jesus a escolher justamente Judas, o traidor?
Mas o fato é que essa foi a resposta de Deus.
Uma resposta vinda de sua soberania, de sua capacidade de ver o que não vemos e não enxergamos. E porque não vemos e não enxergamos, às vezes não entendemos.
Uma coisa é certa: quando incluímos Deus nas nossas decisões, temos paz, porque sabemos que Ele sempre sabe o que faz.
Afinal, …todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…( Romanos 8:28 )





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Sucesso e Auto-estima 
Luiz Marins


Auto-estima é o conceito que temos de nós próprios. Quem tem uma baixa auto-estima acha-se sempre incapaz de enfrentar os desafios da realidade. Essas pessoas não têm sequer disposição e coragem para tentar. Sequer se esforçam, pois, acreditam, de antemão, serem incapazes, incompetentes, "azaradas", etc.
Quem tem uma auto-estima elevada, acredita na sua capacidade de enfrentar desafios. Mesmo que o que tenha que ser enfrentado se mostre difícil, ele tenta, ele enfrenta, ele não desiste fácil, ele busca o acerto.

Não se deve confundir baixa auto-estima com humildade. Há pessoas que disfarçam sua baixa auto-estima numa capa de "pessoa humilde". Da mesma forma não se deve confundir alta auto-estima com soberba, arrogância, achar-se o "maior" e "invencível".

Há vários graus de baixa auto-estima como há vários graus de alta auto-estima. É natural termos receio ao enfrentarmos uma coisa desconhecida. Isso nem sempre é sinônimo de baixa auto-estima. A baixa auto-estima existe quando já me acho incapaz do sucesso no trabalho, na vida e não tenho sequer disposição para lutar.

Pessoas de muito sucesso, às vezes, demonstram sua baixa auto-estima quando imaginam-se não merecedoras do sucesso que conseguiram. Pensam sempre que alguma "desgraça" vai acontecer e que os fará fracassar.

No mundo competitivo de hoje, ninguém pode vencer com baixa auto-estima. É preciso acreditar em si próprio e na sua capacidade de enfrentar desafios e vencer, É preciso saber que todos merecemos o sucesso e podemos conseguir chegar onde quisermos desde que trabalhemos para isso, lutemos para isso com inteligência e vontade.

As pessoas com alta auto-estima querem mais, tentam mais, experimentam mais, erram mais justamente porque fazem mais, participam mais, comprometem-se mais. Quando você luta, tenta, acredita, faz, erra e acerta, sua auto-estima aumenta e você entra num círculo virtuoso de acreditar na sua própria capacidade.

Achar-se "sem sorte", vítima dos outros e do mundo, um eterno incapaz é uma verdadeira doença que precisa ser combatida com rigor por todos nós, conosco mesmos. E só nós mesmos poderemos combater essa doença. Nesta semana, cuide de sua auto-estima. Pense nisso. Sucesso!





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez uma jovem mariposa de corpo frágil e alma sonhadora voava ao sabor do vento, quando, certa noite, viu uma estrela muito brilhante no céu e se apaixonou.

Voltou imediatamente para casa, louca para contar para a sua família que havia descoberto o que era o amor, mas teve como resposta:

- Que bobagem! As estrelas não foram feitas para que as mariposas voassem em torno delas. Procure um poste ou um abajur. Apaixone-se por algo assim. É para isso nós fomos criadas.

Decepcionada com a falta de sensibilidade da família, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentário e se permitiu ficar, novamente, alegre com sua paixão.

Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar e a mariposa decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar todo o seu amor.

Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada. Apenas subiu alguns metros acima do seu vôo normal.

Cansada a mariposa voltou a terra e decidiu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar alcançando seu objetivo. Desta forma, armou-se de paciência e perseverança e começou, todos os dias, a diminuir a distância que a separava do seu amor. Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.

Seus opositores diziam:

- Estamos muito decepcionados com você, mariposa! Todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadas por lâmpadas. Você devia deixar de lado esse sonho inútil de voar em volta de uma estrela e arranjar um amor que possa atingir.

De tanto falarem contra, a jovem mariposa, por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração implorou tanto que ela percebeu que a vida sem um sonho e um verdadeiro amor não tinha sentido, então resolveu retomar seus vôos diários em direção ao céu.

Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, seu corpo estava gelado e a alma mergulhada em tristeza. Por mais que voasse alto a estrela continuava muito longe.

Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, a mariposa, além de seu objetivo que era chegar à estrela, passou também a prestar atenção a tudo que via à sua volta. Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde, provavelmente, suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor. Mas também podia ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto.

Com o passar do tempo a mariposa começou a amar cada vez mais a sua estrela, porque embora estivesse sempre longe era ela quem a motivava a perceber um mundo tão rico e belo, que jamais poderia conhecer de outro modo.

Tempos depois, a mariposa resolveu procurar seus parentes e soube pelos vizinhos que sua mãe, irmãs e primas haviam morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.

A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos a mais.

Mais que isso, descobriu que, ter sonhos e amores, às vezes, difíceis e até impossíveis podiam trazer muitas alegrias e benefícios. Que valorizar o amor e lutar pelos seus sonhos tinham feito dela uma mariposa mais feliz.