Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 30/09/2013


Segunda-feira, 30 de setembro de 2013

“Ciúmes é o medo que temos de perder aquilo que não temos a certeza de possuir.​”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,46-50

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom Dia!
Essa história foi escrita no ano passado, mas tem um tremendo valor ainda no dia de hoje
“(…) Houve certa vez um conferencia sobre todas as plantas que existiam em uma região. Todos foram convidados a enviar seus representantes para que ao final saísse qual era a planta, árvore ou arbusto mais importante.
Horas e horas de longos debates e apresentações foram necessárias para que três espécimes fossem selecionados dentre tantas que ali se apresentaram e bravamente foram defendidas. A Sequóia americana, a Orquídea e a Palma.
A Sequóia começou a ser apresentada como a rainha imponente da floresta. Aquela que homem nenhum poderia arrancá-la do solo, pois seu porte de tronco e raízes profundas deixavam claro sua força e por ser uma arvore americana, ou seja, importada, era que tinha mais requisitos para o cargo.
Após muitas palmas, o defensor da Orquídea pôs-se em defesa dela dizendo logo de cara que ninguém consegue ser tão bela e também tão destemida como ela. Dizia ele que alguns gostam de difamá-la como fresca por gostar de pouco de sol e de muitos cuidados, mas desafiava a poderosa Sequóia a ficar presa, com suas raízes fortes nas paredes de um precipício íngreme igual ela – com o discurso provocativo a orquídea foi aplaudida de pé.
Veio então a Palma. Uma planta sem beleza, sem raízes e troncos fortes que se comparassem a poderosa Sequóia; não era bela ou de aparência agradável tão pouco intrépida ao ponto a se alojar um penhasco. Seu defensor, sem ter muito que falar pelo clima de “já ganhou” da Orquídea, pois se então a falar:
- Colegas e irmãos! Reconheço que temos pouco a apresentar para contrapor a beleza e a força dos nossos adversários. Deixo claro que não são nossos inimigos, apenas temos nossas belezas diferentes. Sinto-me feliz em estar aqui! Gostaria de apresentar a PALMA que nada mais é que um cacto. Ela não possui a beleza da Orquídea e nem a imponência da rainha Sequóia, mas creio que temos chances… Surgiram alguns risos na platéia, iguais aos dados a Suzan Boyle no programa Ídolos Inglês.
- Esta é a PALMA! O local que vive e não fácil. Lá não chove, não tem belas cachoeiras, não tem um terreno rico para mantê-la sempre bela, mas mesmo assim ela tem flores! Nunca se ouviu dizer de uma palma que se entregou, pois as condições eram adversas; nunca ouviu-se dizer que alguém quis tirar fotos com ela para mostrar o quanto era grossa e imponente; nunca se ouviu dizer seria fácil ser uma ou ter sua vida
- Atrevo-me a dizer, que não existe nada igual a ela. Animais vêm de longe para poder se alimentar dela, pois mesmo em condições extremas de calor e sofrimento permanecem vivas. A dor sempre rondou sua vida, mas mesmo assim era uma referencia para quem tinha fome
- Por fim, creio eu, que certo dia numa cidade do deserto, quando viu um homem ser levantado numa cruz por coisas que não fez, homem esse também sem beleza ou força física, a motivou a também a se dar pelos outros sem precisar perder o que ainda tinha de belo que eram suas flores. Deixo, portanto a escolha para vocês!
“(…) Cresceu diante dele como um pobre rebento enraizado numa terra árida; não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares, e seu aspecto não podia seduzir-nos. Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador”. (Ele não abriu a boca.) (Isaias 53, 2-7)
Conseguiu entender a mensagem? Criei essa estória para mostrar que existem coisas que ainda preciso aprender com a vida.
Um imenso abraço fraterno




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Max Gehringer  responde

Palavra da semana: CANDIDATO. Em latim, candidatus significava “vestido de branco”, já que os postulantes a um cargo público usavam togas inteiramente alvas, que denotavam franqueza e sinceridade. É o que as empresas continuam a esperar dos candidatos a emprego – a verdade –, embora o terno escuro seja mais recomendado em entrevistas.


Pretendo iniciar minha carreira em breve. Se você puder me dizer uma palavra para me orientar em minhas futuras decisões profissionais, eu agradeço. – Paulo, 18 anos

Rumo, Paulo. Muitos jovens se atrasam, ou se perdem, porque demoram demais a decidir para onde querem ir. E, na dúvida, ficam fazendo cursos e mais cursos – de graduação, pós e especialização –, imaginando que o número de oportunidades será diretamente proporcional à quantidade de diplomas. Depois, cogitam em morar um ano no exterior para aprimorar o inglês. Um dia, esses jovens descobrem que já passaram da idade ideal para conseguir um estágio, mas não acumularam experiência prática para competir por uma boa vaga. Por isso, Paulo, quanto antes você conseguir um emprego, qualquer que seja ele, para começar a entender como o mercado de trabalho funciona, mais facilmente você definirá um rumo para sua carreira.


