Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 31/10/2012



Quarta-feira, 31 de outubro de 2012


“Precisamos aprender a ter caridade e tolerância, e reprimir o desejo insensato de estar sempre descobrindo defeitos nos outros.” (Charles Webster Leadbeater)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,22-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita.
Neste Evangelho, alguém pergunta a Jesus sobre o número dos que se salvam. Na resposta, Jesus vai ao mais importante, que são as exigências para se salvar. É preciso esforço e uma vida austera, simbolizada pela porta estreita.
A salvação depende da nossa vontade, uma vez que Deus dá a todos as graças suficientes para que se salvem. Mas precisamos colaborar e fazer a nossa parte, o que não é fácil. O Reino de Deus não é para os acomodados ou covardes, mas para os esforçados e corajosos.
Precisamos lutar contra os desejos imoderados, e os nossos instintos, que nos puxam para o mal, pois a nossa natureza foi ferida pelo pecado.
Precisamos lutar contra o egoísmo, que bate de frente com o mandamento do amor. Lutar contra o comodismo, vivendo como se o céu já fosse aqui na terra. Tudo isso é “porta larga”, que não conduz à salvação.
“Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti...’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’”
A prática da justiça é fundamental para se salvar. A virtude da justiça consiste em respeitar o direito dos outros, dando a cada um aquilo que é seu. Não adianta comermos e bebermos diante de Jesus, nem ouvi-lo nas praças, se não somos justos, honestos e verdadeiros, e se não cumprimos os nossos deveres. Esta é a porta estreita que nos leva ao Céu.
A vida cristã é realmente uma porta estreita. Por exemplo, as suas leis sobre o casamento, o uso do sexo, o perdão, o amor aos inimigos, a ajuda aos que precisam, a partilha dos bens com os necessitados... Não é fácil praticar a justiça e a honestidade, vivendo em um mundo que segue o caminho contrário.
Viver em Comunidade, junto com pessoas às vezes difíceis e complicadas, é também uma porta estreita.
Há pessoas que, atendendo ao apelo da Santa Igreja, tornam-se “discípulas e missionárias de Jesus Cristo, para que as pessoas tenham mais vida nele.”
“Há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”. Vamos “entrar pela porta estreita”, a fim de não termos decepções mais tarde.
Edel Quim nasceu na Irlanda, no começo do Séc. XX. Era uma garota muito bonita.
Desde que fez a primeira comunhão, ela recebia freqüentemente a Eucaristia. Ainda bem jovem, entrou na Legião de Maria, onde caminhou a passos largos na fé e na santidade.
Apesar de cobiçada por muitos rapazes, Edel decidiu não se casar, a fim de se dedicar tempo integral à Legião de Maria.
Em 1936, quando tinha 29 anos, Edel foi enviada para a África, a fim de difundir por lá a Legião de Maria. Conseguiu implantar o movimento em seis Países africanos: Quênia, Tanganica, Uganda, Niassalândia, Zanzibar e na ilha Maurícia.
Depois de dez anos na África, quando se preparava para iniciar a Legião em Nairobi, Edel contraiu a Tuberculose, que naquele tempo não tinha cura. Mesmo doente, a sua alegria e o seu entusiasmo não diminuíram.
Após sua morte, os legionários do Kênia foram a Nairobi e, com muita facilidade, implantaram a Legião naquele País.
Podemos dizer que Edel Quim assemelhou-se muito a Jesus, dando também a vida pelos irmãos. Aconteceu com ela o que Jesus disse: “Quem me come viverá por mim”.
Ela imitou também a Mãe de Jesus, já que o seu grupo chama-se Legião de Maria. Maria Santíssima e Edel Quim, rogai por nós!
Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita.




CURIOSIDADES


Quem teve a idéia da "contagem regressiva"?

O "inventor" da contagem regressiva foi o cineasta alemão Fritz Lang. Em 1930, durante as filmagens de "A Mulher na Lua", Lang se deparou com um problema: o roteiro descrevia uma contagem de 1 a 10 antes do disparo de um foguete. O problema é que o diretor ficou com medo da cena não funcionar, já que a platéia não saberia exatamente quando seria o fim da contagem. A solução? Contar ao contrário, de 10 até zero. A idéia se popularizou e até hoje a contagem regressiva é utilizada (e não só em lançamentos de foguetes!).


Por que quando escutamos nossa voz gravada ela parece diferente?

A sensação de estranheza acontece porque nosso corpo capta sons de duas maneiras diferentes: quando falamos, nossa voz é captada principalmente pela vibração que o som provoca em nossos ossos. Já quando escutamos a voz dos outros (ou nossa própria voz gravada), o som é captado predominantemente pelas vias aéreas, ou seja, o som "entra" pelas orelhas. 