Sou funcionária pública há 12 anos, e não vejo mais perspectivas de crescimento. Quero mudar para a iniciativa privada. O que seria melhor para aumentar minhas chances de fazer essa mudança, um MBA ou um mestrado? – Salete

Um MBA, Salete. O mestrado seria mais valorizado se você se decidisse por uma carreira acadêmica. Mas faça um teste antes de tomar uma decisão tresloucada. Comece a mandar currículos e a participar de processos seletivos em empresas privadas. Você descobrirá quanto sua experiência no serviço público será benéfica ou prejudicial para uma eventual mudança. Considere também que hoje você tem estabilidade e – eu suponho – tempo para desfrutar de uma certa qualidade de vida. Na empresa privada, você terá mais chances de promoção em médio prazo, mas sofrerá mais pressões, trabalhará mais horas e correrá mais riscos – incluindo o pior de todos, o de desemprego. A decisão é sua, Salete, mas tenha a certeza de que você está avaliando corretamente a situação. Tomando como base as mensagens que recebo, há muito mais gente querendo pular da iniciativa privada para o serviço público que o contrário.


Há quatro meses estou ocupando interinamente o cargo de encarregado de meu setor. Já perguntei duas vezes a meu chefe se vou ser efetivado na função, e ele me respondeu, nesta ordem: “Vamos ver” e “No momento, a empresa está passando por uma fase de transição, e mais adiante a gente conversa”. O que eu posso deduzir? – Fausto

Várias coisas. A primeira é que seu chefe ainda não viu em você todas as qualidades necessárias para o cargo de encarregado. A segunda é que seu chefe acredita que você é a pessoa certa, mas alguém acima dele não acredita. E a terceira é que você está apenas tapando buraco, até que a empresa contrate um novo encarregado. Neste momento, há uma coisa que você deve estar fazendo: demonstrar, por meio de resultados práticos e do apoio de seu pessoal, que é de fato a melhor solução. E outra que talvez você não esteja fazendo: preparar-se para o caso de alguém de fora ser contratado. Se você enxergar a situação como um aprendizado, sofrerá menos caso ocorra a segunda hipótese – que, em minha opinião, é a mais provável.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, dois senhores estavam participando da Santa Missa, no domingo de manhã. Estavam um ao lado do outro, mas não se conheciam.

Na hora da paz, um deles virou-se para o outro, estendeu a mão e disse: “Paz para você, meu irmão!” O outro respondeu: “E para você também".

Terminada a Missa, lá fora, aquele que havia recebido a saudação disse ao outro: “Hoje eu vou almoçar na sua casa”.

O outro estranhou e disse: “Mas eu nem conheço você!” O colega respondeu: “Há poucos minutos você não me disse que sou seu irmão?”.

De fato, os irmãos quando querem, no domingo, almoçar um na casa do outro, apenas avisam antes, para que não falte comida.

Como que nós somos fariseus! Falamos tanta coisa bonita na casa de Deus, mas quando saímos, somos outras pessoas bem diferentes, às vezes até contrárias ao que falamos! “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mc 7,6). Por isso que este mundo, que nós mesmos construímos, é tão diferente do Evangelho que ouvimos.

“Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade” (1Jo 3,17-19).



Diário de Domingo 29/09/2013


Domingo, 29 de setembro de 2013
Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

“Ciúmes é o medo que temos de perder aquilo que não temos a certeza de possuir.​”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 16,19-31