Por que os anos bissextos têm esse nome?

Ao contrário do que muitos pensam, não é porque há dois números "6" na quantidade de dias do ano (366). A expressão veio lá da Roma Antiga, quando os dias tinham nomes baseados no ciclo lunar. Assim, dia 24 de fevereiro se chamava "antediem sextum calendas martii", ou seja, "sexto dia antes da lua nova de março". Antes de ser instituído o 29 de fevereiro, o dia 24 de fevereiro era duplicado de 4 em 4 anos. Portanto, nesses anos ele era chamado de "antediem bis-sextum calendas martii", algo como "duas vezes o sexto dia antes da lua nova de março".


Como os lagartos conseguem andar na água?


Isso é possível porque eles movem seus pés muito rapidamente, criando uma camada de ar entre seu corpo e a água. O ar segura o peso do lagarto, impedindo-o de afogar. A anatomia dos pés – largos, achatados e com os dedos espaçados – também ajuda bastante na eficiência do movimento. Os lagartos conseguem andar sobre a superfície da água por até 4,5 metros.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Aconteceu por volta das 12 horas do Dia das Mães. De acordo com uma notícia divulgada em todo o país, Michael Murray, de 27 anos, resolveu levar seus dois Filhos ao hospital de Massachusetts, onde a mãe deles estava trabalhando como enfermeira no centro cirúrgico.
A família queria levar um presente do Dia das Mães para ela: um colar de ouro com a inscrição “Mãe Número Um” e uma rosa. Depois de cumprirem a missão, o pai e os dois filhos retornaram à garagem interna e escura para pegar o carro.
Murray pôs Matthew, de três meses, no assento de bebê, colocou-o em cima do teto solar do carro e dirigiu a atenção à irmãzinha de Matthew, de 21 meses, para prender o cinto de segurança ao redor dela. Distraído, Murray sentou-se no banco do motorista e deu partida, esquecendo-se de Matthew no teto do carro.
Saindo lentamente da garagem escura, Murray dirigiu o carro pelas ruas movimentadas em direção à rodovia interestadual 290.
Apesar do trânsito pesado, ninguém buzinou nem chamou-lhe a atenção para dizer que havia alguma coisa errada.
Ao entrar na via expressa que corta a cidade, Murray acelerou até atingir a velocidade de 80 km/h. De repente, ele ouviu um barulho no teto. Foi quando o assento de bebê, com Matthew amarrado nele, começou a escorregar.
Ele conta:
— Olhei para o lugar no carro onde Matthew deveria estar e depois para o espelho retrovisor. Vi meu filho escorregando em
direção à pista, preso ao assento de bebê. E foi ali que ele caiu. No meio da pista, onde outros carros deveriam passar...
O assento de bebê voou do teto do carro, caiu na pista e foi deslizando com quase a mesma velocidade dos veículos que vinham no mesmo sentido. O dono de um antiquário chamado James Boothby, que vinha atrás do carro de Murray, acompanhou o desenrolar de toda a cena. Viu o pequenino Matthew voar do teto do carro e cair na pista.
Ele conta:
- Vi uma coisa no ar. A princípio, pensei que alguém tivesse atirado um objeto pela janela do carro. Em seguida, notei algo parecido com uma boneca. Quando a boneca abriu a boca, eu me dei conta de que era um bebê caído na pista.
Ele deu um ou dois saltos sobre o asfalto, mas não chegou a se inclinar. Simplesmente caiu na pista e deslizou um pouco. Pisei com força no freio e atravessei o carro na estrada para que nenhum outro veículo conseguisse passar.
Saltei do carro, corri e avistei um bebê, sem nenhum arranhão, preso ao assento. Peguei-o nos braços e entreguei-o a seu pai, que estava petrificado.
Essa história verdadeira tem de ser creditada a um milagre nota 10, que eu e você já conhecemos. Deus interveio naquela situação para que não acontecesse uma incrível tragédia.


- David Jeremiah, Histórias Para o Coração.