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “19Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.
23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.
24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.
29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.
31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Uma reflexão imediata:
1) Somos presos aos milagres extraordinários e por vezes. deixamos de ver os ordinários que acontecem a todo o momento;
2)  A parábola contada por Jesus é mais pura verdade;
3) Que também existem pessoas que não acreditam em NADA, mesmo que vejam. “Se eles não escutarem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite.”
Que dilema!
Como sabemos, em toda sociedade existe um abismo social entre ricos e pobres. Uma coisa os afasta e também uma coisa os nivela – Interesses e a Morte.
Jesus não demonstra em nenhum momento não ter interesse pelos ricos, mas que seus interesses muitas vezes os afastam Dele. Quantas pessoas ainda hoje vivem uma vida cômoda em virtude de falcatruas, roubos, sonegação de impostos? Quantas pessoas têm uma vida repleta de equívocos profissionais como lucro abusivo, estelionato e vantagens ilícitas e mesmo assim se põe a frente de movimentos, pastorais e lideranças? Não é um grande paradoxo? Como podemos servir a dois senhores?
Em muitos momentos dos evangelhos, Jesus deixa claro que nos conhece bem e nada fica oculto ao seu olhar. Nesse evangelho de hoje em especial Ele deixa claro seu amor, no entanto há uma triste sentença para aqueles que se enganam. A verdade aparecerá com o tempo.
Um pensamento: Nossa vida é engraçada. Até nossas células ao serem formadas disparam um mecanismo de quanto tempo viverão ou por quantas vezes se duplicarão. Sabemos também que casualidades podem encurtar esse tempo. Se, no fim, nos nivelaremos através da morte, por que então passamos boa parte do tempo tendo atitudes egoístas ou presas a coisas e não as pessoas?
“(…) Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida”. (I Timóteo 6, 17-19)
Por favor, não se vangloriem os que passam dificuldade financeira, os pobres, os sofredores por estarem à frente dos ricos. Quantas pessoas também passam fome porque querem? Concordo que talvez FALTEM EMPREGOS, mas NUNCA FALTARÁ TRABALHO. Vejo mulheres mandando a frente seus filhos para pedir comida, mas não se habilitam a trabalhar uma manhã pelo que receberá. Quantos pais ficam em casa, no entanto põe seus filhos para vender balas ou fazer malabares em semáforos?
Ficamos entusiasmados quando um prêmio de Mega Sena acumula. Imaginamos mudar de situação e de vida; esperamos com muita atenção o resultado de uma Telesena; esperamos algo mágico ou extraordinário que mude nossa vida e que DE PREFERÊNCIA VENHA COM POUCO OU MÍNIMO ESFORÇO. (hunf) Somos na maioria pobres de espírito. Somos aqueles de qual falei que valorizam os extraordinários e desprezam os ordinários.
Gostava muito de assistir ao final de uma das novela das oito quando em depoimentos pessoas que encontraram o verdadeiro tesouro que enriquece a alma – a felicidade. São pessoas, como o rico do evangelho de hoje, que só descobriram o quanto eram felizes depois que a vida os privou de algo; ou pessoas de atitudes medíocres que tiveram que crescer para superar uma grande dificuldade e agora colhem os louros da vitória. Seus relatos de vida são um grande paradoxo com que esse mundo valoriza: O QUE É MELHOR, O MAIS BELO, O MAIS CARO, O MAIS RICO, O QUE TEM MAIS…
Lembre-se: O que de fato separa “ricos” e “pobres” do coração de Jesus é o interesse que cada um tem.
Nunca é tarde para recomeçar e mudar as atitudes de hoje!
Um imenso abraço fraterno!




VÍDEO DA SEMANA

Nicholas Winton, o herói anônimo da Segunda Guerra





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um homem, com um machado nas costas, bateu palmas na casa de uma sitiante viúva. Ela veio e ele disse: “Eu sou lenhador e estou procurando serviço. A senhora tem?”.

Ela falou: “Ah, sim! Está vendo aquele matinho ali? Eu queria derrubá-lo. Por quanto o senhor faz o serviço?” Ele olhou para o bosque e disse: “Duzentos Reais”. Ela: “Puxa, como é barato! Combinado. Pode fazer o trabalho”.

Ele foi, poucas horas depois voltou e disse a ela: “Está pronto. Pode me dar o dinheiro”. Ela, admirada, disse: “Mas como foi rápido!” Olhou para o mato e viu que de fato estava todinho no chão. Nem uma árvore sobrou.
Pagou para ele, depois falou: “Olhe, eu tenho um vizinho aqui que também tem um matinho para derrubar”. Indicou para o lenhador como chegar lá e ele foi.
Chegando, o outro sitiante disse: “Sim, o bosque que eu quero derrubar é aquele ali. Por quanto você faz o serviço?” Ele olhou... e disse: “Cento e cinquenta Reais”. “Que barato!" disse o sitiante. "Pode fazer o trabalho”.
Ele foi. Duas horas depois voltou e disse: “Está pronto, pode me passar os cobres”.
O sitiante se admirou. Conferiu, de fato não havia nem uma árvore em pé. Pagou o lenhador.
Depois lhe perguntou: “Onde o senhor aprendeu esta profissão?” O lenhador respondeu: “No Saara. Eu sou de lá. Acontece que lá não existem mais árvores para derrubar. Por isso que eu vim aqui para o Brasil”.
Está explicado por que o Saara virou deserto. E o nosso país? Será que esse lenhador ainda continua derrubando as nossas verdes matas?
Vamos mandá-lo de volta para o seu país, enquanto é tempo. E não aceitar que nenhum lenhador do Saara venha trabalhar nas nossas terras, mesmo que esse lenhador esteja dentro de nós.
Que Deus nos ajude a preservar a nossa natureza, pois nela está a nossa vida.