Diário de Terça-feira 30/10/2012





Terça-feira, 30 de outubro de 2012


“O que algumas pessoas fazem por amor é incrível, mas oque outras fazem por interesse é inacreditável.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,18-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Frei. Altair Fernandes Correa. O.M  


Queridos irmãos e irmãs, hoje o evangelho nos apresenta aquela semente que está escondida na terra é que gerará futuramente a vida com o seu nascimento e seus frutos. O cristão cresce enquanto está aberto à verdade do Reino. A nossa fé, mesmo sendo comparada com um grão de mostarda, ela é capaz de realizar grandes prodígios para os nossos irmão e irmãs abandonados. O Reino de Deus já está presente como esse grão plantado na terra ou como o fermento colocado na massa; o Reino ainda é, portanto, uma “realidade”, que poder ser conquistada. E nessa realidade que o Reino é chamado a se manifestar, em todas as suas dimensões.
O discernimento dos sinais do tempo só pode vir pela fé e também através do olhar carinhoso para a realidade. As duas parábolas são colocadas neste contexto para dizer que a semente da fé percebe onde o Reino de Deus está. Aquela pequena semente de mostarda torna-se uma grande árvore que abriga todas as espécies de pássaros. O fermento faz a massa crescer e alimentar mais pessoas.
A força transformadora da ação evangélica é a maior arma da expansão do Reino de Deus. A semente e o fermento são figuras usadas por Jesus para nos ensinar que a semente de sua palavra já está lançada no coração de cada ser humano.
E para a construção do Reino de Deus é preciso à ajuda de todos. Sabendo que a ação de Deus nos será sempre uma ação misteriosa, basta que estejamos abertos ao seu projeto de amor.


E-mail: afernandescorrea@yahoo.com.br




VIDA SAUDÁVEL


Sonolência tem a ver com a alimentação?


Regularidade  entendemos como dormir e acordar nos mesmos horários. A necessidade de horas de sono é pessoal e intransferível. Cada pessoa tem a sua e ela muda  nos diferentes estágios da vida.
A alimentação tem forte influência nos ritmos internos, lembrando que a energia vem dos alimentos - somos produto do que ingerimos. Vale diferenciar comer de nutrir. Quando ingerimos alimentos de baixa qualidade estamos apenas nos alimentando. Nutrir é um patamar acima, onde devemos gerenciar: a qualidade, a diversificação, a combinação, a divisão da quantidade em 4 a 5 refeições por dia, a tolerância individual e prazer pelo alimento.
Malhar não está diretamente relacionado com o momento formal de entrar no agasalho e no par de tênis. Um dos caminhos é VIDA ATIVA. Pergunte-se antes de cada atividade diária: O que posso fazer para usar mais o meu corpo? Por exemplo, como você se desloca de um lugar para o outro, de ônibus? Desça duas ou três paradas antes, suba/desça de escada, pare seu veículo em outro estacionamento. Veja o que mais você pude fazer por você mesmo. Certamente seu corpo e sua mente vão agradecer. Saúde e vida longa!!


O que fazer para amenizar a ansiedade?


Psicologicamente, as alterações são associadas com o sistema nervoso. Com frequência a ansiedade causa simplesmente uma sensação de desconforto, mas pode aumentar, a ponto de tornar a pessoa disfuncional. Não gaste sua energia lutando contra a ansiedade, por isso pode originar uma forma de escravidão mental.
Você pode, por meio do controle da respiração, monitorar as reações fisiológicas decorrentes da ansiedade. Posicione-se confortavelmente. Inspire pelo nariz, dilatando os músculos do abdome, e expire pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos. Estabeleça uma respiração rítmica e profunda. Procure clarear a mente de qualquer pensamento ativo, concentrando a atenção em relaxar todos os músculos do corpo. Mantenha o pensamento focalizado no ritmo da respiração.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Ele era um homem forte que estava enfrentando um inimigo muito mais forte.
Sua jovem esposa ficou gravemente enferma e Faleceu, deixando o homenzarrão sozinho e uma filha loirinha, de olhos grandes, que ainda não havia completado cinco anos.
A cerimônia fúnebre na pequena capela da cidade foi simples e carregada de dor. Após o sepultamento no pequeno cemitério, os vizinhos do homem reuniram-se ao redor dele.
— Por favor, venha com sua filha passar alguns dias conosco — disse alguém. — Vocês não devem voltar para casa ainda.
Mesmo diante de tanto sofrimento, o homem disse:
— Obrigado, meus amigos, pela oferta generosa. Mas nós precisamos voltar para casa. Minha filhinha e eu precisamos enfrentar esta dor.
Assim, o homenzarrão e a menina voltaram para casa, que agora parecia vazia e sem vida. O pai colocou a cama da filha em seu quarto, para que eles pudessem passar juntos a escuridão da primeira noite.
Os minutos passavam lentamente, e a menina estava tendo grande dificuldade para dormir... a mesma de seu pai. O que pode afligir mais o coração de um pai do que ver uma criança soluçando de saudades da mãe que nunca mais vai voltar?
A menina continuou a chorar noite adentro. O homem esticou o braço para tentar consolá-la da melhor maneira possível. Após alguns instantes, a menina conseguiu parar de chorar, mas apenas por dó do pai.
Pensando que a filha já estava dormindo, o pai olhou para cima e orou, com voz entrecortada: Eu confio em ti, é Pai, mas... a noite está escura demais!
Ao ouvir a oração do pai, a menina começou a chorar novamente.
—. Eu pensei que você estivesse dormindo, querida — ele disse.
— Eu tentei, papai. Estava triste por você. Eu tentei de verdade.
Mas não consegui dormir. Papai, você já viu uma noite tão escura assim? Por que, papai? Eu não posso ver você. Está escuro demais.
— Em seguida, por entre as lágrimas, a menina disse baixinho:
— Mas você me ama mesmo quando está escuro, não é verdade, papai? Você me ama mesmo quando eu não posso enxergar você, não é verdade, papai?
Como resposta, o homem pegou a filha da cama com suas mãos enormes, colocou-a de encontro ao peito e segurou-a carinhosamente até ela dormir.
Quando ela se aquietou, o homem voltou a orar. Assumiu para si todo o choro da filha e o transferiu para Deus.
“Pai, a noite está escura demais. Não posso te enxergar. Mas tu me amas, mesmo quando está escuro e eu não posso te enxergar, não é verdade, Pai?”
Naquelas horas tão tenebrosas, o Senhor o tocou dando-lhe novas forças para prosseguir. Ele sabia que Deus continuaria a amá-lo, mesmo no escuro.