Diário de Sábado 28/09/2013


Sábado, 28 de setembro de 2013
São Vicente de Paulo

​Algumas coisas não precisam fazer sentido, basta valer a pena.​(Renato Russo)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,43b-45

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Este Evangelho narra que, em meio à euforia do povo pelo que Jesus fazia, ele disse aos discípulos: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”.
Jesus se auto-aplica o título messiânico de “Filho do Homem” (Dn 7,13), que ele relaciona com a figura do servo sofredor do Senhor. “Mas os discípulos não compreenderam e tinham medo de perguntar.” Tal era a distância entre essa afirmação e a expectativa dos discípulos em relação ao Messias, que nem entendiam essa linguagem de união entre Messias e sofrimento. Jesus fez tudo para evitar o “escândalo de cruz”, mas não houve jeito. Só em Pentecostes os discípulos entenderam.
Entretanto, o fato de ter medo mostra que os discípulos ficavam inseguros ou “perdidos” quando Jesus falava isso. É a atitude de quem chega perto do mistério, mas não consegue entrar nele.
Por incrível que pareça, esse choque de mentalidades entre o pensamento do mundo e o de Cristo continua até hoje. Quantos ensinamentos de Jesus são totalmente ignorados pelo mundo pecador. As pessoas conhecem, mas fazem de conta que não conhecem. Isso em relação ao casamento, à partilha dos bens, ao modo de se comportar diante de uma agressão etc. O fato de surgirem seitas em toda parte, criando um “evangelho” diferente do de Jesus, é outra atitude paradoxal do homem moderno. Todas as seitas são diferentes uma da outra e todas se entendem como a única verdade de Cristo! Todas têm o seu fundador e data de fundação, e pensam que foram fundadas por Jesus Cristo!
O discípulo de Jesus não busca aplausos. Pelo contrário, fica preocupado quando o mundo pecador o elogia muito, pois a proposta cristã entra em choque com o mundo.
Quando nós não entendermos algumas palavras de Jesus, vamos nos lembrar que ele é o próprio Deus encarnado, portanto é fidedigno. Podemos obedecer os seus ensinamentos “como se víssemos o invisível”.
O melhor é não ter medo de fazer perguntas, quando não entendemos alguma coisa da nossa fé. É trocando conhecimentos e experiências que perseveramos e cresçamos na vida cristã.
“Caminheiro, você sabe, não existe caminho. Passo a passo, pouco a pouco, o caminho se faz.” Ser discípulo de Jesus é caminhar com ele. É no caminho que se aprende, inclusive nas quedas. É pena que, na hora da cruz, muitos desistem, e outros procuram atalhos, com o objetivo de evitar a cruz!
Não é aqui na terra que recebemos retorno pelo bem que fazemos. O discípulo de Jesus continua pobre, aflito e com fome e sede de justiça. Mas ele ou ela confia em Deus e vai em frente, vencendo todos os obstáculos.
No batismo, nós nos tornamos discípulos e discípulas e missionários de Jesus Cristo. Ali começamos a nossa caminhada, procurando imitar Jesus em tudo. “Quero conhecer o Cristo e tornar-me semelhante a ele em tudo, até no sofrimento” (Fl 3,10-11). “Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Assim como Jesus vivia em Comunidade com os Apóstolos, nós queremos viver sempre em Comunidade. A vida em Comunidade é, muitas vezes, uma cruz, mas nem por isso vamos abandoná-la. “Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum” (At 2,44). A vida em Comunidade é, ao mesmo tempo, difícil e bela. Ela é uma cruz, mas uma doce cruz.
O que Jesus mais detesta é o discípulo convencido, que pensa já ter chegado à perfeição cristã. Essas pessoas são as primeiras a ver o cisco no olho do irmão, sem reparar na trave do próprio olho.
“Tenho nojo, detesto as vossas celebrações. Quem pediu para pisardes nos meus átrios? Mãos sujas de sangue!... No dia do juízo, Sodoma e Gomorra terão sorte melhor que vós!” (Is 1,10-17).
A melhor atitude do discípulo é jogar-se nas mãos de Deus como uma criança se joga nos braços da mãe. Cuidar apenas do momento presente, deixando para Deus o futuro e o passado. Ele nos protege em tudo, inclusive nos indicando o que devemos falar numa hora difícil. Não perderemos um só fio de cabelo.
Certa vez, um rapaz universitário, filho único, estava em sua cidade, de férias. Um dia, ele estava na praça, viu uma briga e foi apartar. Com isso, infelizmente foi atingido por uma faca e morreu. O assassino foi preso em flagrante. No julgamento, o moço pegou vários anos de prisão.
Mas o pai da vítima, que estava presente, pediu a palavra e disse: “Senhoras e senhores, nós, eu e minha esposa que está aqui ao meu lado, tínhamos um filho só, o qual amávamos muito. Sua morte deixou em nossa casa uma grande lacuna. Nós dois gostaríamos de adotar alguém que preenchesse esse vazio e suavizasse a nossa dor. Resolvemos adotar como filho o próprio rapaz que acaba de ser julgado. Que ele possa pagar a sua pena morando em nossa casa. É o que pedimos”.
Todos os presentes ficaram emocionados diante de tal atitude. Os jurados, unanimemente, e o juiz, acolheram o pedido, e o casal acolheu, como filho, o assassino do seu próprio filho!
Dá até para imaginar o que esses pais pensaram: “Esse rapaz fez isso num momento de bobeira. No fundo, ele é bom. Quem sabe agora, morando conosco, ele se emenda”. Acontece que esse tipo de raciocínio vale para qualquer assassino, qualquer criminoso. Para alguns, a gente vai dizer: “Sim, foi um crime premeditado. Mas olhe o passado dele. No fundo, ele é bom. O que falta é ser amado, para que aprenda a amar”. A misericórdia caminha por aí. Ela não é ingênua, é real e verdadeira.
A atitude desse casal foi parecida com a de Jesus. Vivendo no meio dessa sociedade pecadora, os três, Jesus e o casal, tiveram um amor universal. Não excluíram ninguém do seu amor, nem mesmo pessoas que lhes fizeram um grande mal. O nosso perdão deve ser completo e de coração.
Na vida pública de Jesus, quando ele era aclamado, Maria certamente estava ali por perto, mas não aparecia. Quando Jesus foi humilhado na cruz, ela esta estava em destaque, de pé, sofrendo junto com ele as humilhações, mas sem odiar ninguém. Virgem Mãe das Dores, rogai por nós!
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.