- Ron Mehl, Histórias Para o Coração.




Diário de Segunda-feira 29/10/2012





Segunda-feira, 29 de outubro de 2012


“Humildade não é ser pobre..... é ser digno!”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,10-17


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?
O Evangelho de hoje narra a cura da mulher encurvada, num dia de sábado, o protesto de chefe da sinagoga e a explicação de Jesus. A mulher não pediu. A iniciativa foi de Jesus que a viu na sinagoga e sentiu dó dela.
A atitude de Jesus, ao contrário de violar a lei do sábado, vem cumpri-la, pois a finalidade é a mesma: glorificar a Deus, mediante a libertação do homem de toda escravidão. A glória de Deus não se realiza à margem do bem do homem, porque a honra e a grandeza de Deus se manifesta precisamente na sua misericórdia e no seu amor aos homens, cuja vida glorifica a Deus.
A lei do sábado foi criada justamente para beneficiar o homem, especialmente os pobres escravos e trabalhadores, dando-lhes um dia de descanso semanal. Todas as leis de Deus são celebrações de seu amor aos homens. Por isso que Jesus afirmou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27).
Jesus era assim. Há muitas outras cenas semelhantes nos Evangelhos: a viúva de Naim, cujo filho ele ressuscitou; a mulher adúltera que estava prestes a ser apedrejada; a multidão com fome e a multiplicação dos pães... Jesus via as pessoas sofrerem, se tocava e procurava resolver o problema.
Com isso, o povo se alegrava, é claro. Alegrava-se e o procurava, inclusive fazendo longas caminhadas.
Jesus foi assim em toda a sua vida terrena. Ainda antes de morrer, deu o céu para o bom ladrão.
Neste Evangelho, quando o chefe da sinagoga ficou furioso, Jesus sentiu dó também dele, e lhe mostrou a sua incoerência, ao ter mais cuidado com os animais, do que com as pessoas. Jesus falou a verdade, e anunciar a verdade é um ato de caridade, pois liberta as pessoas. As palavras de Jesus são dirigidas, não só àquele chefe, mas a todos os chefes religiosos dos judeus.
S. Pedro, no discurso que fez na casa de Cornélio, em Cesaréia, disse: “Jesus passou pela vida fazendo o bem” (At 10,38). De fato, lendo os Evangelhos, nós percebemos isso.
O próprio Jesus disse: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mt 20,27). E ele é o nosso caminho, verdade e vida. Segui-lo é o nosso jeito de ser felizes.
S. Tiago, na sua carta, diz: “A religião pura e sem mancha aos olhos de Deus é esta: Cuidar dos órfãos e das viúvas e conservar-se puro da corrupção deste mundo” (Tg 1,27). Muitos cristãos procuram ter uma religião pura e sem mancha, fazendo o bem ao próximo por própria iniciativa.
Certa vez, uma semente de flor resolveu deixar o seu jardim, todo estercado e regado, e ir nascer no deserto. Algumas colegas lhe disseram: “Você está louca! Lá o clima é quente, não há proteção contra o sol, a terra é fraca e arenosa. E além disso, os animais podem pisar em você”. Ela respondeu: “Vou me defender”. E foi. Ela foi nascer perto de um oásis, conseguiu sobreviver. Tempo depois, aquele deserto virou um jardim, com belas flores que embelezavam a natureza.
Mais que falar de flores, ser um flor no meio do deserto. Jesus viveu em ambientes difíceis e tomou atitudes arriscadas, como esta de curar a mulher encurvada no sábado. Mas conseguiu vencer, transformando o deserto em jardim. E ele nos convida a continuar a sua missão, assegurando que estará sempre conosco. Assim, mais que falar de flores, podemos ser uma flor, uma bela, no meio do deserto.
Maria Santíssima sempre se mostrou caridosa em sua vida. Que ela nos ajude a imitar o seu Filho, que “passou pela vida fazendo o bem”.
Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Max Gehringer responde


PALAVRA DA SEMANA: PRETENSÃO. A palavra veio do latim prae, “antes”, e tendere, “esticar” (do verbo tendere derivou também o “tendão”). Deve ser por esse prisma que as empresas avaliam a “pretensão salarial” do candidato a emprego. Elas sempre acham que ele esticou demais.

Indiquei um amigo para uma vaga. Ele foi admitido, mas não deu certo, sendo dispensado após quatro meses. Meu gerente me disse que perdeu a confiança em mim. Acho injusto. Não compete à empresa avaliar se um candidato é bom, antes de contratá-lo? – S.T.


Sim, compete. Mas o que seu gerente tentou lhe dizer é que ele confiou, sobretudo, em sua recomendação. Então, das duas, uma. Ou você tinha dúvidas se seu amigo seria um bom funcionário, e mesmo assim o recomendou, ou não sabia nada sobre a competência dele, e não informou isso à empresa. Como regra, não se recomenda um amigo porque ele é amigo, mas porque ele atenderá às exigências da vaga.



Tenho os seguintes cursos: (...). Entretanto, sou sempre eliminado dos processos de seleção já na primeira fase. – M.N.R.

Sua lista de cursos é, de fato, extensa e variada. Mas seu currículo está desbalanceado, porque você tem 25 anos de idade e nenhuma experiência prática. Seria mais ou menos como você ter passado uma década estudando toda a teoria do atletismo, sem nunca ter calçado um tênis e entrado numa pista de corrida. Essa é a dificuldade que você está encontrando nos processos seletivos. Empresas querem, em princípio, contratar ótimos corredores. Quando identificam uma dúzia deles, selecionam aquele que tiver a melhor carga teórica, e não o contrário. Posso lhe oferecer duas sugestões. A primeira: baixe seu nível de exigência. Consiga um emprego, mesmo que não seja o que você deseja, em termos técnicos e salariais, e aprenda a correr. Em um ano, você estará apto a competir por vagas melhores. A segunda: invista em concursos públicos. Poucos exigem experiência prática.



Tenho 34 anos e cansei do que faço. Desenvolvi até agora uma carreira em administração hospitalar, mas meu sonho sempre foi trabalhar em marketing. Por isso, iniciei um curso... – Y.O.


Para que você não corra o risco de se frustrar, coloque-se do outro lado do balcão. Imagine que você seja a responsável pelo setor de recrutamento de uma empresa e esteja contratando um profissional de marketing. Você optaria por alguém com sua experiência anterior ou por alguém com dez anos de vivência em marketing? Opção dois, certamente. Esse seu desejo de mudar é normal e vem acometendo cada vez mais pessoas na faixa dos 30 aos 45 anos. Sem dúvida, você deve persistir em seu sonho, para não se arrepender de não ter tentado. Mas mudanças como a que você pretende só tendem a dar certo quando a própria empresa oferece a primeira oportunidade.



Sei da importância do networking, mas sou tímida. Participo de seminários, mas não sei como abordar pessoas que não conheço. – C.J.S.