CASA, LAR E FAMÍLIA


Como garantir as melhores fotos da festa


Leve a câmera e seus acessórios: não esqueça a câmera em casa, nem deixe para carregar as pilhas e esvaziar os cartões de memória em cima da hora. Leve pilhas de reserva e cartões de memória adicionais, se você tiver.
Defina um encarregado pelas fotos: em festas de família, em geral há uma pessoa encarregada do jantar, outro das bebidas, outro das sobremesas… por que não ter o das fotos? Ele deve cuidar de questões como iluminação, equipamento, pilhas extras, anotar o e-mail de todo mundo para passar depois o endereço onde estão divulgadas as fotos, copiar as fotos de todas as câmeras antes de os donos delas saírem da festa, etc.
Planeje iluminação e cenários: Se a maioria das fotos vai ser em um determinado ambiente, verifique na noite anterior a iluminação, experimente fotos com e sem flash, possivelmente troque lâmpadas, ou mude a direção se elas forem direcionais. Verifique também as paredes com mais chance de ficar como fundo de muitas fotos, e tire decorações desnecessárias delas - especialmente as muito refletivas ou com grande variação de cores.
Aproveite para conhecer melhor sua câmera: ela tem configurações especiais para fotos noturnas? Variações de flash para evitar olhos vermelhos? Modo específico para tirar retratos de grupo? Experimente e pratique antes da festa, no mesmo ambiente e em condições de iluminação realistas - a data ideal é a véspera.
Crie um ambiente ideal, à parte: Você já notou que em bailes de formatura e outras festividades organizadas por profissionais, geralmente há um ambiente com um sofá, iluminação de estúdio e fundo branco, onde um fotógrafo fica de plantão durante toda a noite para realizar os melhores registros de cada convidado? Se a sua festa for familiar e tiver um número razoável de convidados, que tal preparar um ambiente similar - com o sofá, o fundo e a iluminação que estiverem à mão, e de preferência um tripé, e tirar uma foto de cada convidado ou grupo nas melhores condições possíveis, ou mesmo convidá-los a fotografar uns aos outros neste ambiente ao longo de toda a festa? Fotografe-os assim que chegarem, porque é o momento em que eles estarão com todas as roupas ainda abotoadas, os penteados no lugar e as maquiagens perfeitas… Se eles toparem, tire outras fotos depois do jantar - vai gerar um efeito divertido quando as 2 fotos forem vistas lado a lado.
Antecipe as fotos de grupo: Não deixe para tirar a foto da família toda posando para a câmera só depois do jantar: tire várias fotos destas, desde cedo, não só para ter variedade mas também para registrar as pessoas enquanto seus penteados, trajes e maquiagens ainda estão íntegros ;-)
Tire fotos da preparação: Quando colocadas no álbum, estas fotos acabam sendo uma das partes mais divertidas. As pessoas ainda sem suas roupas de festa, assando o jantar, pendurando os enfeites, tomando uma cerveja para conferir se já gelou… Aproveite e tire várias fotos do ambiente principal da comemoração: antes da arrumação, parcialmente arrumado, pronto mas vazio, etc. sempre do mesmo ângulo e posição. Lembre-se de tirar algumas fotos similares durante a festa também, para compor o contraste mais tarde, no álbum.
Exercite o minimalismo: Festas de fim de ano têm inúmeros pontos de interesse para formarem o foco de suas fotos. Fotografe todos eles, mas apenas um por foto. Use bem o enquadramento e o zoom para definir de forma precisa qual é o tema de cada uma de suas fotos.
Abertura dos presentes: Se sua câmera tiver o recurso de rajadas de fotos (burst, continuos shooting ou o nome que os marketeiros dela tiverem inventado), use-o na hora de fotografar a abertura de presentes. Assim você garante a foto do momento exato do sorriso da criança. Enquadre também a pessoa que estiver dando o presente.
Enquadramento, zoom e flash: preencha o espaço da foto com a cena que você quer registrar, não tire fotos muito de longe ou você vai perceber que sua foto é da sala, e não da pessoa que você queria fotografar fazendo algo engraçado - que ficou lá no fundo, pequenina e bem escura. Não tente incluir múltiplos assuntos na mesma foto também.