Pior seria se você fosse ansiosa. A ansiedade é a maior responsável pelo anti-networking. Que consiste em conhecer uma pessoa e já ir entregando um currículo. Ao sentir que poderá ficar com o ônus de resolver uma situação que não é dela, a pessoa comenta que o mercado está mesmo difícil, faz de conta que viu alguém do outro lado da sala e foge correndo. A abordagem correta – que agrada a quem é tímido – é começar a conversa não falando de si, mas da outra pessoa. Assim, ela não se sentirá acuada. Perguntar, por exemplo, se ela já passou por uma situação de desemprego e como agiu. Nesses seminários, geralmente, as pessoas gostam de contar boas histórias sobre elas mesmas, e não de ouvir histórias tristes de quem acabaram de conhecer. No dia seguinte, envie um e-mail agradecendo a atenção e a gentileza. Mas não peça nada de imediato. Networking não é aplicação de curto prazo, é um investimento que precisa de tempo para render bem.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Carta de um aluno da terceira série: 

Avó é uma senhora que não tem filhos para cuidar. Ela gosta dos filhos e filhas das outras pessoas. O avô é igual à avó, só que é homem. Ele faz passeios com os meninos e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos interessantes.
As avós não têm nada para fazer a não ser ficar paradas. São muito velhas para brincar ou correr. Basta que elas nos levem ao mercado onde existe um cavalinho de brinquedo e tenham bastante dinheiro para gastar.
E, se nos levarem para passear, devem passar devagarinho para observar coisas como folhas bonitas e lagartas. Elas nunca devem dizer “ande mais depressa”.
Geralmente, as avós são gordas, mas não tão gordas que não consigam amarrar nossos sapatos. Elas usam óculos e roupas de baixo esquisitas. Podem tirar da boca os dentes e as gengivas.
As avós não precisam ser espertas, precisam apenas responder a perguntas do tipo “Por que Deus não é casado?” ou “Por que os cachorros perseguem os gatos?”.
As avós não falam linguagem de criancinha igual às visitas, porque é difícil de entender. Quando elas lêm para nós, não pulam trechos nem se importam de contar a mesma história outra vez.
Todos deveriam ter uma avó, principalmente se não tiverem televisão, porque elas são as únicas pessoas adultas que têm tempo para nós.


- Extraído de Histórias Para o Coração.



Diário de Domingo 28/10/2012





Domingo, 28 de outubro de 2012


“Não se abale com aborrecimentos do dia a dia, arvores bem enraizadas não se abalam com um simples vento.” (Nilce Carneiro Da Cruz Dos Santos)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,46-52


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O que torna um diálogo eficiente? O que nos cativa a ficar horas e horas conversando sobre um ou diversos assuntos? Saber e verificar que quem conversa conosco esta prestando atenção no que falamos!
Quantas pessoas conheciam Bartimeu e quantas se compadeceram de sua situação? Quantos irmãos todos os dias o viam a mendigar especulando sobre os motivos que o levou a ser cego? Quantos irmãos ainda hoje acreditam que somente haverá cura se vier precedido da conversão? “(…) Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! MUITAS PESSOAS O REPREENDERAM E MANDARAM QUE ELE CALASSE A BOCA, mas ele gritava ainda mais”…
Deus não nos olha com os olhos humanos…
“(…) Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias. Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas“. (Eclesiástico 42, 18-19)
Um grande erro que temos é que exigirmos que as pessoas “se calem”, ou seja, impetramos mudanças drásticas de comportamento que somente com o tempo virão a acontecer. “Largar a capa” só acontecerá quando de fato o individuo ouve a voz de Deus o chamando. Não adianta meu empenho, meu talento, minha dedicação se ela não ressoar como a voz de Deus para os irmãos que vivem na cegueira do amor e da oportunidade.
Temos limitações, por que temos dificuldade em aceitar que os que procuram a Deus também têm as suas? É preciso respeitar o tempo e as realidades em que vivem os filhos de Deus.
“(…) procurem os pastores de almas fomentarem com persistência e zelo a educação litúrgica e a participação ativa dos fiéis, tanto interna como externa, segundo a sua idade, condição, gênero de vida e grau de cultura religiosa, na convicção de que estão cumprindo um dos mais importantes múnus do dispensador fiel dos mistérios de Deus. neste ponto guiem o rebanho não só com palavras, mas também com o exemplo”. (SACROSANCTUM CONCILIUM §19)
No entanto é preciso notar algo na conduta de Bartimeu: Não parava de gritar!
Temos mania de também ajudar sem estar ajudando. Não se educa uma pessoa, um filho dando tudo o que pede. Uma conversa não é verdadeira se apenas concordamos com tudo que nos dizem… Discordar e negar fazem parte de um processo maturacional. Um professor, um pai, uma mãe pode às vezes nos apresentar uma verdade que não acredito ou concordo, mas nem por isso estão errados.
Não podemos por barreiras para que as pessoas obtenham a graça, mas isso não depende exclusivamente de minha vontade, pois a vontade de continuar gritando, mudando e fazendo é o que move a mão de Deus a realizar o grande milagre, ou seja, a pessoa também TEM QUE FAZER A SUA PARTE. Digo isso, pois muita gente tem procurado as igrejas da facilidade, pois lá não precisa ter fé, esforço ou mudança de vida. Clamam pela graça de Deus sem que se faça necessário largar a capa.
Dar esmola é um gesto nobre, mas não pode viciar a pessoa nesse dinheiro fácil. Colaborar para que as pessoas fiquem casquinhas de ovo também não ajuda. Deus não nos chamou para agendar a graça, Ele nos chama a ser pastores, daqueles que protegem as suas ovelhas, mas o pastor pode tomar medidas fortes para que a ovelha não se perca.
Devemos favorecer o encontro, mas é preciso que cada um tenha a coragem de largar sua própria capa, mesmo que leve algum tempo.
Um imenso abraço fraterno..