Fonte: http://www.efetividade.net/2006/12/23/10-dicas-para-garantir-as-melhores-fotos-das-festas-de-natal-e-ano-novo/





MOMENTO DE REFLEXÃO


Santa Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515. Foi irmã carmelita.
Realizou uma obra gigantesca e difícil: Reformar os carmelos, instituição que, naquele tempo, passava por um relaxamento muito grande. Além disso, ainda encontrou tempo para fundar inúmeros novos carmelos e escrever livros, que são lidos até hoje.
Um dia, ela estava viajando a pé, junto com uma irmã nova. Ao cair da tarde, armou uma forte tempestade. Como não tinham onde se abrigar, elas entraram em um depósito de feno, na beira da estrada. E a chuva veio torrencialmente, com ventos e raios, e prosseguiu pela noite. Elas não tinham condições de prosseguir a viagem.
A irmã nova ficou preocupada, com medo de escorpiões, aranhas e cobras venenosas, que se escondem no feno.
Mas a Irmã Teresa, em vez de se preocupar, fez a seguinte oração: “Senhor, nós estamos cansadas e precisamos nos deitar. Protegei-nos nesta noite!” Em seguida, deitou-se em cima do monte de feno e dormiu tranquilamente.
A irmã nova nem conseguiu dormir, de medo.
Deus é providente e cuida de nós. Em todas as situações, precisamos ser tranquilos, fazer a nossa parte e confiar nele.






Diário de Sexta-feira 27/09/2013


Sexta-feira, 27 de setembro de 2013
São Vicente de Paulo

​“Amar é ter um pássaro pousado no dedo​. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,18-22

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Existem algumas confirmações formais que poderiam ser nossas respostas:
“(…) Cremos e confessamos que Jesus de Nazaré, nascido judeu de uma filha de Israel, em Belém, no tempo do rei Herodes Magno e do imperador César Augusto, carpinteiro de profissão, morto e crucificado em Jerusalém, sob o procurador Pôncio Pilatos, durante o reinado do imperador Tibério, é o Filho eterno de Deus feito homem; que ele “veio de Deus” (Jo 13,3), “desceu do céu” (Jo 3,13; 6,33), “veio na carne”, pois “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e nós vimos sua glória, glória que ele tem junto ao Pai, como Filho único, cheio de graça e de verdade… Pois de sua plenitude nós recebemos graça por graça” (Jo 1,14-16)“. (§423 Catecismo da Igreja Católica)
Mas quem eu digo que Ele seja?
Todo poderoso, alfa e ômega, criador do céu e da terra, pai criador, o puro amor… Ele é muito mais que palavras vazias e muitas vezes sem muito sentido como fazem alguns irmãos em seus louvores…
“(…) Jesus não é simplesmente um personagem histórico ou um mero objeto da razão humana, é uma pessoa viva, e uma pessoa só pode ser verdadeiramente conhecida através do encontro e do relacionamento. Só conhece verdadeiramente Jesus quem realiza na sua própria vida a experiência do Ressuscitado presente e atuante na sua história pessoal e comunitária, quem descobre que Cristo não é o sobrenome de Jesus, mas quem ele é verdadeiramente: o Messias, o Ungido de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Deus Encarnado, o Redentor de toda a humanidade. Mas é preciso que a descoberta de tudo isso seja de forma existencial, de modo que essas verdades não sejam um conjunto de palavras teóricas e vazias, mas manifestam o que Jesus significa nas nossas vidas”. (site da CNBB)
Sim! Somos fracos e pecadores até mesmo quando louvamos. Temos uma profunda necessidade de nos mostrarmos “coitadinhos” quando fragilizados e de “aparecer” quando estamos por cima. É preciso ter claro que muito mais que coitados ou fortes, a palavra que sai dos meus lábios direcionam pessoas ao Deus que conhecemos. Como é triste ir nesses encontros onde meus louvores, pregação e oração levam as pessoas a se deprimir, chorar, (…). Muitas vezes minha falta de conhecimento de Deus leva as pessoas a se deprimir ainda mais.
Por que me nego a responder a pergunta: – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?
Precisamos ouvir mais o que Deus nos pede e fazer da nossa fala a nossa vida. Até mesmo quando ele nos exorta, o choro se transforma em conforto, mas se isso é verdade por que muitos louvores de adoração se transformaram em murmúrios e lamentações? Quem o conhece não é a mesma pessoa… Em Cristo somos renovados. Nele devemos expressar vida e não tristeza.
“(…) Murmuravam então dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E perguntavam: Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. NINGUÉM PODE VIR A MIM SE O PAI, QUE ME ENVIOU, NÃO O ATRAIR; E EU HEI DE RESSUSCITÁ-LO NO ÚLTIMO DIA. Está escrito nos profetas: TODOS SERÃO ENSINADOS POR DEUS (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna“. (João 6, 41-47)
Eu demonstro Cristo com meus gestos e com minha boca. É esse Senhor que conhecerão através de mim. Quem é esse que estou apresentando aos irmãos?
Um imenso abraço fraterno



DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 

30 dicas contra a ansiedade (alimentar)


1. A finalidade não é “deixar de sentir ansiedade” mas aprender a lidar com ela. 2. Fazer “regime” é grande fonte de ansiedade. “Regime” está ligado à punição, privação, frustração. É “tudo ou nada” ou a gente faz e “não come” ou não faz e devora o que vem a frente. Troque o “regime” por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e SABOROSA! Quem faz regime quer resultados para ontem...