MUNDO ANIMAL


Terceira idade nos cães – Como lidar com ela


A idade no cachorro, assim como em nós, traz mudanças de aparência, de comportamento e de saúde. Saiba como e quando ela começa e o que o amigo de 4 paras precisa nessa fase.

A VIDA DO CACHORRO cabe inteirinha dentro da nossa. Em pouco mais de 10 anos vivemos ao lado dele fases bem diferentes. Quando nos damos conta, o pequeno filhote que enchia a casa de alegria se transformou num jovem cheio de energia. Entre os seis e os dezoito meses, o cão está no auge da vitalidade.

Rapidamente, o adolescente passa a ser um companheiro adulto e protetor. Mais tarde surge os primeiros pêlos brancos, sua saúde começa a dar sinais de que ele não é mais o mesmo.

Sabemos que a luta contra o envelhecimento existe desde as origens da espécie humana. A velhice é um período de regressão. Á medida em que a idade avança, evidenciam os sinais de degeneração. Nos cães é considerado este período quando o cão está na idade de 8 a 9 anos. Todavia, tudo vai depender dos antepassados, do tipo de vida que leva, do peso, da raça e do tamanho. Cães pequenos tem o envelhecimento mais tardio para comparados com cães de grande porte.

Assim como ocorre com a gente, a idade e os sintomas variam. Nos cachorros, o processo é mais acelerado. Eles têm a infância e adolescência mais curtas, a fase adulta proporcionalmente mais longa e o envelhecimento mais precoce.

UMA DAS MANEIRAS DE SE PREVENIR DAS DOENÇAS DA TERCEIRA IDADE CANINA é manter o cão com peso adequado. Cães que estão acima do peso costumam a ter tosse, respiração ofegante e dificuldade de locomoção, sinalizando, por exemplo, alteração cardíaca. E estão mais sujeitos a doenças graves como problemas cardíacos e diabetes, acumulando alto nível de gordura, gerando doenças cardiocirculatórias e do fígado. Os magros perdem resistência a doenças cardiorrespiratórias .

O SISTEMA DIGESTIVO DOS CÃES IDOSOS trabalha mais lentamente, não digere as proteínas tão bem como vinham fazendo e não aguentam sobrecargas. Isso, significa que, para uma digestão ideal, é melhor que o cão idoso como mais vezes e menos quantidade diária, mas que a proporção entre quantidade de proteínas e de outros nutrientes seja mandita, se ele for saudável.

Mas as necessidades calóricas diminuem à medida que o cachorro fica menos disposto, se movimentando menos. Deste modo, se for mantida a quantidade de comida ele tenderá a aumentar seu peso, o que não é desejável para um cão com peso normal e menos ainda para um obeso, tornando-se assim necessário dar menos alimentação para ele. Se mesmo assim o cão continuar acima do peso será necessário fazer uma dieta com menos caloria. E se o cão for magro, deve-se oferecer uma alimentação mais rica em proteína.

Nota-se que até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que cachorros com idade avançada precisavam de menos proteínas que a média recomendada, para sobrecarregar menos os rins. Todavia, a maioria das rações para a terceira idade obedecem o antigo critério, e de acordo com estudos de mais de 40 anos. Naquela época algumas pesquisas indicavam que a proteína na causava mal aos cães idosos, e isso ficou comprovado por estudos recentes nos Estados Unidos.

OS CÃES IDOSOS PRECISA DA MESMA QUANTIDADE DE PROTEÍNAS DO QUE UM CÃO QUE NÃO CHEGOU NA TERCEIRA IDADE. O benefício das dietas com menos proteínas estavam relacionadas à redução de calorias. Cortar a proteína pode causar mais mal do que bem, e ao contrário do que se pensava essa redução não evita problemas renais. Porém se o cão já tem esse problema, pode-se estudar a possibilidade de reduzir a proteína. É preciso ficar atento para ver ser o cão idoso está com algum tipo de problema que aumente ou diminua a ingestão de alimentos. Dentes com cáries ou tártaro podem dificultar a mastigação, levando ao emagrecimento. Extraí-los muitas às vezes melhora o apetite e a energia do fiel amigo. À medida em que os dentes são perdidos, pode ser preciso mudar a alimentação sólida para pastosa.

Mesmo que convenientemente alimentado, problemas de comportamentais podem aparecer na fase da terceira idade canina. A primeira coisa a fazer pela tranquilidade do cão idoso é evitar mudanças de rotina. É preciso compreender que comportamentos ‘infantis’ podem retornar. A IDADE AVANÇADA É UMA ÉPOCA DE REGRESSÃO não apenas física, mas neurológica e psicológica também.

A ansiedade de separação é o primeiro sinal de comportamento de cães acima de 8 anos, e causa principal de agressão, fobias, tendências destrutivas, desordem compulsivas, sonambulismo e mudanças para pior no quesito: ‘hábitos de higiene’.

NA FASE DA TERCEIRA IDADE CANINA podem aparecer problemas neurológicos parecidos ao Mal de Alzheimer, resultantes da falência do sistema e das habilidades de aprendizado e observação, podendo ocasionar distúrbios como dificuldade de obedecer comandos, irritabilidade, amnésia e desorientação.

O dono pode ajudar o cão idoso a realmente tornar-se mais isolado e solitário, mais não dispensa o dono. Fale com ele, conforte-o com sua voz. Não exija demais dele, nem altere sua rotina, muito menos brusca e radicalmente. Se ele morder, deixar de reconhecer pessoas da família, fizer xixi no errado, ele não deve ser repreendido com severidade: não surte mais o mesmo efeito do passado. Para evitar problemas, uma saída é restringir o acesso as áreas onde possibilidades de acidentes são menores. Um novo treinamento pode ser necessário e até saudável para manter a mente do cão idoso funcionando. Mas não se deve esperar por grandes resultados.

A companhia de outro cão pode ser de grande ajuda. Leve-o para passear de carro. O cão velho ainda precisa se sentir amado e protegido.

A LENTIDÃO DO CÃO IDOSO exige sossego. Não o solicite brincadeiras extenuantes nem a passeios longos, a menos que ele tome a iniciativa. Mesmo assim, não exagere. Deixe-o dormir o quanto quiser. Exercícios devem ser controlados, mas não totalmente evitados: a atividade ajuda manter sua vitalidade. Evite que ele corra ou mesmo que ande em pisos lisos. Ajudá-lo a subir escadas, substituir comando de voz por sinais manuais são alternativas para manter a comunicação com ele.

CONFORTO É FUNDAMENTAL. Proteção contra o frio e sossego é o que ele mais deseja nessa fase. Se ele conviver com crianças, elas devem ser orientadas a não incomodá-lo. Sua cama deve ficar em um local protegido da movimentação, longe de correntes de ar e umidade.

Com a redução do metabolismo, o cão idoso sente mais frio e, também, fica mais sujeito a problemas de saúde consequentes de ventos e umidade, como a pneumonia. Uma forração macia “como uma cama de cobertores ou toalhas” deve ser providenciada, para evita contato com o chão duro piore ou ocasione problemas de calos e articulações como artrite, também comum nessa fase.


Autor: Eduardo Freire – Cinófilo e Jornalista
Fonte: Portal da Cinofilia








MOMENTO DE REFLEXÃO


Esta é a história de uma mãe que voltou para casa após um árduo dia de trabalho. Sua filhinha apareceu na porta e correu para abraçá-la.
— Mamãe, mamãe, aconteceram muitas coisas hoje e quero contar tudo a você.
Depois de ouvir algumas frases, a mãe fez um gesto indicando que ouviria o restante da história mais tarde, porque precisava preparar o jantar. Durante a refeição, o telefone tocou, e a mãe teve de ouvir outras histórias da família, mais longas e contadas em voz mais alta que a da menina.
Depois que a cozinha foi arrumada e as dúvidas sobre os deveres de casa de seu irmão foram solucionadas, a menina tentou novamente contar as novidades à mãe, mas já havia chegado a hora de ir para a cama.
A mãe dirigiu-se ao quarto da filha para ajeitar suas cobertas e ouviu-a orando. Quando ela se curvou para afagar seus cabelos encaracolados e beijar-lhe o rosto, a menina olhou para cima e perguntou:
— Mamãe, você me ama mesmo quando não tem tempo para me ouvir?


Alice Gray, Histórias Para o Coração.