3. Não tente abreviar o processo bancando a “faquir”, pulando refeições ou jejuando para “ir mais rápido”. Além de não adiantar, sua ansiedade será aumentada e você irá direto para o prato. Não fique sem comer por mais de 3 ou 4 horas. Favorece os ataques de comer.

4. É normal sentir ansiedade diante de situações novas e não previstas . Planeje, dentro do seu estilo de vida, horários aproximados e constantes para suas refeições e o que irá comer. Você se acostumará a sentir fome nestes horários.

5. Fome não é catástrofe! Quando senti-la, calma! Observe que sentirá sensações diferentes da “vontade de comer” (um certo vazio no estômago, às vezes fraqueza, etc). Não vá como uma doida para qualquer alimento. Aceite-a tranqüilamente como uma sensação saudável do seu organismo que você irá satisfazer com a comida que foi planejada, ingerida lentamente, muito bem mastigada, concentrando-se “com todos os sentidos”, saboreando cada bocado, fazendo pausas entre as garfadas. De quando em quando preste a atenção na sensação de saciedade que está aparecendo. Pergunte-se “ainda estou com fome?” Se estiver, coma um pouco mais, senão pare! ACOSTUME-SE A COMER PORQUE TEM FOME E NÃO PORQUE HÁ COMIDA DISPONÍVEL.

6. Claro que existem alimentos que devem ser ingeridos dentro de limites, mas não os elimine. Cuidado com “alimentos proibidos!” Dão muita ansiedade, tentação, depois culpa e sensação de “estar tudo perdido!” Não “tranque a boca!” Abra-a com RESPONSABILIDADE!

7. Pior que “sair da dieta” é “achar que saiu da dieta”. A culpa, a sensação de fracasso, leva a uma baita ansiedade que poderá levá-la a comer muito mais. O problema de um bombom a mais é levar à caixa toda, como forma de autopunição.

8. Aceite seus “escorregões”.Encare esses episódios com serenidade. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! Falhas ocorrerão e deverão ser encaradas como oportunidades para aprendizagem!

9. INCLUA O PRAZER NA SUA DIETA E EM TODO O SEU ESTILO DE VIDA. Mudar estilo de vida é mudar hábitos. Um novo comportamento só irá se constituir um hábito se for prazeroso.Prazer na comida sim senhora! Comida monótona, ruim, sem gosto leva ao desânimo! AGORA, PRAZER NÃO É QUANTIDADE MAS QUALIDADE! É DADO PELO TEMPO EM QUE MANTEMOS PEQUENA PORÇÃO DO ALIMENTO EM CONTATO COM A PAPILA GUSTATIVA!

10. Da mesma forma, faça exercícios físicos que lhe dêem prazer. O melhor exercício é aquele que, mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazê-lo amanhã e não o que é só uma obrigação chata que você não vê a hora de se livrar.

11. Não fique o dia todo pensando em sua dieta e maldizendo-se porque é gorda. Aprimore os outros aspectos da sua vida. Divirta-se, leia, encontre seus amigos! FAÇA! AUMENTE SUAS FONTES DE PRAZER! NÃO EVITE SITUAÇÕES “PORQUE ESTÁ GORDA”.

12. Pergunte-se o que você espera do emagrecimento! Não espere resolver todos os seus problemas adquirindo uma silhueta mais fina! O desapontamento pode ser grande...

13. Verifique se não está havendo uma “ligação direta” da ansiedade decorrente de dificuldades de resolver problemas no dia a dia com a comida. O único “problema” que a comida resolve é o da fome e da nutrição. Os demais precisarão de outras alternativas.

14. Cuidado com os falsos padrões de beleza, inatingíveis para a maioria das pessoas! A busca de um falso objetivo torna-se muito angustiante! Não existe beleza sem saúde e você pode ser bonita sim, sem renunciar à sua individualidade. Desenvolva uma “identidade estética!” Seja você mesma!

15. Fuja do mito do “peso ideal”. Troque-o por “PESO VIÁVEL”. Aquele clinicamente saudável, que a deixe bonita e que seja fácil manter. RESPEITE SEU TIPO FÍSICO.

16. DESENVOLVA SUA AUTO-ESTIMA OU ESTARÁ SEMPRE ANSIOSA E INSATISFEITA! Lembre-se que, tão importante como SER ou ESTAR bonita É SENTIR-SE BONITA! Beleza é uma questão de imagem e AUTO – IMAGEM!

17. Não tenha pressa para emagrecer. Você ficará ansiosa, frustrada, sempre com a sensação de que “não está dando certo” e daí para a comida é um pulo...

18. Cuidado com a “balançomania”. Pesar-se toda hora, todo dia traz enorme grau de frustração. A flutuação de peso é esperada e mal interpretada é realmente angustiante.

19. O stress é companheiro da ansiedade. Desenvolva mecanismos anti-stress. Pratique atividades prazerosas, alguma forma de relaxamento, alguma atividade esportiva recreativa e não competitiva, administre seu tempo. Faça aquilo que você pode realmente fazer em determinada situação. Não se preocupe com o que não pode ser feito! Não adiante nada e você ficará menos ansiosa. INCLUA-SE EM SUA AGENDA!

20. A compulsão alimentar é disparada pela ansiedade. Identifique os primeiros sinais de risco (pensamentos, situações, emoções etc) e faça algo que seja prazeroso e incompatível com ato de comer. Tenha consigo uma lista destas atividades e as acione ao primeiro sinal de ansiedade. Visitar ou telefonar para uma amiga, fazer uma atividade física, digitar um trabalho no computador, escrever, pintar ou fazer um trabalho de argila etc.

21. Adie o mais possível a satisfação do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade você der uma caminhada verificará que sua “vontade” de comer diminuiu! O tempo é seu grande aliado!

22. Não tenha alimentos de risco em casa. Se você sentir-se ansiosa para devorar chocolate e tiver que sair para comprá-lo ganhará tempo. Compre só uma unidade. Volte para casa, anote no seu diário alimentar que irá comê-lo. Espere cinco minutos e coma-o lentamente. O chocolate não foi proibido e o impulso foi bastante enfraquecido. Se estiver ansiosa por um bolo, prepare-o. Não o tenha em casa.

23. ALGUMAS FORMAS DE ANSIEDADE ALIMENTAR DECORREM DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NÃO RESOLVIDOS: afetivos, conjugais, de relacionamento, sexuais, timidez excessiva, depressão, etc. NÃO EXITE EM PROCURAR AJUDA DE UM PROFISSIONAL. Muitas vezes estes fatores mantém uma obesidade e, tratados, levam a pessoa ao emagrecimento.

24. Determinados momentos da vida, mal avaliados, geram grande ansiedade. A mãe que criou seus filhos pode sentir-se “sem função”. Suas fontes de prazer escasseiam e a comida poderá ser priorizada. Se você criou e encaminhou seus filhos, parabéns! Mas a vida não acabou! Faça um curso, reuna suas amigas, vá a uma academia! Cultive outras formas de prazer!

25. VIVA O DIA DE HOJE! Ontem já se foi e o amanhã ainda não veio! O tempo é HOJE!

26. Valorize o que você já fez. Não fique lamentando o que não fez ou o que deveria ter feito!

27. Estabeleça metas viáveis. Por exemplo, começar a caminhar dez minutos todos os dias esta semana. Certamente poderá cumpri-las. Propostas do tipo “vou correr 10 km por dia”, se você é sedentária, são descabidas e causam frustração. Gratifique-se a cada meta conquistada!

28. Você deve emagrecer, por sua saúde, sua beleza, sua vontade. Não para agradar quem quer que seja. Desenvolva uma motivação interna.

29. VIVA ENQUANTO EMAGRECE. NÂO ESPERE EMAGRECER PARA VIVER.

30. COMA QUANDO TIVER FOME! NÃO COMA QUANDO ESTIVER ANSIOSA.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Havia, certa vez, um casal já bastante idoso. Um dia, ela falou para ele: “Olhe, bem, você já não é mais criança e está com problemas cardíacos. Vou fazer-lhe um pedido: Não andar muito longe. Fique só aqui por perto”. Ele respondeu: “Ótimo, querida. Mas eu peço a mesma coisa para você”. Ela concordou.
Num domingo de manhã, na hora da Missa, houve uma prece por uma pessoa da Comunidade que estava doente. Ele pensou: Amanhã cedo eu vou visitá-la. É longe, mas não conto para minha esposa.
Ela pensou o mesmo, e não contou para ele. Na segunda-feira de manhã, ele foi. Pensando que o marido estivesse ali pelos vizinhos, ela também foi. Chegando à casa do doente, deram de cara um com o outro.
Foi uma emoção, tanto para eles como para a família que os recebia, pois os dois velhinhos achavam a visita a um doente mais importante que um cuidado exagerado com a própria saúde.
Maria Santíssima também gostava de visitar as pessoas em necessidade, e certamente ela visitou muitos e muitos doentes. Que ela nos ajude a vencer a insensibilidade e a indiferença diante dos que sofrem, e nos ajude a descobrir a felicidade de servir.